8 dicas para não se tornar um acomodado no trabalho

É importante estar sempre atento às mudanças e não se prender a cargo ou empresa  

Liz Ryan
Compartilhe esta publicação:

Anos atrás, o acordo implícito entre os funcionários e o empregador era muito diferente do que ocorre hoje em dia. Milhões de pessoas tinham o mesmo pacto com suas empresas: trabalhariam duro para elas e receberiam recompensas por isso.

Acessibilidade


LEIA MAIS: Como saber se seu chefe não está interessado no autodesenvolvimento

Atualmente, quantas pessoas permanecem no mesmo emprego por mais de 10 anos? Esse tipo de progressão de carreira tornou-se quase inexistente. Essa é a razão pela qual o pior erro de se pode cometer em relação a sua carreira é colocar fé em qualquer empregador, função ou indústria e acomodar-se.

FOTOS: Como transformar dificuldades em oportunidades

Veja na galeria a seguir oito dicas para não se tornar um acomodado no trabalho:
  • Esteja preparado

    No mundo real, as coisas estão em constante mudança. Grande parte dos trabalhadores pensa que ter ótimos resultados na avaliação de desempenho é uma grande vitória. Não é. Hoje, todo empregado deve estar preparado para as transformações, porque elas vão acontecer.

  • Veja além das responsabilidades

    Aqueles que prestam atenção às mudanças do mundo fora das paredes do escritório são os que estão verdadeiramente preparados para lidar com elas. Para conseguir superar qualquer desafio, é importante que você não pense apenas nas suas responsabilidades.

  • Esteja atento

    Foque-se nas questões problemáticas da empresa que você pode resolver. Conheça muito bem esse problema e analise como esse tipo de dificuldade que acontece numa empresa e qual o custo disso enquanto ele passa despercebido. Perceba quem são os outros empregados na sua área que tem grande probabilidade de estar enfrentando o mesmo tipo de problema. Siga as empresas de seu interesse em sites como o LinkedIn e pesquise sobre elas.

  • Não perca o convívio

    Mantenha sua rede de contatos viva e mobilizada. Sair para um almoço ou tomar um café uma vez por semana é uma ótima maneira de não perder convívio com colegas e conhecer o que acontece fora da sua mesa de trabalho.

  • Anúncio publicitário
  • Não seja dominado pelo trabalho

    Se seu trabalho está tomando conta de sua vida, você deve recuperar seu tempo pessoal. Sentir-se dominado pelo trabalho é bastante conveniente para questionar-se: “Eu estou feliz? Estou no caminho certo?”.

  • Planeje-se

    Faça também um plano para sua carreira. O que você quer fazer para o resto da sua vida? O quão longe seu atual trabalho levará para seus caminhos escolhidos e quando você deve planejar seguir outro? Se seu trabalho não está mais suprindo novas aventuras e aprendizagens, pode ser o momento de iniciar uma busca por um novo emprego.

  • Planos futuros

    Visualize-se daqui a um, cinco e dez anos. O que você quer e o que planeja ter realizado em cada uma dessas datas? Escreva sobre seus planos. Veja-se também daqui a um ano em seu trabalho atual. Se continuar nele, o que você pode acrescentar ao seu currículo que possa melhora-lo?

  • Ambicione

    Defina suas ambições mais altas do que apenas uma promoção ou uma melhora na sua avaliação de desempenho. Essas são coisas desimportantes. O que realmente importa é seu tempo finito na Terra. Como você vai investir o que tem de mais valioso?

Esteja preparado

No mundo real, as coisas estão em constante mudança. Grande parte dos trabalhadores pensa que ter ótimos resultados na avaliação de desempenho é uma grande vitória. Não é. Hoje, todo empregado deve estar preparado para as transformações, porque elas vão acontecer.

Compartilhe esta publicação: