Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Cultura de compliance é usada para engajar funcionários

Empresas criam cultura de compliance para engajar funcionários

Melhores práticas geram vantagem competitiva para a organização e mobilidade para o empregado

BrandVoice Petrobras
02/03/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

compliance_istock

“Estar em compliance”.

A frase, recentemente incorporada ao vocabulário corporativo, significa que uma empresa está alinhada (em conformidade) com as regras dos órgãos reguladores e às leis do mercado e dos países onde atua. E, ainda também, quer dizer que ela própria tem regras de conduta e procedimentos internos que devem ser seguidos por seus colaboradores.

Ao estabelecer procedimentos e zelar por seu cumprimento, as empresas também criam mecanismos para engajamento de seus funcionários. “Não adianta tentar engajar a pessoa em cima de um determinado processo. Você tem primeiro de criar a cultura para isso. Não existe compliance sem que haja a cultura por trás dele”, afirma o coordenador do curso de pós-MBA em governança corporativa e compliance da Fundação Getulio Vargas, professor Ronaldo Raeny Rangel.

Em algumas empresas isso já está bem estabelecido, segundo Rangel. No momento em que o funcionário entra para a organização, já sabe que procedimentos deve seguir. O ambiente como um todo segue os padrões estabelecidos, e ele se integra de forma natural. “Em empresas como, por exemplo, as de economia mista, as de porte médio brasileiras, você precisa primeiro criar a cultura de que o compliance é fundamental para o desenvolvimento da própria organização”, afirma. Essa cultura é criada a partir de uma estrutura de treinamento.

Uma empresa que zela por suas regras de conduta e conformidade é mais saudável e produtiva, segundo Henrique Luz, vice-presidente da PwC Brasil

Uma empresa que zela por suas regras de conduta e conformidade é mais saudável e produtiva, segundo Henrique Luz, vice-presidente da PwC Brasil (Cordel Imagens)

“A lógica do compliance tem de ser exposta não apenas como uma questão ética, uma questão de postura diante do quadro atual da economia e da política brasileira, mas como uma visão de eficiência na empresa, como uma visão de mobilidade do corpo funcional dessa empresa. Essa é sua essência”, diz Rangel.

O objetivo maior dessa prática é demonstrar que um comportamento adequado, ético e sustentável gera vantagem competitiva para a organização e maior mobilidade para as pessoas que fazem parte dela.

“Propósitos, valores, códigos de conduta, voz do topo estimulando a adesão às normas internas, às leis e às regulações que cercam aquela atividade, um canal de denúncia, um programa de educação continuada, profissionais se reunindo uma a duas vezes por ano para serem treinados, inclusive em assuntos de natureza ética… Uma empresa que tenha tudo isso é mais saudável, é motivo de orgulho para seus colaboradores. Sua produtividade é impactada”, afirma o vice-presidente da consultoria PwC Brasil, Henrique Luz.

A própria PwC entrega a cada novo funcionário, já no primeiro dia, o propósito da organização e seu código de conduta. Ele então é treinado para entender esse código e não aceitar desvios dos colegas. “O brasileiro, em geral, não se obriga a denunciar o que é errado. Somos levados a isso por uma deturpação de valores. Na sociedade americana, o cidadão é obrigado a denunciar o que vê de errado. Nas grandes organizações, os funcionários são convidados a fazer o mesmo, a defender o que é o certo”, afirma Luz.

A Petrobras também desenvolveu um programa específico de integridade. O Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção (PPPC) detecta, previne e corrige práticas fora do padrão. Por meio dele, a empresa fortaleceu seus instrumentos de controle e conformidade, reduzindo os riscos de fraude e corrupção.

A holding criou uma Diretoria de Governança e Conformidade. Além disso, 150 profissionais de várias unidades da empresa atuam como agentes de compliance, divulgando e promovendo essa cultura entre seus colegas. Eles não estão vinculados à área de conformidade, mas às suas próprias áreas de negócios. Esses agentes incentivam discussões sobre as leis e normas internas, principalmente àquelas ligadas ao combate à fraude e à corrupção. Esses funcionários também ajudam a identificar riscos e a melhorar os mecanismos de prevenção e detecção de desvios de conduta.

A cultura de compliance também é reforçada em ações de comunicação e treinamento, com campanhas, cursos, palestras e videoconferências.Segundo a Petrobras, desde fevereiro de 2016, cerca de 50 mil empregados na holding e cerca de 13 mil em empresas subsidiárias no Brasil e no exterior fizeram treinamento de prevenção à corrupção.

Há, ainda, um canal de denúncia que foi totalmente reformulado, sendo hoje conduzido por uma empresa independente e especializada no serviço de recebimento, coleta e escuta de informações. As denúncias podem ser feitas pelo site www.contatoseguro.com.br/petrobras ou pelo telefone 0800 601 6925.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • compliance
  • Petrobras

As mais lidas agora

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • gado monitorado por IA
    Forbes Agro

    Com IA e Rastreamento em Tempo Real, Startup Quer Reinventar o Manejo de Gado no Brasil

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo papa foi eleito no Vaticano
    Geral

    Fumaça Branca: Novo Papa É Escolhido

Últimas Notícias

  • Corrida do Delivery: por Que iFood e Uber se Uniram?

  • Jessica Chou

    Airbnb Expande Serviços e Entra na Disputa pelo Mercado de Turismo Integrado

  • ThiagoNori/GettyImages

    Mercado Errou Ao Projetar Selic na Casa dos 15,75%?

  • Argentino Fatura US$ 15 Milhões em um Mercado de Nicho Que Vai Além dos Celíacos

  • Juliana Azevedo

    Aprenda a Falar Como um CEO

  • As 28 Maiores Cidades dos EUA Estão Afundando, Segundo Satélites

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Comportamento e Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.