Dicas de CEOs para pequenas empresas

Nas companhias menores, o proprietário pode delegar, incentivar e ficar de olhos em boa parte dos funcionários, e isto deve funcionar de maneira a beneficiar todos.

Compartilhe esta publicação:

Uma das princiapis dificuldades de líderes de grandes empresas é estar presente em todos os estágios de crescimento e desenvolvimento de mesma. Este fator é muito diferente com as pequenas companhias: o proprietário ou presidente pode delegar, incentivar e ficar de olho em boa parte dos funcionários em prol de beneficiar todos.

Acessibilidade


“Eu sempre digo a outros CEOs de pequenas empresas que, para mim, a chave para o sucesso começa ao ter um produto de alta qualidade e pessoas empenhadas”, conta Jim Koch, fundador e presidente da cervejeira Boston Beer Company.

Veja a seguir dicas de 13 presidentes de pequenas empresas sobre como manter o sucesso e enfrentar os obstáculos do mercado:

  • Kevin Thompson, CEO da SolarWinds

    “As empresas precisam ter certeza de que seus funcionários sabem exatamente qual a definição de sucesso do grupo. Os líderes devem ser consistentes em seus esforços para ajudar as pessoas a entender onde se encaixam na companhia e como podem aproveitar seus talentos ao máximo.” Kevin Thompson, CEO da SolarWinds

  • Aaron Todd, CEO da Air Methods

    “O maior obstáculo que enfrentamos na Air Methods é ter certeza de que todos os 4.000 funcionários estão comprometidos com a visão e a cultura da empresa. Resolver este desafio requer um fluxo constante de comunicação. Empoderar os grandes talentos dentro das equipes e resolver os conflitos assim que acontecem são boas estratégias que adotamos.” Aaron Todd, CEO da Air Methods

  • Jason Rhode, CEO do Cirrus Logic

    “Seja realista sobre o que sua empresa faz bem e, então, tenha a disciplina para aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem neste espaço. Mesmo que algumas delas não tenham nem retorno financeiro, realize-as mesmo assim.” Jason Rhode, CEO do Cirrus Logic

    Inscreva-se para receber a nossa newsletter
    Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
  • Valentin Gapontsev, CEO da IPG Photonics

    “Toda pequena empresa que obteve sucesso encontrou inúmeros desafios e obstáculos. Cada um deles é um momento definidor e uma oportunidade para que toda a organização aprenda.” Valentin Gapontsev, CEO da IPG Photonics

  • Brian Mueller, CEO da Grand Canyon Education

    “Se você vai abrir uma pequena empresa, precisa estar totalmente comprometido e saber que os primeiros três, quatro anos serão difíceis. Durante este tempo, você não pode escolher nenhum atalho. Você precisa persistir, ter certeza de que o resto do grupo também está engajado e entender que haverá diversos desafios pelo caminho.” Brian Mueller, CEO da Grand Canyon Education

  • Peter Meldrum, CEO da Myriad Genetics

    “Em 2009, tomamos a decisão de focar nossos serviços exclusivamente nos diagnósticos moleculares. Criamos um plano estratégico de cinco anos centrando em: crescer os negócios principais, diversificar o portfólio de diagnósticos e expandir internacionalmente para levar nosso produtos a mais pacientes ao redor do mundo.” Peter Meldrum, CEO da Myriad Genetics

  • Bryan Shinn, CEO da U.S. Silica

    “Liderar mudanças transformadoras é difícil. Em nossa empresa, instituímos um processo de criação e realização de objetivos audaciosos que combina alinhamento da equipe, mudança de pensamento e disciplina na hora da execução. Isto nos trouxe um crescimento de quase 400% em 5 anos. Use aquele tempo e esforço extra para trazer profissionais de talento para sua equipe. Não se acomode!” Bryan Shinn, CEO da U.S. Silica

  • Dan Coker, CEO do Gentherm

    “Encontre uma tecnologia inovadora e localize os mercados carentes para aplicá-la.” Dan Coker, CEO do Gentherm

  • Michael MacDonald, CEO da Medifast

    “Meu melhor conselho para os líderes de pequenas empresas é ter certeza de que você entende a cultura e a capacidade do grupo desde o inicio. Aprenda o que sua companhia faz bem e aonde encontra dificuldades.” Michael MacDonald, CEO da Medifast

  • Eddie Capel, CEO do Manhattan Associates

    “Quando a crise econômica mundial chegou, nós tivemos de encarar uma das decisões mais difíceis que já tomamos enquanto empresa: cortar gastos e esperar pelo melhor ou investir estrategicamente em nosso futuro. Escolhemos o caminho menos fácil e investimos na equipe e em tecnologias que criaram uma fundação poderosa para o crescimento atual.” Eddie Capel, CEO do Manhattan Associates

  • Michael Fifer, CEO da Sturm, Ruger & Company

    “Contrate as melhores pessoas que você pode pagar, dê a elas as instruções básicas do que você quer e deixe que trabalhem em paz. Eles irão trilhar seu próprio caminho e o farão orgulhosos da equipe.” Michael Fifer, CEO da Sturm, Ruger & Company

  • Vicki Holt, CEO do Proto Labs

    “Os maiores desafios que enfrentamos são aquisição de talentos, priorização de foco e infraestrutura. Estes são os três pontos cruciais que valem toda a atenção e investimento possíveis dentro da empresa. Assim que eles estiverem encaminhados, é muito mais fácil cuidar dos outros problemas.” Vicki Holt, CEO do Proto Labs

  • Jim Koch, fundador da Boston Beer Company

    “Há trinta anos, eu estava começando meu pequeno negócio – vendia as bebidas Samuel Adams de bar em bar. Foi difícil; independente de ter um MBA, eu não conhecia os mecanismos práticos do negócio, e os bancos não me emprestavam dinheiro. Hoje, proprietários de pequenas empresas ainda sofrem as mesmas dificuldades. Por esta razão, criei um programa de treinamento e coaching para pequenas companhias alimentícias, de bebidas ou hospedagem. Paixão e perseverança são cruciais e é preciso saber traduzir isto de forma que ajude outras pessoas também.” Jim Koch, fundador da Boston Beer Company

Kevin Thompson, CEO da SolarWinds

“As empresas precisam ter certeza de que seus funcionários sabem exatamente qual a definição de sucesso do grupo. Os líderes devem ser consistentes em seus esforços para ajudar as pessoas a entender onde se encaixam na companhia e como podem aproveitar seus talentos ao máximo.” Kevin Thompson, CEO da SolarWinds

Compartilhe esta publicação: