Como impulsionar suas apresentações sem PowerPoint

Fazer algo diferente é importante, mas é preciso garantir o engajamento

Redação
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O segredo para impulsionar suas apresentações é se certificar de que seu conteúdo seja envolvente e interativo. Este tipo de abordagem é frequentemente chamado de “aprendizado ativo” e sua eficácia é comprovada. No mundo acadêmico, os índices de falha dos estudantes despencaram cerca de 35% na comparação entre trabalhos e apresentações feitas com esta nova abordagem e os métodos tradicionais.

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Antes de abandonar o PowerPoint e sua maneira usual de apresentação, no entanto, pense sobre o ponto crucial da sua mensagem e como você quer que as pessoas se sintam depois de verem seu conteúdo. Em seguida, projete uma experiência que irá transportar seus interlocutores para onde você quer. Requer coragem fazer as coisas de uma forma diferente, mas isso significa que seu conteúdo poderá afetar as pessoas e sua mensagem será muito mais duradoura.

Veja, a seguir, algumas ferramentas e truques para ajudá-lo a incorporar esta metodologia ao seu trabalho, seja em apresentações para colegas, participantes de uma conferência ou potenciais investidores.

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    1. Transforme o conteúdo em jogos

    Tente transformar alguma parte da sua apresentação em um quiz: retire dela elementos cruciais e peça aos participantes que tentem adivinhar números, autores das frases, fatos ou conclusões. Isso vai garantir que eles prestem muita atenção no que você está dizendo e mantenham-se motivados. Você pode ir além e planejar uma apresentação com bingo: distribua fichas para as pessoas preencherem enquanto você segue com seu conteúdo.

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    2. Comece com uma pergunta

    Comece sua apresentação pedindo aos participantes que façam algo enquanto você apresenta. Pode ser anotar uma ideia que surgiu, descrever algo que os tenha animado ou mesmo sinalizar um tópico que tenha parecido contraditório na apresentação (insights poderosos frequentemente surgem de contradições). Tudo isso vai te ajudar a provocar uma interessante discussão posteriormente.

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    3. Distribua funções

    Enquanto você apresenta, distribua entre sua equipe ou sua plateia tarefas para garantir que elas estão processando as informações que você oferece de uma maneira perspicaz. Por exemplo: peça para que alguém seja a voz do consumidor, enquanto outras pessoas interpretam o papel do seu concorrente, de um ávido fundador de uma startup, do seu presidente e de representantes de alguns departamentos da empresa. Esta é uma maneira de criar uma discussão vigorosa depois da sua apresentação.

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    4. Seja envolvente

    Se uma imagem vale mil palavras, um vídeo vale mil imagens. Vasculhe o YouTube para encontrar pessoas do mundo real que tenham conquistado seus objetivos, leve estímulos que falem a respeito de tendências, dados e informações sobre os quais você está falando ou vá para as ruas e pergunte às pessoas o que elas pensam sobre o que você está fazendo e grave estes depoimentos (isso pode parecer complicado e trabalhoso, mas levará menos de dez minutos). Um conteúdo com o qual as pessoas possam se conectar fará com que sua mensagem se torne inesquecível.

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    5. Prepare a cena

    Torne seu ponto inesquecível ao tratar sua apresentação da maneira que você trataria uma peça. Utilize música, adereços e até fantasias para garantir que seu conteúdo seja ouvido. Em vez de fazer isso de maneira aleatória, se certifique de que estes complementos dêem vida a uma parte crucial do seu conteúdo. Se você quer destacar, por exemplo, o quão confusa sua categoria é para compras, você pode começar a apresentação exibindo um clipe japonês e, na sequência, perguntar o que as pessoas acharam dele.

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    6. Valorize a moda antiga

    Isso significa se afastar inteiramente da tecnologia e utilizar suas habilidades do jardim da infância para causar impacto. Nas empresas inovadoras, os funcionários são estimulados a fazerem suas apresentações com cartazes desenhados à mão. Apesar de soar intimidador, criar algo assim transmite cuidado, paixão profissional, criatividade e reforça o envolvimento de forma dramática. A tendência do desenho feito à mão está em ascensão, com a proliferação de story-tellers que conseguem transformar o conteúdo em uma extravagância visual enquanto o interlocutor fala. É um processo fascinante de assistir e reforça o engajamento de maneira significativa.

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1. Transforme o conteúdo em jogos

Tente transformar alguma parte da sua apresentação em um quiz: retire dela elementos cruciais e peça aos participantes que tentem adivinhar números, autores das frases, fatos ou conclusões. Isso vai garantir que eles prestem muita atenção no que você está dizendo e mantenham-se motivados. Você pode ir além e planejar uma apresentação com bingo: distribua fichas para as pessoas preencherem enquanto você segue com seu conteúdo.

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