5 dicas de como voltar bem ao trabalho após as férias

Planejar seu retorno ao escritório pode ser uma boa solução

Kathryn Drill
Compartilhe esta publicação:

A realidade de voltar ao trabalho após as férias, geralmente, não é como as pessoas imaginam. Enquanto muitos funcionários esperam sentar nas suas mesas cheios de energia e com a criatividade restaurada que os ajudará a resolver vários projetos, o que acaba acontecendo é bem diferente: gastam horas (ou até dias) tentando (e falhando) no processo de ler e-mails e, consequentemente, acumulam tarefas.

Acessibilidade


LEIA MAIS: Empresa israelense se desliga da Tesla em prol da BMW

“Você tem que se organizar antes de sair de férias. Assim, quando você voltar, não terá tantas tarefas para realizar”, diz Julie Morgenstern, consultora e autora do livro “Never Check Email In The Morning” (Nunca cheque e-mails de manhã, em tradução livre). “Uma vez que você investir nesse processo, ele se torna uma ação automática.”

Veja na galeria 5 dicas de como evitar a confusão pós-férias:

  • Tenha uma estratégia para a hora de voltar

    Não se deve simplesmente voltar para o escritório sem um plano. “A tendência é tentar compensar por todas as reuniões perdidas”, diz Vanderkam. “Tente empurrar o máximo de eventos que puder para o final da tarde ou para o dia seguinte. Tome um tempo para se adaptar novamente ao ambiente de trabalho. Não marque reuniões no seu dia de volta.”

  • Apague todos os seus e-mails

    A ideia de perder todos os seus e-mails pode ser arrepiante, mas alguns dizem que uma limpeza geral pós-férias pode ser exatamente o que você precisa para voltar ao trabalho sem perder um dia inteiro se organizando.

    “Algumas pessoas leem os e-mails que estão marcados como “importante”, veem se há alguma coisa importante e então deletam tudo”, diz Vanderkam.

  • Tente ser indispensável, mas perceber que você não é, talvez te torne um empregado melhor

    Todos nós queremos ser o melhor membro do time, mas pensar que a companhia não pode funcionar sem você pode ser muito prejudicial.

    Aprenda a planejar seus dias (livres ou não!) e entenda que, às vezes, perder um compromisso de última hora será inevitável. Aprenda essa lição, e você será muito mais produtivo quando voltar.

  • Deixe a resposta automática de férias após seu retorno

    Sua resposta automática precisa ser direta e concisa. Vanderkam até recomenda que você a mantenha nos seus e-mails durante o período logo após o seu retorno. Seus colegas de trabalho saberão que você está disponível, mas quem entrar em contato com você de fora da empresa, não.

  • Anúncio publicitário
  • Planeje seu retorno

    A maioria das pessoas, quando planeja as férias, foca em se organizar para a partida. Evite gastar tempo arrumando o que você deixou no trabalho antes das férias, planeje a sua volta!

    Enquanto tentamos maximizar o tempo de férias ao voltarmos na noite de domingo, Laura Vanderkam, autora de “I Know How She Does It: How Successful Women Make the Most of Their Time” (Eu sei como ela faz isso: como mulheres bem-sucedidas aproveitam seu tempo, em tradução livre), sugere considerarmos um retorno antecipado.

    “Ao invés de voltar no domingo, chegue em casa no sábado”, diz Vanderkam, enfatizando que o último dia de férias deve ser reservado para desfazer as malas, fazer as compras e tirar um tempo para ler seus e-mails.

Tenha uma estratégia para a hora de voltar

Não se deve simplesmente voltar para o escritório sem um plano. “A tendência é tentar compensar por todas as reuniões perdidas”, diz Vanderkam. “Tente empurrar o máximo de eventos que puder para o final da tarde ou para o dia seguinte. Tome um tempo para se adaptar novamente ao ambiente de trabalho. Não marque reuniões no seu dia de volta.”

Compartilhe esta publicação: