Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / ForbesMotors / Por que a história da DeLorean é inigualável

Por que a história da DeLorean é inigualável

Trajetória da fabricante do DMC-12 tem executivo da General Motors, fábrica no meio de uma guerra civil e tráfico de drogas.

Rodrigo Mora
03/11/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

DeLorean DMC-12

Muitos ainda se surpreendem ao descobrir que o DMC-12 não foi um carro cinematográfico, uma máquina do tempo concebida especialmente para De Volta Para o Futuro (1985). Desenhado por Giorgetto Giugiaro, supervisionado por Colin Chapman, dotado de portas “asa de gaivota” incrustadas em uma carroceria em aço inoxidável e empurrado por um raquítico motor V6 desenvolvido por uma improvável joint venture entre Peugeot, Renault e Volvo, o único carro da DeLorean existe – e não encontra modelos similares na história do automóvel.

Leia mais: Daimler mais antigo do mundo vai a leilão – e nem é tão caro

Leia mais: Os dez carros clássicos para investir em 2022

Um carro sem paralelos só poderia ter nascido de uma empresa cuja trajetória é igualmente única.

Filho de um operário da Ford e com passagens por Chrysler e Packard, John Zachary DeLorean (1925 – 2005) fez carreira brilhante na General Motors até chegar à vice-presidência, em 1972. Sua principal realização desse período foi ter concebido o GTO, responsável por triplicar as vendas da Pontiac e uma das principais referências quando o tema é muscle car. Saiu da companhia norte-americana em 1973 para concretizar o sonho de criar seu próprio automóvel – que, segundo ele, seria o primeiro esportivo “ético”, ao aliar desempenho à segurança e economia de combustível.

Para isso, fundou em 1975 a DeLorean, que dois anos depois apresentou o primeiro protótipo do que seria o DMC-12. A história é tão doida que a fábrica foi construída em Belfast, na Irlanda do Norte, após DeLorean convencer o Reino Unido a investir milhões em uma planta em um país que buscava independência e atravessava uma guerra civil.

A primeira unidade do DMC-12 viu a luz do dia em 21 de janeiro de 1981. Genial no papel, mas problemático na vida real, foi vítima de defeitos de fabricação, de erros de projeto e da desorganização financeira de DeLorean. Era caro, beberrão e ficou devendo uma série de equipamentos prometidos, como airbag e computador de bordo. Daí não ter passado das cerca de 8.500 unidades produzidas até 1982, quando a empresa foi à falência.

A bizarrice vai além quando, em outubro de 1982, DeLorean foi preso em Los Angeles, acusado de tentar contrabandear mais de 100 kg de cocaína para os EUA – crime do qual foi inocentado posteriormente.

Fadado ao anonimato, o DMC-12 foi “resgatado” pela trilogia dirigida por Robert Zemeckis, que não apenas ressuscitou o modelo quanto o imortalizou.

Em 2016, os novos donos da DeLorean tentaram reproduzir o DMC-12. Sediada no Texas (EUA), a companhia se amparava em um projeto de 2015 que favorecia fabricantes de baixo volume ao dispensá-las da obrigação de atender diretrizes de segurança e emissões de poluentes. As primeiras unidades deveriam ter chegado ao mercado no ano passado, mas o projeto não decolou.

Hoje, a marca comercializa o Alpha V, um cupê de quatro lugares totalmente elétrico.

 

 

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Mora nos Clássicos

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • forbes bill gates bilionarios
    Carreira

    Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

  • Forbes Agro

    Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

  • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
    Forbes Money

    Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

Últimas Notícias

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: Euforia com Trégua Comercial de 90 Dias entre China e EUA

  • Trégua na guerra comercial entre China e EUA

    EUA e China Anunciam Acordo para Reduzir Tarifas por 90 Dias

  • Erva-mate Regenerativa de Brasil, Paraguai a Argentina Abastece Mercado nos EUA

  • Executiva Leva Olhar Brasileiro para a Área Global de Criação da Heineken, em Amsterdã

  • Números para Entender o Fenômeno GTA 6; Maior Trailer de Game de Todos os Tempos

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.