Elon Musk lança nova caminhonete futurista da Tesla

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Veículo tem design e funções muito diferentes de outras montadoras e não deve ameaçar a concorrência

Resumo:

  • A picape elétrica de Elon Musk aparece em dois modelos, com diferentes durações de bateria e distância percorrida;
  • Segundo especialistas, a caminhonete não oferece riscos de concorrência para Ford, GM ou FiatChrysler;
  • O mercado deste tipo de modelo nos Estados Unidos supera 2 milhões de veículos vendidos.

Elon Musk reinventou a picape do século 21, transformando-a em uma besta elétrica robusta. O veículo parece com o que vemos na saga de “O Exterminador do Futuro” e em “Blade Runner” e vai deixar qualquer vizinhança perplexa, de Los Angeles ao Vale do Silício. Porém, a curto prazo (ou sempre), não irá concorrer com as caminhonetes da Ford, GM e FiatChrysler.

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Chamado de Cybertruck, o superveículo foi apresentado ontem (21) para um salão lotado de fãs da Tesla nos subúrbios de Los Angeles é definitivamente uma nova versão dos veículos mais vendidos nos EUA, que Musk disse que “são os mesmos há 100 anos”. Reinventando o estilo, nas linhas do caminhão elétrico R1T da Rivian, a Tesla decidiu que um design muito polarizador, revestido em aço inoxidável laminado a frio, era a aposta correta.

“Não parece como nada que conhecemos”, disse Musk, enquanto vários membros da equipe de design da Tesla saíam do veículo, vestidos em couro preto e parecendo personagens de “Mad Max”. A inspiração para o design diferenciado do veículo foi criar uma mistura entre uma picape e um avião de combate furtivo, aparentemente. “Conseguimos fabricar o revestimento com aço inoxidável ultra-duro.”

Franz von Holzhaussen, designer-chefe da Tesla, demonstrou o quão difícil era danifica a porta do motorista pela parte da fora. Ele acertou o carro com uma marreta, que praticamente não causou danos. Musk disse que os vidros do veículo também são superfortes, apesar de a demonstração mostrar que nem tanto. Von Holzhaussen danificou severamente as janelas dos vidros dos passageiros ao jogar uma bola de aço maçico contra eles.

“Vamos consertar isso antes do envio”, brincou Musk, depois se mostrar insatisfeito com o ocorrido.

A parte é foi o preço inicial: US$ 39.900. A versão com bateria mais durável chega a US$ 69.900. O modelo padrão percorre cerca de 400 km por carga, enquanto o outro anda o dobro. Musk disse que a Tesla já está recebendo pedidos para o veículo.

Ainda assim, ele não soube dizer quando as entregas começam. Também não foi revelado onde o Cybertruck será montado.

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“O caminhão Tesla é certamente único”, disse Akshay Anand, analista-executivo da Kelley Blue Book. “Pode não atrair compradores tradicionais por suas necessidades (em caminhões tradicionais), mas alguns de seus recursos de desempenho e utilidade, combinados com o design, podem atrair compradores que desejam algo radicalmente diferente.”

Seu preço inicial também deve atrair compradores no mercado de caminhões elétricos, disse ele. “Como sempre, qualidade e produção serão de grande interesse quando a data de lançamento se aproximar”.

O veículo curioso é algo que Musk, amante da ficção científica, quer que Tesla faça há anos, e um projeto de paixão que reflete sua vontade pessoal. “Não faço pesquisa de mercado, seja o que for”, disse ele a uma audiência em uma conferência para empresários do espaço em San Francisco neste mês. “Se você não ama o produto, não deve esperar que os outros gostem.”

As vendas de picapes nos EUA, o principal mercado mundial para esses veículos, ultrapassam 2 milhões de unidades por ano e os líderes em volume Ford, GM e Ram da FiatChrysler lutam para manter a lealdade do comprador e os direitos de se gabar em um espaço onde os preços médios se aproximam de US$ 50 mil. A Rivian posicionou seu veículo como uma marca premium, com um preço base de US$ 69 mil.

A autonomia e a resistência do Cybertruck lhe darão credibilidade no cenário, e as especificações estabelecidas por Musk excedem as do R1T da Rivian, startup apoiada pela Amazon, que foi lançada há um ano, também em Los Angeles. Seu carro oferecerá até 400 milhas de autonomia por carga, poderá transportar até 4,9 toneladas e oferecer novos tipos de armazenamento e transporte.

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Mesmo que a picape da Tesla atraia indubitavelmente compradores não convencionais que desejam um veículo muito ousado, o estilo do modelo Rivian, que custa cerca de US$ 69 mil, pode atrair um segmento mais amplo de clientes de caminhões que desejam experimentar uma variante elétrica. Ford e GM também estão desenvolvendo carros movidos a bateria, embora nenhuma empresa tenha revelado nada.

“O estilo é polarizador, para dizer o mínimo”, afirmou Matt DeLorenzo, editor-executivo sênior da Kelley Blue Book. “Provavelmente, vai agradar àqueles que nunca tiveram uma picape, mas, quanto a proprietários tradicionais de caminhonetes, pode não ser tão atraente. Será um produto de nicho na melhor das hipóteses e não representa nenhuma ameaça no mercado tradicional de picapes.”

Veja, abaixo, algumas imagens do carro:

  • O Cybertruck tem versões que percorrem 400 km e 800 km com uma carga de bateria

  • É possível carregar quase 5 toneladas com o veículo

  • Veículo tem design e funções muito diferentes de outras montadoras

  • A caminhonete futurista não irá ameaçar a Ford, GM ou FiatChrysler

  • Mais de 2 milhões de picapes foram vendidas nos EUA

O Cybertruck tem versões que percorrem 400 km e 800 km com uma carga de bateria

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