Buenos Aires é conhecida como um destino imperdível para os amantes da gastronomia, oferecendo inúmeras opções para quem deseja desfrutar de dias fartos na capital argentina. Entre as diversas parrillas, cafeterias e restaurantes, um local se destaca por reunir o melhor de tudo: o hotel Four Seasons.
Há mais de três décadas presente na Argentina, a clássica rede de hospitalidade reserva uma das acomodações mais luxuosas da cidade, no elegante bairro da Recoleta. São 165 quartos, divididos entre um prédio moderno e uma bela mansão de três andares de 1920, no melhor estilo Belle Époque – antiga residência do casal Elena Peña e Félix de Álzaga Unzué (presidente do proeminente Jockey Club de Buenos Aires nas décadas de 30 e 40). Hoje, suas sete suítes especiais hospedam nomes do calibre de Madonna, Rolling Stones e Taylor Swift, mas referências aos primeiros inquilinos ecoam por todo o hotel.
Leia também
Mais do que história, o Four Seasons Buenos Aires guarda pioneirismo – especialmente quando o assunto é gastronomia. Ele foi um dos primeiros hotéis de luxo da cidade a exaltar a cultura culinária argentina, em uma época em que só a comida internacional tinha atenção. Clássicos de rua, como choripán e milanesa, ganharam espaço para hóspedes antes acostumados a pedir qualquer prato de massa, sem conhecer as tradições locais.
Já estabelecida a tradição, foi hora de investir em qualidade. E valeu a pena. Hoje, o portenho tem o único restaurante de hotel entre os 100 melhores da América Latina, pelo ranking 50 Best, além de figurar entre os recomendados do Guia Michelin no país – descrito como um dos “melhores restaurantes de hotel da Argentina” pelo renomado título.
Quer saber o que te espera no Four Seasons Buenos Aires quando o assunto é comida, sendo ou não hóspede? A seguir, a Forbes mostra as melhores ofertas gastronômicas do hotel, abertas ao público, que vão de ótimos almoços de parrilla a drinks autorais em um bar de inspirações equestres.
Elena: ótima casa contemporânea de carnes
Batizado em homenagem a esposa de Félix, que mandou construir a propriedade na década de 1920 como um presente de casamento para a mulher, o Elena é hoje um dos restaurantes de hotel mais premiados da Argentina. Decorado lindamente como as casas históricas do bairro portenho de San Telmo, é uma churrascaria contemporânea. O foco são os produtos locais, com cortes tradicionais de carne argentina, mas não espere qualquer parrilla.
As estrelas são as dry-aged, carnes que passam por um processo de maturação de 45 a 90 dias e concentram mais sabor e maciez. Cortes premium como bife de chorizo e T-Bone de quase um quilo são servidos no ponto perfeito, com os acompanhamentos da sua escolha, especialmente vegetais assados na brasa. Pense em couve-flor (com pistache e dill), abóbora (com chutney de menta e mel apimentado) ou um purê de batata defumada.
Até a clássica milanesa aparece na versão dry-aged, acompanhada das crocantíssimas e espessas papas fritas que os argentinos fazem tão bem. Quem não estiver afim de carne vermelha, pode se deliciar com pratos de polvo, a pesca do dia na brasa (como truta patagônica) ou arroz com mexilhões, entre outros. Destaque também para a charcutaria e frios, com embutidos, curados e queijos artesanais do país. Peça uma tábua com bresaola de wagyu ou jamon de pato.
Vale dizer que os vinhos regionais, de norte ao sul da Argentina, brilham na harmonização. Peça ao experiente sommelier por uma sugestão entre as centenas da carta, de espumantes, brancos, tintos e rosados.
Aos sábados e domingos, um brunch bem completo também acontece por lá.
Nuestro Secreto: o fim de semana perfeito com assado portenho
Enquanto o Elena é ideal para um jantar intimista entre amigos ou uma noite romântica à meia-luz, o Nuestro Secreto é perfeito para um belo fim de semana de sol. Aninhado nos jardins do hotel, ao lado da mansão e da piscina, o espaço todo envidraçado (como uma estufa de flores) é um oásis no meio da cidade – invadido pelo azul em dias de céu limpo.
Os churrascos ao ar livre, com fartos pedaços de carne grelhadas, são especialmente gostosos no sábado e domingo, quando o restaurante faz uma fogueira na parte externa e deixa um asado de tira – a nossa costela bovina – cozinhar lentamente por cinco horas. Um deleite, especialmente acompanhado de um drink refrescante – como o En El Jardín, com pisco, alecrim, sabugueiro, shrub de kiwi e maçã verde. E não se surpreenda ao encontrar grupos de amigos e famílias locais por lá, aproveitando a tradição portenha dos assados aos fins de semana.
Há ainda cortes clássicos, como vacío, entraña e ojo de bife diretos da parrilla. E do forno à lenha, saem raviolis recheados de costela desfiada e burrata, peixes grelhados e uma série de acompanhamentos, como couve-flor ao curry e cogumelos na brasa.
Uma experiência de luxo, com ambiente agradável, serviço impecável e comida deliciosa.
Pony Line: uma bela saideira
A paixão por polo e cavalos de Félix inspirou o bar do Four Seasons Buenos Aires. Por isso, o Pony Line é repleto de couro e elementos equestres, e até seus espaços reservados para grupos VIP são divertidamente chamados de “estábulos”.
Com uma entrada independente do hotel, perfeito para os não-hóspedes, o ambiente é cool e refinado na medida certa. E está pronto para te receber a qualquer hora do dia, das 11h até 2h da madrugada, seja para um drink antes do jantar, a saideira da noite ou a harmonização de um belo hambúrguer (dry-aged!) com batatas fritas e um coquetel.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Sentar no balcão é uma experiência. Observe um dos bartenders frenéticos mexendo, misturando e agitando com maestria drinks clássicos e autorais – que combinam destilados de alto nível com ingredientes inusitados. As criações vão desde folhas de coca a jalapeños, tomates secos e batata-doce, com resultados surpreendentes. Se você é mais tradicional, não deixe de experimentar o Fernet com Coca-Cola, combinação mega clássica da Argentina.
E para noites de agito, o Pony Line recebe de quartas, quintas e sextas-feiras diferentes DJs, com misturas de eletrônica, groove e blues. Dançante e descolado.