9 coisas que nunca devem ser ditas em uma entrevista de emprego

Não reclamar do atual emprego é uma dica valiosa para quem está em processo de seleção  

Redação
Compartilhe esta publicação:

Quem está à procura de um emprego passa por um momento frágil, mas nem sempre se dá conta disso. Algo a ser lembrado é que uma entrevista de emprego é sempre um momento de negociação.

Acessibilidade


VEJA TAMBÉM: “Procure por oportunidades”, aconselha especialista a mulheres

Além disso, o entrevistador trabalha para o empregador e não para o entrevistado. Por isso existem coisas que não devem ser ditas durante uma negociação, como por exemplo não se vangloriar e ofender os entrevistadores, mas também não se desvalorizar e aceitar uma oferta muito abaixo da sua pretensão salarial.

Veja na galeria nove coisas que nunca devem ser ditas em uma entrevista de emprego:

  • “Não tenho outras propostas de emprego”

    Se for perguntado sobre quais companhias você tem conversado, diga que é confidencial. Assim como a empresa na qual você quer trabalhar não lhe dirá os nomes dos demais candidatos, você deve seguir pelo mesmo caminho.

  • “Estou devendo ao banco”

    Nunca fale sobre sua situação financeira. Se você tem uma pretensão salarial razoável, esta é a única informação que você precisa compartilhar.

  • “Preciso muito deste emprego”

    Não diga o quanto você precisa do emprego, não ajudará em nada.

  • “Saí da empresa porque não suportava alguém”

    Não diga ao recrutador que você teve desentendimentos ou problemas nos empregos passados. Por mais que pareça amigável, o entrevistador não é um amigo, e sim uma figura profissional.

  • Anúncio publicitário
  • “Não gosto do meu emprego”

    Não diga o quanto quer sair do seu emprego atual ou reclame dele.

  • “Não gostei do entrevistador”

    Não diga que pretende sair da lista de candidatos por motivos de grosseria, incompetência ou qualquer outro defeito por parte dos entrevistadores.

  • “Trabalho por qualquer quantia”

    Não diga que trabalharia por muito menos do que a sua pretensão salarial.

  • “Ficarei aqui temporariamente, pretendo fazer um curso no exterior”

    Não diga que pretende sair do emprego em breve devido à viagens, mudanças, cursos no exterior ou outros motivos. Isto atrapalha sua atual busca por emprego.

  • “ Pode contar comigo todo dia a qualquer hora“

    Nunca diga ao recrutador que você estará sempre disponível 24 horas por dia, ou que trabalharia de graça antes de uma oferta oficial. Isto pode fazer com que você seja pressionado a fazer hora extra e projetos a mais.

“Não tenho outras propostas de emprego”

Se for perguntado sobre quais companhias você tem conversado, diga que é confidencial. Assim como a empresa na qual você quer trabalhar não lhe dirá os nomes dos demais candidatos, você deve seguir pelo mesmo caminho.

Compartilhe esta publicação: