11 frases que você nunca deve dizer no trabalho

Algumas delas podem destruir nossa reputação, mesmo quando são verdadeiras

Travis Bradberry
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Há algumas coisas que você simplesmente nunca deveria dizer no trabalho. São frases que carregam um poder especial: a habilidade de estragar sua imagem até quando são verdadeiras. E a pior parte é que você não tem como retirar o que disse.

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O que está em questão não são palavrões, piadas de mau gosto ou opiniões politicamente incorretas. Normalmente, falas sutis – que nos fazem parecer incompetentes e não confiáveis – causam mais estragos. Não importa quão talentoso você é ou o que você já conquistou, algumas frases mudam o modo como as pessoas te veem.

Veja na galeria de fotos o que nunca dizer no trabalho – e por quê:

  • “Não é justo”

    Todos sabem que a vida não é justa e reclamar sobre isso faz com que você pareça imaturo e ingênuo. Quando for fazer uma reclamação, atenha-se aos fatos e deixe sua interpretação fora da conversa.

  • “Não é minha culpa”

    Nunca é uma boa ideia delegar a culpa a outra pessoa. Se você teve qualquer participação – não importa quão pequena seja – no que deu errado, assuma. Caso contrário, ofereça uma explicação objetiva do que aconteceu. Seja factual e deixe que seu chefe e colegas tirem suas próprias conclusões. Apontar o dedo mostra que você não se responsabiliza por suas ações, o que leva as pessoas a evitarem trabalhar com você.

  • “Ele é preguiçoso/ incompetente/ um idiota”

    Não há um lado bom em falar mal de um colega. Se suas observações são reais, todos já sabem. Sempre haverá pessoas mal-educadas e incompetentes no local de trabalho e, provavelmente, todo mundo sabe quem elas são. Se você não tem o poder de ajudá-las a melhorar ou demiti-las, não tem nada a ganhar falando mal delas.

  • “Eu acho…/ Essa pode ser uma ideia boba…/ Vou fazer uma pergunta idiota”

    Essas frases passivas destroem a credibilidade de qualquer pessoa. Mesmo que sejam seguidas de uma ótima ideia, elas sugerem falta de confiança, o que faz com que duvidem de você. Não seja seu próprio crítico. Se você mesmo não confia no que diz, ninguém mais vai confiar.

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  • “Não posso”

    Pessoas ouvem “não farei” quando você diz “não posso” – essa expressão mostra que você não está disposto a fazer o que é necessário para o trabalho. Se você realmente não pode fazer algo por falta de recursos, ofereça uma solução alternativa.

  • “Sem problemas”

    Quando alguém pede um favor ou agradece por um, dizer “sem problemas” implica que o pedido teria sido um problema. Isso faz com que as pessoas sintam que lhe impuseram uma tarefa. Em vez disso, diga algo como “o prazer foi meu” ou “ficarei feliz em ajudar”.

  • “Sempre foi feito assim”

    A tecnologia evolui tão rápido que até um processador lançado há seis meses pode estar ultrapassado. Essa frase não apenas dá a impressão de que você é preguiçoso e resistente à mudança, mas faz seu chefe se perguntar por que você não tentou melhorar as coisas.

  • “Só vai levar um minuto”

    Dizer que algo só leva um minuto diminui suas habilidades e dá a impressão de que você faz suas tarefas com pressa. A não ser que você vá realmente terminar a atividade em 60 segundos, sinta-se livre para dizer que não vai demorar muito, mas não dê a impressão de que vai dedicar menos tempo do que seria necessário para cumpri-la.

  • “Isso não está na descrição da minha vaga”

    Essa frase sarcástica faz parecer que você está apenas disposto a fazer o mínimo exigido para continuar recebendo seu salário, o que é ruim se você quer manter seu emprego. Se seu chefe pede para você fazer algo que você sente que é inapropriado para sua posição, o melhor é simplesmente fazer. Depois marque uma conversa com ele para discutir sua posição na companhia.

  • “Vou tentar”

    Assim como palavra “pensar”, “tentar” sugere falta de confiança em suas habilidades. Assuma suas capacidade e se comprometa a realizar suas tarefas ou ofereça uma alternativa. Nunca diga que vai tentar, pois faz parecer que você não vai se dedicar ao máximo.

  • “Odeio esse emprego”

    A última coisa que qualquer pessoa quer ouvir no escritório é um colega reclamando do quanto odeia seu emprego. Essa pessoa será taxada de negativa e esse comportamento diminui a moral do grupo.

“Não é justo”

Todos sabem que a vida não é justa e reclamar sobre isso faz com que você pareça imaturo e ingênuo. Quando for fazer uma reclamação, atenha-se aos fatos e deixe sua interpretação fora da conversa.

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