9 atitudes de pessoas mentalmente fortes

Não ter pena de si mesmo exige controlar sentimentos e pensamentos negativos

Compartilhe esta publicação:

Amy Morin

Acessibilidade


Ter pena de si mesmo não ajuda em nada e é destrutivo. Torna a superação ainda mais difícil e mantém o indivíduo parado, sem vontade de dar a volta por cima. Para evitar que isso aconteça é preciso ser mentalmente forte. É preciso usar as dificuldades do cotidiano para crescer.

Desenvolver força mental é como ficar forte fisicamente. É preciso ter bons hábitos e largar os maus. Todos conseguem, só é preciso regular os pensamentos, lidar com as emoções e agir de maneira produtiva independente das circunstâncias.

Veja na galeria de fotos nove atitudes para se tornar mentalmente forte e não ter pena de si mesmo:

  • Enfrente seus sentimentos
    Pessoas com mentalidade forte se permitem sentir emoções como sofrimento, decepção e solidão de cabeça erguida. Evite questionar se a situação é justa nem tente se convencer de que sofre mais do que outras pessoas. É preciso aprender a lidar com o desconforto e passar por cima dele.

  • Preste atenção nos sinais do pessimismo
    Focar-se no que está dando errado faz com que os pensamentos sejam negativos, que, somados à falta de ação, motivam o sentimento de pena. Pessoas mentalmente fortes percebem quando entram em uma onda negativa e se esforçam para sair dela.

  • Questione suas percepções
    O estado emocional influencia diretamente na percepção da realidade. Ao sentir pena de si, a tendência é focar nos acontecimentos ruins da vida e deixar os bons de lado. Ser mentalmente forte exige questionar se os pensamentos representam a realidade.

  • Transforme os pensamentos negativos em experimentos comportamentais
    Não deixe que pensamentos negativos se tornarem profecias. Quando pensar que não pode fazer melhor, tome como um desafio e prove que as ideias pessimistas estão erradas.

  • Anúncio publicitário
  • Reserve seus recursos para atividades produtivas
    Cada momento dedicado a ter pena de si é tempo perdido que poderia ser dedicado a pensar em uma solução. Recuse desperdiçar seu tempo pensando na tristeza e o dedique a achar maneiras produtivas de reverter a situação.

  • Seja grato
    É impossível sentir pena e gratidão ao mesmo tempo, afinal, o primeiro é sobre achar que merece mais, enquanto o outro é pensar que se tem mais que precisa. Reconhecer tudo que há de bom na vida é uma atitude de pessoas mentalmente fortes.

  • Ajude outras pessoas
    Ao ajudar pessoas que precisam é mais difícil de ter pena de si. Problemas como diminuição de vendas não parece grave ao lembrar que há gente que passa fome.

  • Evite reclamar
    Falar sobre problemas para outras pessoas alimenta a pena. Não tente ganhar simpatia de outras reclamando de circunstâncias difíceis. Tome atitude para melhorar o que está ruim ou aceite que certas situações são imutáveis.

  • Pareça otimista
    Certos problemas não podem ser prevenidos ou evitados. Apesar disso, é preciso parecer otimista e feliz, porque ajuda a lidar com a situação.

Enfrente seus sentimentos
Pessoas com mentalidade forte se permitem sentir emoções como sofrimento, decepção e solidão de cabeça erguida. Evite questionar se a situação é justa nem tente se convencer de que sofre mais do que outras pessoas. É preciso aprender a lidar com o desconforto e passar por cima dele.

Compartilhe esta publicação: