5 hotéis ecológicos de luxo no Brasil

Divulgação
Botanique Hotel & Spa, na Serra da Mantiqueira, procura preservar a flora local

Resumo:

  • O site de reserva de hotéis Booking.com publicou seu relatório anual de viagens sustentáveis para 2019;
  • O estudo mostrou que a maioria dos brasileiros se preocupa com o impacto ambiental quando escolhe um local para se hospedar;
  • Veja uma seleção de cinco hotéis sustentáveis de luxo no Brasil.

Hotéis sustentáveis são uma realidade há algum tempo e parecem cada vez mais cair no gosto dos consumidores. De acordo com o relatório de viagens sustentáveis de 2019 do site de reservas Booking.com, quase todos os viajantes brasileiros afirmam ter a intenção de optar por acomodações ecológicas ao menos uma vez neste ano, quando questionados sobre o assunto. Esse número chegou a 92%. Em 2017, era de 83%.

LEIA MAIS: Host Hotels pretende sair do Brasil

A pesquisa também mostrou que os brasileiros enxergam a importância da sustentabilidade na hora de escolher onde ficar – quase oito em cada dez viajantes acreditam que é preciso pensar mais no aspecto “verde” dos hotéis na hora da escolha, inclusive para preservar a natureza para que futuras gerações tenham a chance de aproveitar essas acomodações também.

No entanto, por mais que os brasileiros estejam cada vez mais conscientes e se mostrem como tal em questionamentos diretos de pesquisas como esta, eles parecem encontrar dificuldades para colocar essas ideias em prática. No mundo todo, 37% dos participantes afirmaram não saber como tornar sua viagem mais sustentável, no Brasil, a porcentagem é de 35%.

Para mostrar a essas pessoas que ser sustentável é possível e atender aos 81% de brasileiros que gostariam de se acomodar em um local classificado como “verde”, aqui está uma lista de cinco hotéis ecológicos de luxo no Brasil:

 

  • Botanique Hotel & Spa

    Em meio à densa mata atlântica, suas acomodações incorporam grandes pedras naturais do ecossistema local. O terraço e salão externos utilizam a sombra de toldos naturais e seu spa oferece tratamentos originais baseados na biodiversidade local.

  • Botanique Hotel & Spa

    O Botanique traz consigo o conceito “aprés-luxe” ou pós-luxo. Esse conceito conscientiza os impactos ambientais do hotel e na comunidade ao seu redor. Localizado na serra da Mantiqueira, no vale dos Mellos, em São Paulo, o hotel possui apenas 17 acomodações.

  • Botanique Hotel & Spa

    O hotel utiliza a fauna e flora local sem corrompê-las. O menu de seu restaurante e até mesmo a linha própria de produtos, que inclusive é responsável pelo hotel, utilizam e favorecem produtos locais.

  • Cristalino Lodge

    Localizados no coração de uma reserva de mais de 10.000 hectares no sul da Amazônia, os quartos e bangalôs do Cristalino Lodge unem conforto e sustentabilidade. Posicionados às margens do rio Cristalino, são todos abastecidos por energia solar.

  • Cristalino Lodge

    Os hóspedes do eco resort têm disponíveis diversas atividades, de banhos de rio e passeios na floresta com guias privativos a jantares à luz de velas aproveitando a exclusiva adega do hotel.

  • Cristalino Lodge

    O Cristalino Lodge foi nomeado um dos 25 melhores ecolodges do mundo pela “National Geographic Traveler” e é membro da Brazilian Luxury Travel Association, a Associação Brasileira de Viagens de Luxo.

  • Grand Hyatt Rio de Janeiro

    O hotel cinco estrelas também realiza um mutirão de limpeza mensal. Em parceria com a comunidade, recolhem lixo na praia da Reserva, que fica em frente ao Grand Hyatt.

  • Grand Hyatt Rio de Janeiro

    O hotel também baseia sua experiência gastronômica na sustentabilidade. Seus três restaurantes, que oferecem de culinária japonesa a um “gastro lounge” carioca, são abastecidos por uma horta própria de temperos e vegetais.

  • Grand Hyatt Rio de Janeiro

    Na Barra da Tijuca, o Grand Hyatt Rio de Janeiro está dentro da área de proteção ambiental Marapendi, o que significa que sua construção não afetou a vegetação local em nenhuma forma. O hotel é rodeado por zonas de proteção e conservação da vida silvestre (ZPVS e ZCVS).

  • Lapinha Spa

    O spa apresenta avançados tratamentos de estética e saúde, com equipamentos de alta tecnologia. Os pisos, chuveiros, ambientes e até mesmo as piscinas são aquecidos por uma caldeira de matéria-prima reflorestada, com zero emissão de carbono.

  • Lapinha Spa

    A horta orgânica própria do hotel abastece o restaurante, que oferece uma gastronomia ovolactovegetariana. O Lapinha também possui um sistema de reuso de água e um projeto de reflorestamento em seus 550 hectares.

  • Lapinha Spa

    O Lapinha Spa, no Paraná, foi eleito em 2016 um dos melhores spas do mundo pelo World Spa & Wellness Awards, que premia spas e iniciativas de bem-estar. A maioria dos diversos prêmios que o hotel recebeu giram em torno de seu foco na saúde do hóspede.

  • Vila Naiá

    Considerado um lugar perfeito pelo estilista Alexandre Herchcovitch, o paisagismo do hotel é feito completamente de plantas nativas para que seu impacto no ecossistema local seja o menor possível.

  • Vila Naiá

    Hóspedes do Vila Naiá também podem visitar o Centro de Ecoturismo e Educação Ambiental do hotel, um espaço com trilhas ecológicas e viveiros com mudas de espécies nativas.

  • Vila Naiá

    O Vila Naiá faz parte da reserva extrativista marinha de Corumbau, na Bahia. Seu restaurante é abastecido por pescadores locais e uma horta orgânica própria, e conta com uma adega de vinhos do mundo inteiro.

Botanique Hotel & Spa

Em meio à densa mata atlântica, suas acomodações incorporam grandes pedras naturais do ecossistema local. O terraço e salão externos utilizam a sombra de toldos naturais e seu spa oferece tratamentos originais baseados na biodiversidade local.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).