HSBC escolhe veterano do banco como novo CEO

A indicação de John Flint é a primeira grande decisão tomada pelo novo presidente do Conselho do banco, Mark Tucker, que assumiu o posto há apenas 12 dias

Redação, com Reuters
Compartilhe esta publicação:
iStock
iStock

A indicação de John Flint é a primeira grande decisão tomada pelo novo presidente do Conselho do banco, Mark Tucker, que assumiu o posto há apenas 12 dias (iStock)

Acessibilidade


O HSBC escolheu John Flint como próximo presidente-executivo, com um recém-chegado novo chefe no Conselho de Administração da companhia optando por um funcionário da própria instituição para liderar uma busca por crescimento na receita no maior banco europeu. Flint, que gerencia o setor de varejo e gestão de patrimônio fora de Londres, vai assumir como CEO em fevereiro do ano que vem, quando Stuart Gulliver, 58 anos, se aposentar depois de sete anos no posto.

LEIA MAIS: Como se tornar um CEO de sucesso

A indicação é a primeira grande decisão tomada por Mark Tucker, ex-chefe no grupo AIA, que oficialmente assumiu o seu posto no HSBC há apenas 12 dias, quando foi nomeado como o primeiro presidente do Conselho do banco escolhido fora da instituição. Flint, que trabalha no banco desde 1989 e não tem relação de parentesco com Douglas Flint, antecessor de Tucker, é visto por outros executivos do HSBC como uma opção segura. Durante a sua carreira no HSBC, Flint, de 49 anos, trabalhou em diversos setores e passou os seus primeiros 14 anos na Ásia, o que lhe dá uma experiência vista como vital para a função de CEO.

“Ele tem grande entendimento e respeito pela tradição do HSBC e tem a paixão para construir o banco para a próxima geração”, disse Tucker num comunicado. Flint apareceu como favorito ao cargo nos últimos seis meses, uma vez que as expectativas de que o banco poderia escolher o seu primeiro CEO vindo de fora da empresa em 150 anos de história se reduziram logo após um aumento no preço de suas ações.

Compartilhe esta publicação: