5 atitudes para quem não está conseguindo um emprego

Dicas ajudam a tirar o máximo proveito do processo de entrevistas

Redação
Compartilhe esta publicação:

Muitas pessoas que estão em busca de um emprego acabam decepcionadas consigo mesmas quando não conseguem um. E não podemos culpá-las, afinal, elas estão em uma situação muito vulnerável.

Acessibilidade


LEIA MAIS: 4 atitudes simples que permitem que você produza mais em menos tempo

Todos nós precisamos ter uma renda, um lugar para onde ir todos os dias de manhã e dos estímulos que um emprego oferece. Para amenizar esse sentimento de frustração e melhorar o desempenho nas próximas entrevistas, há algumas dicas que os candidatos podem seguir.

Veja na galeria de fotos 5 atitudes para fazer quando você não consegue um emprego:

  • 1. Escreva sobre as entrevistas

    Faça um diário. Escreva nele tudo que você lembrar sobre a entrevista que acabou de fazer. Descreva o processo, o emprego e as pessoas que você conheceu. Isso vai ajudá-lo a digerir tudo o que você experimentou. Há um aprendizado em cada uma das entrevistas e interação, mas alguns entendimentos podem demorar semanas para você compreender!

  • 2. Pense nos detalhes das entrevistas

    Pense e escreva sobre o trabalho em si para o qual você se candidatou – o trabalho que você “perdeu”. Pense sobre os aspectos do emprego que pareciam ser “perfeitos” para você. Essas são as coisas nas quais você precisa focar quando for buscar um emprego novamente. Entrevistas podem ajudá-lo a determinar o que você quer, o que você precisa e o que você merece em seu próximo emprego. É claro que o trabalho para o qual você se candidatou também tinha aspectos que não eram ideais – talvez a jornada, o tempo de deslocamento ou alguma outra característica que tenha lhe soado estranha. Escreva sobre isso também. Consulte seu instinto enquanto escreve. Não passar para a outra fase da entrevista pode ter sido uma grande sorte na sua vida!

  • 3. Foque nos relacionamentos positivos que você criou

    Lembre-se de que, apesar de os candidatos pensarem em termos de ganhos e perdas, o mundo real não funciona deste modo. A vida é longa. Os relacionamentos são extensos e as coisas mudam rapidamente. Envie uma mensagem ao recrutador e agradeça pela entrevista. Peça que lhe mande uma solicitação no LinkedIn (em vez de você mesmo mandar direto, sem ser convidado). Sempre há a possibilidade de a pessoas que eles escolheram para o cargo não se adaptar ou aceitar uma oferta melhor. Ou de abrir uma outra vaga na semana que vem. Não pense que perdeu o emprego. Pense que você deu início a um novo e positivo relacionamento.

  • 4. Pense nas qualidades que você adquiriu durante o processo

    Reflita e escreva sobre as coisas que você aprendeu sobre si mesmo durante esse processo recente de entrevistas. Você pode se sentir um pouco desanimado, mas está apto para desenvolver novas qualidades. Cada entrevista pode torná-lo mais forte. A empresa e as pessoas certas virão na hora correta.

  • Anúncio publicitário
  • 5. Aumente a sua busca e valorize a sua capacidade

    Por fim, aumente a sua busca por empregos para que você não foque em apenas na oportunidade que tem em mente no momento. Você é um bom funcionário e a pessoa que contratá-lo terá muita sorte em tê-lo na equipe – nunca se esqueça disso! Você é uma pessoa muito poderosa, mas é fácil se esquecer disso. Nem todos os recrutadores vão contratá-lo. Apenas algumas empresas merecem a sua dedicação!

1. Escreva sobre as entrevistas

Faça um diário. Escreva nele tudo que você lembrar sobre a entrevista que acabou de fazer. Descreva o processo, o emprego e as pessoas que você conheceu. Isso vai ajudá-lo a digerir tudo o que você experimentou. Há um aprendizado em cada uma das entrevistas e interação, mas alguns entendimentos podem demorar semanas para você compreender!

Compartilhe esta publicação: