Leonardo Del Vecchio, bilionário italiano de eyewear, morre aos 87 anos

Empresário foi o fundador da gigante de óculos Luxottica, dona de marcas como Ray-Ban, Oakley e Sunglass Hut

Siladitya Ray
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

Leonardo Del Vecchio (à direita) e Giorgio Armani em evento da Luxottica em Milão

Acessibilidade


Leonardo Del Vecchio, o bilionário italiano e fundador da gigante de óculos Luxottica – dona de marcas como Ray-Ban, Oakley e Sunglass Hut – morreu hoje (27) aos 87 anos, segundo relatos da mídia italiana.

Segundo o jornal italiano “Corriere della Sera”, ele morreu pela manhã no Hospital San Raffaele de Milão. A causa de sua morte não foi informada.

Em uma reportagem separada, o diário italiano observou que a fortuna de Del Vecchio será dividida entre seis de seus filhos.

A Luxottica é a maior fabricante e vendedora de óculos de sol e de grau do mundo. Além de suas próprias grandes marcas, como Ray-Ban e Oakley, fabrica óculos para várias marcas de moda de luxo como Chanel, Dolce e Gabbana, Bulgari, Armani e outras.

O patrimônio líquido total de Del Vecchio e sua família é estimado pela Forbes em US$ 24,8 bilhões (R$ 129,7 bilhões, na cotação atual). A fortuna ocupa o 60º lugar na lista de bilionários em tempo real da Forbes.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Del Vecchio fundou a Luxottica na cidade de Agordo, no norte da Itália, em 1961, como uma pequena oficina de óculos, que fabricava componentes para outras empresas. A empresa finalmente começou a projetar seus próprios óculos à medida que continuou a crescer nas próximas décadas. Em 1988, fechou um lucrativo acordo de licenciamento com o designer Giorgio Armani.

Na década seguinte, a companhia adquiriu várias marcas importantes de óculos, como Vogue Eyewear em 1990, Persol em 1995 e a marca americana Ray-Ban em 1999. Dois anos depois, adquiriu a varejista americana de óculos Sunglass Hut. Em 2018, a Luxottica se fundiu com a gigante francesa de saúde visual Essilor para formar a EssilorLuxottica, a maior empresa de óculos de sol e de grau do mundo.

Del Vecchio foi um dos cinco filhos nascidos de uma família pobre em Milão em 1935 e sua mãe ficou viúva logo após seu nascimento. Aos 7 anos, Del Vecchio foi enviado para um orfanato por sua mãe, que não podia mais sustentar sua educação. Aos 14 anos, trabalhou em uma fábrica de peças de automóveis e óculos, onde perdeu uma parte do dedo em um acidente, mas usou sua renda para se matricular na escola de design. Mudou-se para Agordo aos 25 anos, onde lhe foi oferecido um pedaço de terra pelo governo local para iniciar um negócio.

Del Vecchio deixa seis filhos de três casamentos, incluindo Claudio Del Vecchio, que comprou e operou a varejista de moda americana Brooks Brothers até entrar em falência em 2020.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: