TAP volta a registrar lucro em 2016

Redução nas receitas não impediu resultado positivo da companhia

Leandro Manzoni
Compartilhe esta publicação:
Receita da TAP no ano passado totalizou 2,2 bilhões de euros (iStock)

Receita da TAP no ano passado totalizou 2,2 bilhões de euros (iStock)

Acessibilidade


A empresa aérea portuguesa TAP registrou lucro de 34 milhões de euros em 2016 após dois anos de operação no vermelho. Mesmo obtendo uma receita menor em relação a 2015, a companhia conseguiu uma maior redução nos custos – o que gerou o resultado positivo. A receita no ano passado totalizou 2,2 bilhões de euros, enquanto em 2015 a entrada de recursos foi de 2,39 bilhões de euros. Já os custos decresceram de 2,27 bilhões para 2 bilhões de euros.

Também contribuíram para o resultado positivo os investimentos realizados pela TAP durante o ano, que foram viabilizados após a capitalização realizada pelos novos acionistas. Em Portugal, a empresa criou a TAP Express, ofereceu novas rotas e renovou a frota dos seus voos regionais. Além disso, a empresa duplicou a sua operação no mercado norte-americano, aumentando a oferta de voos em rotas existentes e criando novos trajetos.

RANKING: 20 companhias aéreas mais seguras do mundo

O número de passageiros também aumentou em 2016, mesmo com a redução de 3% na oferta de assentos. A companhia transportou 11,7 milhões de pessoas no ano passado, 400 mil pessoas a mais do que no ano anterior.

Compartilhe esta publicação: