Auto-retrato de Van Gogh escondido é encontrado atrás de pintura na Escócia

A imagem estava escondida atrás de papelão e camadas de cola. Van Gogh é conhecido por reutilizar suas telas, trabalhando também no reverso

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Neil Hanna/Divulgação
Neil Hanna/Divulgação

Autorretrato de Vincent van Gogh descoberto em Edimburgo

Acessibilidade


Um auto-retrato do artista holandês pós-impressionista Vincent van Gogh foi descoberto escondido atrás de uma de suas pinturas.

As Galerias Nacionais da Escócia disseram hoje (14) que conservadores de arte fizeram a descoberta, que se acredita ser a primeira de uma instituição do Reino Unido, durante um exame de raio-x da obra de arte de Van Gogh de 1885 “Cabeça de Camponesa” para uma exposição futura.

A instituição disse que o raio-x mostrou “um modelo barbudo com um chapéu de abas e um lenço frouxamente amarrado na garganta. Ele fixa o espectador com um olhar intenso, o lado direito de seu rosto na sombra e sua orelha esquerda claramente visível”.

A imagem estava escondida atrás de papelão e camadas de cola.

“Quando vimos o raio-x pela primeira vez, é claro que ficamos muito empolgados”, disse a conservadora sênior de pinturas Lesley Stevenson em um vídeo compartilhado pelas Galerias Nacionais da Escócia.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“Uma descoberta tão importante acontece uma vez, duas vezes na vida de um conservador… Ter uma imagem, tão indescritível quanto é atualmente, é algo muito, muito especial.”

Van Gogh é conhecido por ter muitas vezes reutilizado suas telas, trabalhando também no reverso.

As Galerias Nacionais da Escócia disseram que seus especialistas estão analisando como remover a cola e o papelão que cobrem o autorretrato sem danificar a “Cabeça de Camponesa”.

A imagem de raio-x será exibida do dia 30 de julho a 30 de novembro, na exibição “Gosto por Impressionismo” na Academia Real Escocesa, em Edimburgo.

Compartilhe esta publicação: