No mundo da esportividade, ser exclusivo é um dos maiores atributos. Agora imagine ser o único brasileiro entre apenas 30 pessoas no planeta a possuir o carro de produção mais rápido da história. Essa é a façanha de Leo Sanchez, piloto e acionista da farmacêutica EMS, que vai ter o Yangwang U9 Xtreme, marca superesportiva da BYD, o primeiro carro a ultrapassar a marca dos 496 km/h.
O superesportivo, produzido em série limitada, superou, no fim de setembro, o lendário Bugatti Chiron Super Sport 300+, que em 2019 havia atingido 490,48 km/h em uma única direção. Com a façanha, a marca chinesa BYD estabeleceu um novo patamar para a mobilidade elétrica, combinando tecnologia de ponta, desempenho e um toque de raridade — apenas 30 unidades serão vendidas em todo o mundo.
Sanchez não é um novato no mundo da velocidade. Piloto regular da Porsche Cup e participante de provas de longa duração no Endurance Brasil, ele acumula vitórias em competições nacionais e experiência internacional. A compra do U9 Xtreme não teve o valor divulgado, mas estima-se que supere os milhões de reais.
O carro mais rápido do planeta
O Yangwang U9 Xtreme alcançou 496,22 km/h no centro de testes ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha, e estabeleceu outro feito histórico: o recorde de volta no circuito de Nürburgring Nordschleife, o lendário “Inferno Verde”, completando o percurso de 20,8 km em 6 minutos e 59,157 segundos — o primeiro carro elétrico a romper a barreira dos sete minutos.
Sua arquitetura elétrica opera a 1.200 volts, muito acima do padrão de 800V, e abriga uma bateria Blade de fosfato de ferro e lítio com taxa de descarga de 30C. O conjunto é formado por quatro motores de alta rotação, que atingem 30.000 rpm e somam mais de 3.000 cv, gerando uma relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada — números dignos de um foguete sobre rodas.

Para suportar tamanha força, o carro ganhou freios de titânio com discos de carbono-cerâmica, suspensão revisada e pneus desenvolvidos especialmente para o modelo. Todo o conjunto foi testado exaustivamente no circuito alemão, sob comando do piloto Moritz Kranz, que já completou mais de 10 mil voltas em Nürburgring.
“Nos dedicamos a ultrapassar os limites do que é possível por meio da tecnologia, e Nürburgring é o maior desafio para carros e pilotos”, diz Stella Li, vice-presidente global e CEO da BYD para Américas e Europa. “O U9 Xtreme provou não ser apenas o mais rápido do mundo em linha reta, mas também um carro com desempenho e dinâmica excepcionais.”
O nome U9 Xtreme vem da palavra inglesa Extreme, destacando a letra “X” como símbolo do desconhecido — uma referência ao espírito de exploração que define a Yangwang, divisão superesportiva da BYD.