5 dicas para vencer a concorrência, segundo a MasterChef Izabel

Ana Julia Mezzadri
Compartilhe esta publicação:

Izabel Alvares, 31 anos, foi eliminada em uma prova de massas, uma de suas especialidades, na metade do reality show gastronômico MasterChef Brasil. Voltou em uma prova de repescagem e acabou escolhida pelos jurados como vencedora do programa da Band na última terça-feira (15).

Acessibilidade


VEJA TAMBÉM: O que empreendedores podem aprender com maratonistas sobre equilíbrio

Segundo a carioca, se ver na televisão foi um grande choque. “Eu não sabia que ficava tão nervosa e que ficava vermelha, fazia caretas.” A experiência, porém, foi interessante para ela. “Descobri-me em vários sentidos. Algumas coisas, como meu nervosismo, vou querer mudar. Outras, como o meu lado carinhoso e amigo, quero manter, porque é uma coisa que eu gosto muito em mim.”

Para vencer, foi fundamental para Izabel superar (ou aprender a contornar) seu nervosismo. A vencedora conta que, ao mudar de postura, conseguiu relaxar e, por isso, estava muito mais nervosa na estreia do que na final. Mas lidar com o nervosismo foi apenas uma das estratégias adotadas por ela para vencer a competição.

MAIS DICAS: 7 atitudes que fazem você se isolar no trabalho (e o que fazer em vez disso)

Veja, na galeria de fotos, cinco dicas de Izabel para vencer todo tipo de competição – de realities gastronômicos a entrevistas de emprego com muitos candidatos:

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
  • Conheça o jogo

    Segundo a carioca, o ideal para vencer é conhecer muito bem que tipo de disputa você irá enfrentar, como por uma vaga de emprego. “Você tem de ler e ter repertório sobre o assunto, seja a competição que for.”

  • Esteja adequado ao ambiente

    “É importante entender o ambiente e se manter de acordo”, diz Izabel. Na opinião da MasterChef, é fundamental se adequar à forma como você se veste ou se coloca. “Na cozinha, por exemplo, você tem que estar de cabelo preso, não usar maquiagem e não usar bermuda, como o Raul [o segundo colocado] fez, quando levou um puxão de orelha”, brinca.

  • Conheça seus pontos fracos

    Faça uma lista com todos os seus pontos fracos e, depois, trabalhe em cima disso. “Fiz uma lista de tudo o que eu não sabia fazer, de técnicas que eu precisava melhorar, e comecei a praticar muito, ler sobre essas coisas, assistir a muitos vídeos.”

  • Não desista

    Izabel foi eliminada na metade do programa depois de uma mal-sucedida lasanha. No dia, ela ficou desapontada porque massa é uma de suas especialidades na cozinha. A carioca, no entanto, não desistiu e voltou ao programa depois de uma disputada repescagem.

  • Controle seu nervosismo

    “Uma dica fundamental, que foi onde eu pequei, mas que consegui contornar, é controlar o nervosismo,” diz a vencedora. Como truque, Izabel sugere não pensar no que vai acontecer. Conta que conseguiu se concentrar e deixar o nervosismo de lado quando focou na tarefa que estava cumprindo, sem pensar se iria ganhar: “Quando consegui me concentrar na minha tarefa, que era cozinhar para os jurados, e não ganhar ou não o avental, consegui relaxar.”

    Outra dica, segundo Izabel, é pensar na frase da terceira colocada no reality show, Jiang, que ela diz ter adotado como lema: “Não tem por que ficar nervoso. Vai acontecer o que vai acontecer”.

Conheça o jogo

Segundo a carioca, o ideal para vencer é conhecer muito bem que tipo de disputa você irá enfrentar, como por uma vaga de emprego. “Você tem de ler e ter repertório sobre o assunto, seja a competição que for.”

Compartilhe esta publicação: