Luxo no Ártico: 8 hotéis inusitados para se hospedar na Lapônia

Reprodução Forbes
Finlândia é o melhor destino para quem deseja apreciar a aurora boreal

Resumo:

  • Lapônia, na Finlândia, é o destino ideal para quem busca apreciar a aurora boreal com conforto e requinte;
  • Atrações locais incluem oficina do Papai Noel e sua agência de correios na cidade de Rovaniemi;
  • Saunas são itens indispensáveis nas instalações de luxo da região;
  • Propriedades oferecem comodidades e atividades peculiares do Ártico, como safári de renas e pesca no gelo.

A temporada de férias está oficialmente chegando e, com ela, o desejo coletivo de visitar a terra das maravilhas de inverno conhecida como Lapônia, uma vontade que certamente aumenta com o lançamento da animação da Disney “Frozen 2”. Embora a região se estenda por toda a Suécia, a Noruega e partes da Rússia, a área correspondente à a, safáris de renas e pesca no gelo. Com uma variedade única de acomodações de luxo e aventuras nórdicas, a região ártica da Finlândia é frequentemente associada ao Polo Norte. E por uma boa razão: a oficina de Papai Noel e sua agência de correios estão situadas na movimentada vila de Rovaniemi.

Embora o termo “hygge”, que significa clima de aconchego, conforto e satisfação, tenha se originado na vizinha Dinamarca, os finlandeses são desafiantes em potencial aos dinamarqueses quando o assunto é o melhor país em conforto nórdico. A coroa de gelo está ganhando peso, principalmente porque os arquitetos da Lapônia estão cada vez mais inovadores quanto aos designs inspirados no Ártico.

VEJA TAMBÉM: Empresa de cruzeiros oferece viagem nórdica de 15 dias pela Europa

Uma observação para os possíveis viajantes: não deixe sua aversão ao frio do Ártico impedir você de reservar um quarto de hotel feito de gelo e neve. Os finlandeses são especialistas em manter o calor (afinal inventaram a sauna) e fornecerão suprimentos adequados para protegê-lo do frio. Então, tire a poeira do seu traje de neve e se prepare para dormir fora da zona de conforto.

De iglus e casas na árvore a hotéis na neve, aqui estão os lugares mais exclusivos para experimentar o luxo do Ártico na Lapônia finlandesa.

  • Arctic SnowHotel & Glass Igloos (Rovaniemi)

    Localizado na movimentada cidade de Rovaniemi, no coração da Lapônia finlandesa, o Arctic SnowHotel & Glass Igloos oferece aos hóspedes vistas espetaculares de 360 ​​graus dos céus nórdicos, sem mencionar uma infinidade de atividades árticas que certamente satisfarão até os viajantes mais inquietos. Se você optar pelo SnowHotel ou pelo Glass Igloos, aproveite para fazer esculturas na neve e em seguida desfrutar de uma sauna. Diversões adicionais incluem pescar no gelo no lago Lehtojärvi ou visitar uma das típica casa finlandesa para aprender mais sobre a vida cotidiana na Lapônia (e, claro, provar alguns deliciosos pães finlandeses).

  • Octola Lodge (Rovaniemi)

    Aclamada como a última região verdadeiramente selvagem no continente europeu, a beleza da Lapônia reside em sua simplicidade e nas vastas extensões de terras abertas (e muitas vezes cobertas de neve). Nunca esse sentimento de grandeza foi tão profundo quanto no Octola Lodge, a criação hiper-luxuosa de Janne Honkanen, CEO da Luxury Action, responsável por muitos desenvolvimentos de hospitalidade na região. Lá, os viajantes têm a oportunidade de reservar todo o alojamento para amigos ou família de uma única vez, mas mesmo se você alugar um quarto (e não a casa toda), será tratado como um rei (ou rainha). Caso esteja em busca de seu próprio deserto no Círculo Polar Ártico, o Octola é uma versão de inverno de Meca. É facilmente o alojamento mais exclusivo da região nórdica. E o isolamento certamente satisfará até a clientela mais exigente, permitindo uma imersão total no modo de vida local.

  • Snowman World Glass Resort (Rovaniemi)

    Auto-proclamado o “lugar mais frio do Círculo Polar Ártico”, o Snowman World oferece diversas atividades nórdicas na movimentada cidade finlandesa de Rovaniemi. Além de uma viagem de safaris de boneco de neve e paisagens guiadas da aurora, o Snowman World também disponibiliza apartamentos de vidro, com banheiras de hidromassagem e saunas privadas para visitantes. A sauna é uma comodidade de praxe quando o assunto é o luxo finlandês, e a localização do Glass Resort, escondido em uma floresta arborizada em Rovaniemi, é de tirar o fôlego. De qualquer maneira, a privacidade é superestimada, especialmente se a falta dela oferecer a chance de vislumbrar a aurora boreal.

  • Arctic TreeHouse Hotel (Rovaniemi)

    Se seu sonho é dormir em uma casa na árvore da vida real, então, você está com sorte: o Arctic TreeHouse Hotel em Rovaniemi é precisamente tão aconchegante e charmoso quanto parece. Uma colina de trenó nas proximidades é perfeita para crianças de todas as idades, enquanto a decoração e as cozinhas sofisticadas das acomodações individuais proporcionam uma atmosfera elegante e surpreendentemente romântica. Quem disse que as casas na árvore precisam ser tão improvisadas quanto eram quando você estava no ensino fundamental? E, melhor ainda, que outro lugar seria perfeito para apreciar a aurora boreal? Com seu design elegante e localização entre as copas das árvores do Ártico, o TreeHouse Hotel certamente tem o poder de atrair todos os perfis de viajantes.

  • Northern Lights Ranch (Köngäs)

    Já imaginou adormecer sob as estrelas sem morrer de frio enquanto descansa? Ou alimentar as renas antes do café da manhã? O Northern Lights Ranch, localizado na maravilhosa e tranquila Köngäs, na Finlândia, protege o céu noturno das luzes artificiais, o que oferece a oportunidade ideal para apreciar a verdadeira iluminação do Norte. Mas, mesmo que as deslumbrantes luzes da aurora não dêem o ar da graça, você certamente ficará mais do que satisfeito com esse refúgio do Ártico. Quando você fica em um lugar tão mágico quanto o Northern Lights Ranch, as luzes da aurora ficam até fora de questão.

  • Arctic Light Hotel (Rovaniemi)

    Semelhante ao HAAWE Boutique Apart Hotel (que aparece mais adiante em nossa lista), o Arctic Light Hotel oferece aos viajantes uma experiência imersiva no deserto, sem ter que sacrificar o conforto e o luxo das acomodações boutique. Embora idealmente localizado no centro de Rovaniemi, os hóspedes não precisam sequer deixar o lobby do hotel para apreciar deliciosos coquetéis. Após aproveitar a noite, você poderá relaxar no oásis de sua escolha (se optar por uma suíte Polar ou Magic ou Arctic, será apenas uma escolha, é improvável que seja uma opção ruim). O extravagante banheiro da suíte Polar é particularmente surpreendente, bem como as luzes brilhantes da cabeceira do quarto do Ártico.

  • L7 Luxury Lodge (Äkäslompolo)

    A mágica sensação de calma e serenidade que o envolve no momento em que você chega ao L7 Luxury Lodge não é apenas uma invenção de sua imaginação (sedenta por férias), mas um fato histórico. O terreno em que L7 está localizado foi considerado um local sagrado para os moradores que vivem na região. Sua localização não é menos inspiradora sem o contexto espiritual, as acomodações ficam próximas às margens do lago Kukaslompolo e à estação de esqui de Ylläs. Os sete quartos disponíveis oferecem banheiro e área de estar, embora seja provável que você se sinta atraído pela lareira de pedra na grande sala de estar (quando não estiver desfrutando da sauna e do jacuzzi ao ar livre, é claro).

  • HAAWE Boutique Apart Hotel (Rovaniemi)

    Você simpatiza com a ideia de acampar em um iglu ou se envolver em uma manta de pele em uma cama feita de gelo, mas pensa que a realidade pode ser um pouco desagradável? Não se preocupe: graças à abertura do novo HAAWE Boutique Hotel em Rovaniemi, você pode desfrutar de tal experiência no conforto do seu quarto de hotel de luxo. Esta propriedade meticulosamente projetada é inspirada na natureza mística Lapônia finlandesa e possui quatorze quartos temáticos, cada um representa um elemento nórdico específico encontrado do lado de fora do hotel. Escolher uma suíte que recria a aurora boreal, a neve da montanha ou a neblina depende inteiramente de você. Recomendamos o The Ice para um spa zen minimalista e uma banheira de proporções extravagantes perto do quarto principal.

Arctic SnowHotel & Glass Igloos (Rovaniemi)

Localizado na movimentada cidade de Rovaniemi, no coração da Lapônia finlandesa, o Arctic SnowHotel & Glass Igloos oferece aos hóspedes vistas espetaculares de 360 ​​graus dos céus nórdicos, sem mencionar uma infinidade de atividades árticas que certamente satisfarão até os viajantes mais inquietos. Se você optar pelo SnowHotel ou pelo Glass Igloos, aproveite para fazer esculturas na neve e em seguida desfrutar de uma sauna. Diversões adicionais incluem pescar no gelo no lago Lehtojärvi ou visitar uma das típica casa finlandesa para aprender mais sobre a vida cotidiana na Lapônia (e, claro, provar alguns deliciosos pães finlandeses).

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).