5 jeitos de renovar a sua estratégia de contratação

Uma saída é se certificar de que o futuro empregado seja entrevistado pela equipe inteira

Redação
Compartilhe esta publicação:

Um silêncio ensurdecedor é o que vários recrutadores frustrados ouvem quando abrem uma vaga de emprego. Mesmo que a divulguem de um jeito que atrai o público (com fonte bonita, um título engraçado e inteligente) é um fato – vagas recém-abertas não fazem tanto sucesso. Na verdade, o número médio de dias para que uma vaga seja preenchida bateu seu recorde histórico de 29 dias nos Estados Unidos – e, para algumas vagas, esse numero ainda é muito baixo. Na opinião dos especialistas em relações humanas, esse resultado é uma poça seca de talento e um tempo muito valioso perdido com espera.

Acessibilidade


No outro lado da moeda, estão aqueles que procuram trabalho. Eles focam em um local onde possam usar seus talentos, um time no qual possam se encaixar e crescer, e uma missão que irá inspirá-los a dar seu melhor. Mas é só conversar com qualquer pessoa que está procurando emprego que você terá a mesma resposta: essa busca não é nenhum passeio no parque.

LEIA MAIS: 5 coisas que você deve (e 5 que não deve) a seu chefe

O que esses dois grupos têm em comum? É simples. FORBES conversou com recrutadores e pessoas à busca de um emprego e percebeu um mal em comum: um processo de recrutamento antiquado.

Para evitar que a vaga dos seus sonhos passe despercebida, veja na galeria de fotos cinco dicas para dar um reset no seu processo de recrutamento, seja você um candidato ou um contratante:

  • Faça parte do século 21

    Se você não está anunciando vagas on-line, é hora de começar. 79% dos candidatos procuram por vagas na internet. Imagina quanto potencial você pode estar desperdiçando?
    Quando fizer isso, não use o mesmo software de 15 anos atrás. Crie uma interface simples e rápida. Não importa o quão boa é a sua vaga se os candidatos desistirem de se candidatar por causa do sistema.

  • Peça recomendações para empregados

    Seu processo de recrutamento já está muito bem alinhado e funcionando perfeitamente, mas você ainda não achou o funcionário que queria. O que mais você pode fazer? Talvez você não esteja usando todos os seus recursos disponíveis. Recomendações de empregados são constantemente ignoradas, mas, na verdade, são o melhor meio de achar alguém que vá se encaixar nas suas exigências. Por volta de 90% dos melhores funcionários não acham seus empregos via listagens, mas sim porque são recomendados por alguém.

    Aproveite as conexões dos seus empregados da próxima vez que tiver uma vaga em aberto.

  • Traga seu time

    Embora processos assim geralmente tenham um profissional de RH encarregado de recrutar e contratar os candidatos, não é provável que eles continuem o contato com os novatos quando eles já tiverem sido efetivados. Quem vai mostrar o dia a dia da empresa no trabalho é o time no qual a nova pessoa estará inserida. Será que eles também não deviam estar envolvidos no processo de contratação? Não há ninguém melhor que eles para decidir se um candidato é bom ou não.

    Integrar o time na hora de contratar um funcionário pode ser a saída mais efetiva na hora de contratar alguém que trabalhará bem na empresa.

  • Aumente o leque de requisitos para a vaga

    Se fosse possível escolher o principal empecilho da contratação de novos funcionários, seria, com certeza, a longa lista de habilidades requeridas. Os candidatos ficam animados com a vaga nova, apenas para, ao checar as características obrigatórias para a vaga, perceberem que não se encaixam no perfil.

    Como recrutador, é sua responsabilidade driblar este problema. Comece lendo a lista de requerimentos e decidindo quais você pode expandir. Não peça certificados específicos ou provas de habilidades técnicas.

  • Anúncio publicitário
  • Faça cortes bruscos

    Primeiro, expanda os requisitos. Depois, elimine alguns completamente. Uma vez que você já completou o primeiro passo, converse com alguns líderes de equipes na sua empresa sobre que habilidades são realmente essenciais para eles. Na próxima vez que for discriminar exatamente o que um candidato

Faça parte do século 21

Se você não está anunciando vagas on-line, é hora de começar. 79% dos candidatos procuram por vagas na internet. Imagina quanto potencial você pode estar desperdiçando?
Quando fizer isso, não use o mesmo software de 15 anos atrás. Crie uma interface simples e rápida. Não importa o quão boa é a sua vaga se os candidatos desistirem de se candidatar por causa do sistema.

Compartilhe esta publicação: