Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho

Ter de lidar com as situações estressantes causadas por ela podem causar danos à saúde e a carreira profissional

Compartilhe esta publicação:

Não há escapatória: todos conhecem alguma pessoa tóxica. Seja no ambiente de trabalho ou dentro de casa, estar no meio das situações estressantes causadas por estes indivíduos pode atrapalhar seu sucesso profissional. Além disso, diversas pesquisas já mostraram que lidar com estas pessoas pode causar danos a longo prazo na saúde.

Acessibilidade


Por outro lado, uma das principais características dos profissionais de sucesso é manter-se calmo durante situações estressantes. Se você tem dificuldade para lidar com essas pessoas com tranquilidade, a boa noticia é que você pode aprender.

Conheça na galeria de fotos 8 dicas para lidar com pessoas tóxicas:

  • Converse com alguém

    Você não precisa lidar com esta situação sozinho. Conversar com alguém de fora traz uma nova perspectiva e pode ajudar. A pessoa pode conseguir enxergar uma solução simples apenas por não estar emocionalmente envolvida.

  • Saiba que você tem uma escolha

    Como em tudo na vida, você tem uma escolha. Você pode escolher se vai ou não ser influenciado pelo que acontece ao seu redor. Você pode se recusar a fazer parte da negatividade de outras pessoas ou não. Às vezes, as coisas são simples assim.

  • Foque-se na situação e não no problema

    Quando você se fixa aos problemas, acaba criando um ambiente estressante para si mesmo. Entretanto, ao focar sua atenção na solução positiva para um problema tóxico, você reduz tudo isto. Pensar nas soluções o coloca no controle da situação.

  • Entenda que não é pessoal

    A maioria das pessoas tóxicas comportam-se negativamente com todos. Mesmo quando parecer que a situação é pessoal, entenda que não é e que você não precisa reagir a este sentimento.

  • Anúncio publicitário
  • Estabeleça limites

    Esta dica pode parecer simples, mas requer força de vontade. Não é porque você convive no trabalho ou em casa com pessoas tóxicas que é preciso se envolver com elas. Principalmente se for alguém com quem você tem uma relação próxima, é possível “prever” certas reações e saber exatamente qual a hora de se afastar da situação.

  • Respeite-se

    Não permita que as outras pessoas se aproveitem de você ao criar desculpas para ela. Quanto mais você se valorizar, menos tempo irá passar com aqueles que não pensam assim. Se você não consegue se desvencilhar destas pessoas tóxicas, talvez seja preciso avaliar algumas questões pessoais. Você pode ter a autoestima muito baixa, o que acaba atraindo indivíduos da mesma natureza.

  • Afaste-se

    Limitar seu contato físico com a pessoa pode ser a maneira mais fácil e eficaz de manter-se longe do problema. Quando você está longe, é muito mais difícil se afetar com certas atitudes toxicas. Se a relação ocorrer no ambiente de trabalho, tente organizar seus dias ou horários para que não precise se encontrar com a pessoa a não. Se acontecer em casa, mantenha-se ocupado ou vá dormir mais cedo para evitar confrontos desnecessários.

  • Esteja atento aos seus sentimentos

    Manter certa distância emocional requer atenção. Você não pode impedir alguém de lhe irritar se não conseguir reconhecer quando isto acontece. Quando você aprende a ler suas próprias emoções, pode equipar-se melhor para lidar com essas pessoas tóxicas. Você pode precisar parar e respirar fundo ou simplesmente seguir impassível; de qualquer maneira, estará no comando.

Converse com alguém

Você não precisa lidar com esta situação sozinho. Conversar com alguém de fora traz uma nova perspectiva e pode ajudar. A pessoa pode conseguir enxergar uma solução simples apenas por não estar emocionalmente envolvida.

Compartilhe esta publicação:

Temas