O homem que revolucionou os sites de namoro

Criador do OKCupid, Sam Yagan figurou entre mais influentes da “Time”

Alejandro Cremades
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Sam Yagan

Criador do OKCupid, Sam Yagan figurou entre mais influentes da “Time”

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Recentemente, eu tive o prazer de entrevistar o empreendedor Sam Yagan para o podcast “DealMakers”. Atualmente CEO da ShopRunner, ele já criou inúmeras empresas de sucesso e foi incluído na revista “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Provável responsável pelas maiores histórias de sucesso empresariais, o executivo arrecadou milhões para startups, tornou-se um investidor e até chegou a tirar sua empresa da falência, transformando-a em uma companhia com oferta pública de US$ 400 milhões e revolucionando os sites de namoro.

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Veja, a seguir, os pontos altos da entrevista para o podcast, e o conselho de Sam Yagan para alcançar o sucesso:

<strong>Uma oferta irrecusável</strong>

Yagan fundou sua startup em 1999, quando era estudante na Universidade de Harvard, junto de seus colegas de quarto Max Krohn e Chris Coyne. Na época, as instituições de ensino não davam tanto apoio aos projetos de seus estudantes, e havia a preocupação de que os universitários se distraíssem das aulas.
Os cofundadores se inspiraram no conceito do CliffsNotes, série de guia para estudantes, e adaptaram-no para a internet. Assim nasceu o SparkNotes, que cresceu rapidamente com o apoio de uma plataforma de anúncios. Era necessário ter um modelo de publicidade, já que pagamentos pela internet, especialmente de estudantes, não tinham suporte.

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Por sorte, Yagan conseguiu um bônus de US$ 7 mil pela assinatura de um acordo com a empresa de consultoria na qual começaria a trabalhar um ano após a graduação e aplicou o dinheiro na startup. Posteriormente, o trio recebeu a ajuda de um financiamento coletivo de amigos e familiares, no total de US$ 250 mil.

Na época, outras empresas buscavam ser associadas a vários setores para aumentar o próprio tráfego, comprando outras companhias e acompanhando o ranking de startups como a SparkNotes. Não demorou para que o trio de empreendedores recebesse o que foi descrito como “uma oferta que não dava para recusar”: US$ 30 milhões pela SparkNotes, por ter acabado de concluir um ano no projeto.

<strong>O maior erro de um empreendedor</strong>
Um dos maiores arrependimentos de muitos empreendedores é vender sua startup quando ela está engatinhando. Embora essa opção seja lucrativa para os fundadores, Yagan afirma que seu maior erro foi não comprar seu empreendimento de volta quando o valor ainda era bom. Oito semanas após a venda da SparkNotes, o número de visitantes do site começou a diminuir. Assim, o valor da empresa caiu entre 90% e 95% naquele ano.

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No desespero, a empresa compradora ofereceu a Yagan 50% dos lucros se ele ajudasse a revender o negócio. Assim, a SparkNotes foi revendida para a Barnes and Noble por US$ 3,5 milhões, o que não era um valor ruim nas circunstâncias.

No entanto, Yagan perdeu ali a oportunidade de recomprar a empresa — que continua popular — com grande desconto.

<strong>O Google da paquera e a revista “Time”</strong>

Depois da SparkNotes, Yagan criou uma startup chamada eDonkey. Ela conseguiu elaborar uma solução efetiva para contornar questões regulatórias de startups, que afundaram o antigo serviço de streaming Napster. Foram só outros regulamentos, aplicados posteriormente, que afundaram a empresa de software Grokster e obrigaram a eDonkey a desembolsar US$ 30 milhões e fechar a loja.

Embora regulamentos sejam necessários e possam funcionar a favor de algumas startups, eles também podem gerar incerteza para empreendimentos ousados e seus possíveis investidores.

Foi então que Yagan assumiu o controle do mercado de sites de namoro: o executivo criou o OKCupid, que o levou a ser considerado uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista “Time”. À época, os empreendedores que lideravam os sites de namoro eram psicólogos de verdade. A eHarmony foi fundada pelo profissional da saúde Neil Clark Warren, e o site Match.com fez uma parceria com o Dr. Phil, psicólogo e apresentador na televisão norte-americana.

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Até então, as únicas opções no mercado eram os sites de namoro dirigidos por psicólogos. Yagan e equipe apostaram que o papel da internet não deveria ser ajudar você a entender quem ou o que estava procurando, mas apenas a encontrar, porque, acreditavam, as pessoas já sabiam o que queriam.

Por centenas de milhares de anos, os humanos namoraram, casaram e procriaram. Ainda assim, aqueles sites de relacionamento, como o eHarmony, estavam tentando dizer: “Aqui está o que você procura. Veja quem é melhor para você”. O OKCupid chegou no mercado e disse: “Você já sabe o que quer. O problema a ser resolvido, e é nisso que a internet pode ajudar, é a falta de acesso a pessoas diferentes e interessantes”.

Com o suporte de diversos algoritmos, foi possível realizar esse plano e criar conexões mais, digamos, sagazes entre os usuários. O OKCupid se tornou o Google do namoro. Até o lançamento do Tinder, deve ter sido o único site de namoro gratuito.

Entre duas rodadas de financiamento, o site arrecadou US$ 7,5 milhões e acabou vendido para o Match por US$ 50 milhões, com a possibilidade de mais US$ 40 milhões em “earnout” (valor que os vendedores devem receber com base no desempenho do negócio após a aquisição). Com sua oferta pública de mais de US$ 400 milhões, Yagan se tornou o CEO do Match Group, empresa que opera uma variedade de plataformas, incluindo Tinder, “Match.com” e OKCupid.

<strong>O segredo das startups</strong>

Como o executivo e seus empreendimentos foram capazes de alcançar um sucesso tão grande? E o que ele procura em outros empreendedores, que agora financia? As três principais características que ele procura em fundadores de novas startups, as quais está disposto a financiar, são: capacidade de atrair uma equipe, abertura a novas ideias e proatividade.

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Essas características formam uma operação abrangente e inteligente. Liderar equipes maiores é algo que o empreendedor vivencia em seu atual cargo de CEO na ShopRunner, uma rede de comércio eletrônico gratuita, que realiza a transição em dois dias e conecta varejistas a milhões de compradores.

Evoluir no trabalho, ser capaz de crescer como líder e lidar com isso em uma empresa com grande escala de funcionários também são aspectos fundamentais. Para Yagan, fundadores devem gastar de 5% a 10% de seu tempo fora do ambiente de trabalho, construindo relacionamentos e conectando-se com aqueles que eventualmente podem ser compradores.

Para Yagan, vale ainda destacar, o marketing de conteúdo foi um aspecto importante. Ele dá um crédito enorme a sites e blogs pelo sucesso do OKCupid. Além disso, o site era bem acessado pela permissão dada ao Google para extrair conteúdo de SEO, enquanto sites concorrentes ficavam ocultos, exigindo assinatura.

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