10 empresas com melhor reputação em 2020

Kiyoshi Hijiki/GettyImages
Kiyoshi Hijiki/GettyImages

Empresas com boa reputação são capazes de impulsionar o desejo de consumir em 78%

Há dez anos, o Reputation Institute anuncia anualmente o ranking Global RepTrak, levantamento que mede o que impulsiona a reputação das grandes empresas, segundo a percepção do consumidor.

Lego e Walt Disney fazem parte do top 10 desde sua estreia e, segundo o Instituto, três pontos mantém as duas corporações na liderança da lista: excelência em produtos e serviços, liderança inovadora e crescimento com propósito.

VEJA TAMBÉM: Natura fica em 2º lugar em ranking mundial de reputação em responsabilidade corporativa

Empresas com boa reputação são capazes de impulsionar o desejo de consumir em 78%, a vontade de trabalhar para a companhia em 70% e o benefício da dúvida em 64%.

A companhia brasileira de cosméticos Natura que ocupou a segunda posição da lista de 2019 está fora do ranking deste ano.

Metodologia:

A pesquisa de reputação analisa o equilíbrio entre sete requisitos que, juntos, representam o total de 100%: qualidade do ambiente de trabalho (11,5%), produtos e serviços (20%), governança corporativa (14,8%), cidadania (14,4%), performance financeira (13,2%), inovação (13,1) e liderança executiva (12,9%).

Veja, na galeria de imagens a seguir, as dez companhias com melhor reputação em 2020, segundo o Reputation Institute:

  • 10º. Intel

    País: Estados Unidos
    Os consumidores normalmente não têm fortes ligações com companhias do setor B2B. Mas em 2020, a Intel reduziu essa lacuna com o público em geral. A empresa é vista como inovadora, bem organizada, boa empregadora e líder em segurança global de dados.

    Reprodução Forbes
  • 9º. Bosch

    País: Alemanha
    A Bosch, uma empresa cujos aparelhos e ferramentas podem ser encontrados em muitos lares ao redor do mundo, é vista como uma empresa que oferece excelentes produtos e tem um impacto positivo na sociedade.

    Reprodução Forbes
  • 8º. Adidas

    País: Alemanha

    A Adidas é outra marca que, além de ter ótimos produtos, se destaca dos outros concorrentes pelo local de trabalho e governança. A empresa é conhecida por investir muito em sustentabilidade, o que se traduz em uma forte reputação global.

    Zhang Peng/Gettyimages
  • 7º. Netflix

    País: Estados Unidos

    A Netflix subiu no ranking global nos últimos três anos, impulsionada por uma aceitação do serviço de streaming, que alimenta o caráter inovador da empresa. A companhia também pontua bem por operar seus negócios de forma ética.

    Reprodução Forbes
  • 6º. Levi Strauss & Co.

    País: Estados Unidos

    A Levi Strauss & Co. saltou da 13ª para a 6ª posição este ano, demonstrando que as marcas tradicionais podem melhorar sua reputação ao longo do tempo. O maior aumento em relação ao ano anterior foi na área da cidadania, com consistência e clareza de posicionamento em questões sociais e ambientais como controle de armas e uso responsável da água.

    SOPA Images/Gettyimages
  • 5º. Microsoft

    País: Estados Unidos

    A Microsoft é o exemplo de uma empresa global que trabalha todos o requisitos de reputação. Ela se destaca por seus produtos inovadores, é líder em responsabilidade social e ambiental e é vista como empregadora global respeitável. Além disso, a companhia apresenta mais pontos em propósito corporativo do que a maioria das empresas.

    Reprodução Forbes
  • 4º. Ferrari

    País: Itália

    A companhia estreia no top 10 deste ano pela notável conexão com os consumidores globais –sem mencionar seus produtos, serviços e inovação da categoria. Famosa no universo automobilístico, 60% do público considera a Ferrari uma marca distinta.

    Reprodução Forbes
  • 3º. Rolex

    País: Suíça

    Símbolo definitivo de elegância e sofisticação, a Rolex é reconhecida em qualquer lugar do mundo. Além de ter o apelo de uma marca de luxo, a companhia recebe pontos por seus produtos atemporais e liderança no setor.

    SOPA Images/Gettyimages
  • 2º. Walt Disney Company

    País: Estados Unidos

    A Disney é uma marca icônica com notável desempenho em consistência e inovação –no ano passado, destacou-se com o lançamento de um canal de mídia de streaming.

    Reprodução Forbes
  • 1º. Grupo LEGO

    País: Dinamarca

    Sempre entre as primeiras posições por dez anos consecutivos, o Grupo LEGO ocupa em 2020 a primeira posição no ranking de Reputação Global. A empresa é destaque pela qualidade de seus produtos, bem como dedicação à educação, sustentabilidade e impacto social.

    SOPA Images/Gettyimages

10º. Intel

País: Estados Unidos
Os consumidores normalmente não têm fortes ligações com companhias do setor B2B. Mas em 2020, a Intel reduziu essa lacuna com o público em geral. A empresa é vista como inovadora, bem organizada, boa empregadora e líder em segurança global de dados.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).