Como descobrir tudo que o Google sabe de você

Plataforma de buscas usa informações de cadastro para personalizar anúncios

Blog da Redação
Compartilhe esta publicação:

Em tempos de internet, não são poucas as pessoas que dedicam horas de suas vidas para mostrar como as empresas que comandam o ambiente digital controlam os nossos interesses acessando informações que nós mesmos fornecemos.

Acessibilidade


VEJA MAIS: Google retoma 1º lugar entre as marcas mais valiosas do mundo, segundo WPP

Mas a dúvida que persiste é: afinal, o que o Google realmente sabe? Bem, de acordo com uma reportagem da BBC Mundo, ele acessa basicamente tudo o que você fornece para as redes, desde que tenha uma conta Gmail. Já usou o Drive? Já logou no YouTube? Se sim, isso quer dizer que a ferramenta de buscas provavelmente sabe o seu nome, idade, endereço, operadora de celular, seu plano e consumo telefônico.

Existe um caminho para descobrir todas as informações que você, de livre e espontânea vontade, fornece aos meios eletrônicos. Acompanha na galeria de fotos:

  • Clique em “Minha conta”

    Desde junho de 2015, o Google reúne toda a informação que coleta sobre seus usuários em um lugar chamado “minha conta” ou “my account”, em inglês. Para acessar, basta logar no seu Gmail e clicar no ícone no canto superior direito, como indicado na foto.

  • Clique em “Minha atividade”

    Ao clicar, uma nova aba abrirá no seu browser. Algumas categorias interessantes são “aplicativos e sites conectados”, “suas informações pessoais”, “configurações de anúncios”, “idiomas e ferramentas de entrada”. “Verificação de segurança” e “check-up de privacidade” são duas janelas que permitem ajustar e restringir informação diretamente. Para iniciar a sua análise, clique em “Minha atividade”.

  • Histórico

    Você será redirecionado a uma página com todo o seu histórico, que pode ser filtrado por data, onde a primeira seta indica, ou até mesmo excluído, como é apontado pela segunda seta.

  • ”Outra atividade do Google”

    Para saber o que o site guarda de informações sobre as suas viagens e buscas, clique no canto esquerdo superior desta página, clique no ícone com três barras para abrir o menu. Clique, então, em “Outra atividade do Google”.

  • Anúncio publicitário
  • Histórico de localização

    O Google sabe onde você mora e trabalha, mas isso se a opção de registrar o seu histórico estiver habilitada. Para conferir, no menu de três barras, basta clicar em “Controles de atividade” e descer até “Histórico de localização”. Caso esteja ativado e você queira saber por onde você andou nos últimos tempos, clique em “Gerenciar histórico”.

  • Anúncios

    Para saber o que o Google pensa que você gostaria de ver como anúncio, você deve voltar ao menu inicial do “Minha conta”. Clique em “configurações de anúncios”. Selecione a opção “gerenciar as configurações de anúncios” e veja os anúncios sugeridos a partir do que procura com mais frequência.

Clique em “Minha conta”

Desde junho de 2015, o Google reúne toda a informação que coleta sobre seus usuários em um lugar chamado “minha conta” ou “my account”, em inglês. Para acessar, basta logar no seu Gmail e clicar no ícone no canto superior direito, como indicado na foto.

Compartilhe esta publicação: