Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Como os herdeiros da Barilla estão tirando vantagem da moda do macarrão

Como os herdeiros da Barilla estão tirando vantagem da moda do macarrão

Marca, comandada por quatro irmãos, lucra US$ 3,5 bilhões em vendas todo ano

Chloe Sorvino
15/07/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

GettyImages-153368492

Receitas com massa estão fazendo sucesso. De espaguete a petiscos de macarrão com queijo, a internet sempre inventa um jeito novo de usar esse prato. Na verdade, depois de quatro anos sem pesquisar o termo, as pesquisas pela massa estão muito mais frequentes. Rigatoni, por exemplo, foi pesquisado 26% mais de janeiro de 2015 a janeiro de 2016, de acordo com o Relatório de Tendências Alimentícias do Google. Segundo o relatório: “É hora dos marqueteiros darem atenção ao macarrão. Há um interesse crescente em uma variedade de receitas, e consumidores estão cada vez mais procurando novas ideias para suas aventuras gastronômicas.”

Essa é uma boa notícia para a Barilla, que é a maior marca de massas do mundo, com US$ 3,5 bilhões em vendas, e para seus quatro herdeiros milionários, os irmãos Guido, Paolo, Luca e Emanuella. Guido Barilla é o CO mais antigo da empresa, enquanto Paolo e Luca o ajudaram a cuidar da companhia por décadas. Cada um tem aproximadamente uma fortuna de US$ 1,5 bilhão.

LEIA MAIS: Refeição mais cara do mundo custa US$ 2 milhões

Com 30% do mercado de macarrão nos EUA e 10% das vendas mundiais, Barilla se considera em uma posição ideal para crescer, particularmente em áreas de nicho. Para aumentar seu alcance de mercado, a marca tem investido em pesquisa e desenvolvimento, e recentemente gastou US$ 26 milhões para expandir sua produção de macarrão.

De acordo com a Euromonitor, o consumo global de macarrão sem glúten cresceu 89% nos últimos cinco anos e especialistas esperam que cresça mais 43% até 2020. A venda de macarrão orgânico cresceu 53% desde 2010 e a Euromonitor prevê um crescimento de mais 30% até 2020.

LEIA MAIS: Famoso empório londrino de uísque retorna a seus dias de glória

“O principal objetivo dos fabricantes é conseguir novos consumidores, particularmente em mercados em constante crescimento onde pessoas ainda estão acostumadas a cozinhar arroz e miojo, mas não sabem como fazer macarrão”, diz a analista da Euromonitor, Jack Skelly, que diz ainda que pode ser difícil para a Barilla impulsionar suas vendas signitivamente, dado que o total de vendas da marca cresceu apenas 2% nos últimos 5 anos. Skelly prevê que as companhias vão desenvolver mais opções como macarrão instantâneo ou kits com molho, carne e queijo, lançados nos EUA pela Barilla.

Quando se trata de marketing, a Barilla vem liderando uma campanha de marketing compreensiva para dizer que “comer macarrão não é tão ruim quanto te falam”. A empresa foi uma principais financiadoras (junto com o governo italiano e a fundação Pfizer) de dois estudos sobre a dieta italiana, acompanhando a alimentação de 23,000 pessoas. Os resultados, lançados na semana passada, têm uma mensagem simples: a perda de peso está associada com aqueles cujos 10% das calorias diárias vem de um prato de macarrão.

LEIA MAIS: Estado indiano cobra de fast foods um imposto sobre gordura

O ponto é que o estudo foi feito no contexto da dieta mediterrânea, cuja base consiste na ingestão de peixes, vegetais e óleo de oliva e é uma das dietas mais saudáveis ao redor do mundo. A Barilla também lançou uma série de vídeos chamada “While The Water Boils” (“Enquanto A Água Ferve” em tradução livre), que tem a participação do cientista e apresentador Bill Nye e da estilista Rachel Zoe.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • barilla
  • macarrão

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

  • Forbes Agro

    Saiba Como os Azeites Borriello e Bem-te-Vi Estão Unindo Terroirs para Fazer Escala

Últimas Notícias

  • Sinner, Líder do Tênis Mundial, Recebe Confissão Esportiva do Papa Leão

  • Papa Leão Promete Empenho Total Pela Paz Global

  • A Intuição Como Ferramenta de Gestão

  • dowell/Getty Images

    Cuidar da Saúde É Melhor Que Cuidar da Doença

  • soja

    Exportações de Soja dos EUA Podem Cair 20% sem Acordo com a China

  • SLC Agrícola Mais Que Dobra Lucro no 1º Trimestre

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.