Onda de calor traz riscos a safras de trigo na França e Espanha

Compartilhe esta publicação:

 

Acessibilidade


PARIS (Reuters) – Uma onda de calor excepcionalmente antecipada na França e na Espanha pode estressar ainda mais as safras de trigo após uma primavera seca, embora uma redução esperada na temperatura e chuvas na região este mês devam evitar grandes perdas nas safras, disseram analistas e produtores.

Qualquer queda nos rendimentos pode causar preocupação em um mercado que busca compensar o fornecimento ucraniano que foi interrompido com a guerra, disseram eles.

A maioria dos analistas tem antecipado uma menor produção de trigo na União Europeia este ano, após safras recordes de 2021 na Romênia e na Bulgária e após uma primavera seca, inclusive na França, principal produtor.

As temperaturas na França atingiram 40 graus Celsius localmente na quinta-feira, aproximando-se dos níveis vistos na Espanha na semana passada.

“É um risco extra, já que estamos saindo de uma primavera seca”, disse Aurelien Blary, analista de safras da Strategie Grains. “Estamos esperando alguma perda adicional de potencial de rendimento.”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Analistas projetam a safra de trigo mole da França, excluindo trigo durum, em 33-34 milhões de toneladas, abaixo dos 35,5 milhões do ano passado, uma vez que levam em consideração o menor potencial de semeadura e rendimento variado.

A onda de calor, que deve diminuir a partir de domingo, foi vista como a maior ameaça no centro da França, onde as lavouras estão em seu estágio final de enchimento de grãos.

Isso pode exacerbar as variações de rendimento depois que as chuvas do início de junho ajudaram algumas colheitas, mas não chegaram a algumas zonas secas.

A onda de calor pode piorar uma queda esperada na produção de trigo este ano na Espanha e também na Itália.

(Por Gus Trompiz em Paris, Tsvetelia Tsolova em Sofia, Luiza Ilie em Bucareste e Nigel Hunt em Londres)

Compartilhe esta publicação: