Entenda porque o bitcoin e suas versões começaram o ano bem

Getty Images
Bitcoin cash e bitcoin SV começaram o ano chamando a atenção de investidores

O bitcoin cash e o bitcoin SV, que são versões rivais originadas do bitcoin comum, de repente tiveram uma alta inesperada. O bitcoin SV por exemplo, dobrou de valor desde o começo do ano.

LEIA MAIS: Porque o bitcoin pode alcançar a marca dos US$ 50.000 em 2020

O valor do bitcoin subiu de carona com a alta da economia cripto, adicionando 5% ao seu valor no último dia, começando 2020 bem. O bitcoin cash, que se separou do bitcoin em 2017, teve alta de 7%.

Já o bitcoin SV, que se ramificou do bitcoin em 2018 e agora é controlado pelo controverso cientista da computação Craig Wright, teve uma alta maior ainda após Wright conseguir documentos que provam que ele ajudou na criação do bitcoin original há pouco mais de dez anos.

O bitcoin SV já vem subindo há um mês e, depois de um 2019 difícil, cresceu rapidamente nas últimas semanas, adicionando um valor de 80% só nos últimos sete dias.

Wright, que já disse várias vezes que ele próprio é Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin, está em uma disputa legal com Ira Kleiman – irmão de Dave Kleiman, quem Wright disse também ter ajudado com a criação do bitcoin -, que o está processando por 1,1 milhão de bitcoins, quantia que atualmente vale quase US$ 9 milhões.

Wright teve uma pequena vitória no tribunal na semana passada quando uma juíza disse que fatos previamente estabelecidos na Flórida estão agora em questão e deu a Wright três semanas para desbloquear o chamado “Tulip Trust”, que contém muitos dos primeiros bitcoins criados.

Wright disse que esse fundo não está acessível no momento, pois diversas chaves são mantidas por um intermediário anônimo, mas agora ele tem até dia 3 de fevereiro para achá-las.

No entanto, a juíza Beth Bloom duvidou que tais documentos apareçam. “Dadas as inconsistências e mentiras do réu, o tribunal duvida que exista a remota possibilidade destas ‘provas’ chegarem, mais ainda em janeiro de 2020, como foi pedido ao réu,” disse a juíza Bloom em um relatório do dia 10 de janeiro.

Os apoiadores do bitcoins SV esperam que esse último acontecimento signifique que Wright será realmente aceito como criador do bitcoin, e assim tendo controle de mais de 1 milhão de bitcoins, ele vire o mercado a favor do bitcoin SV.

Enquanto isso, o bitcoin e o mercado cripto continuam em alta entrando em 2020, mesmo após alguns avisos graves. Ontem (13), os esperados bitcoins trocados em exchange foram lançados na Chicago Mercantile Exchange, o mercado financeiro de Chicago, permitindo que negociadores pudessem fazer apostas mais sofisticadas no bitcoin.

Além disso, o número de bitcoins emitidos por minuto atingiu uma alta histórica na semana passada, enquanto alguns especulavam que os bens digitais começariam a funcionar como investimentos de segurança.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).