Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Agro / O que a saída do CEO da Nestlé diz sobre o setor de consumo

O que a saída do CEO da Nestlé diz sobre o setor de consumo

Mark Schneider, recém-destituído do cargo de presidente-executivo, levanta preocupações sobre marcas premium de alimentos

Redação
26/08/2024 Atualizado há 9 meses

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Saída inesperada do CEO da Nestlé levanta preocupações sobre impacto no consumo de marcas premium

Mark Schneider, recém-destituído presidente-executivo da Nestlé, conduziu a maior fabricante de alimentos do mundo durante a pandemia da covid-19. Na época, ele teve êxito em aumentar as margens da empresa, apesar da subsequente crise na cadeia de suprimentos. Além disso, realizou uma reorganização histórica na estrutura da companhia.

Desde o pico da pandemia, no início de 2022, as ações da gigante do setor acumulam queda de 30%. Daí porque a saída dele após oito anos como CEO, anunciada na semana passada, levantou preocupações quanto à intenção dos consumidores em comprar produtos de marcas premium.

Leia também

  • forbes nestle
    Carreira

    Nestlé Brasil Anuncia Nova Vice-Presidente de Pessoas

  • Forbes Games

    Nestlé Relança o Surpresa, Ícone dos Anos 1990, em Um Jogo no Roblox

  • Kátia Regina Nestlé
    Carreira

    Após Violência Que Colocou Sua Vida em Xeque, Executiva Assume Diretoria da Nestlé Latam

Embora a Nestlé tenha se recusado a comentar sobre os motivos da saída doe Schneider e ele tampouco não tenha respondido a uma solicitação nesse sentido, fontes disseram à Reuters na última sexta-feira (23) que o executivo havia sido demitido.

Seja como for, ele é o mais recente CEO do setor de bens de consumo a ser demitido. Na semana passada, Laxman Narasimhan perdeu o cargo de CEO da Starbucks depois de menos de dois anos. Ao mesmo tempo, o CEO da Estée Lauder, Fabrizio Freda, planeja se aposentar em 2025, depois que a empresa de cosméticos enfrentou problemas nos últimos meses.

Já em 2023, novos CEOs começaram a trabalhar na Unilever; na Reckitt Benckiser, e na Diageo.

Bastidores da saída

Conforme relatos à Reuters, a diretoria da Nestlé estava preocupada com o fraco crescimento das vendas.

Afinal, até que ponto a inflação está mudando os hábitos de consumo? Analistas do mercado financeiro avaliam que após um longo período de alta generalizada dos preços, os consumidores simplesmente passaram a optar por outras marcas.

A Nestlé não conseguiu reduzir seus aumentos de preços e, quando fez isso, no ano passado, os volumes de vendas continuaram fracos.

Além disso, também é crescente a preocupação com o ritmo mais lento de desenvolvimento de novos produtos. Por sua vez, os lançamentos têm levando mais tempo para serem planejados.

Dados da Nielsen deste ano até junho analisados pelo Barclays mostram que a participação da Nestlé no mercado de varejo caiu drasticamente na Europa em relação ao ano anterior. Além disso, foi profundamente prejudicada nos Estados Unidos.

Outras empresas também perderam participação no mercado e volumes de vendas devido aos preços mais altos. Entretanto, nos últimos trimestres, rivais como PepsiCo e Unilever conseguiram aumentar os volumes novamente, com apoio em inovação e publicidade.

De um modo geral, as empresas do setor de bens de consumo tentam reconquistar a confiança dos consumidores em um ambiente de taxas de juros elevadas e maior controle dos gastos das famílias.

Quem é Mark Schneider?

Schneider, de 58 anos, tornou-se em 2017 a primeira pessoa de fora da empresa a liderar a Nestlé em quase um século. As ações atingiram o pico durante seu mandato, batendo um recorde de 129,5 francos suíços (US$ 152,73) no início de 2022.

Naquele ano, ele liderou uma reformulação da empresa, mudando a diretoria executiva para se alinhar com uma nova estrutura geográfica.

Enquanto isso, empresas rivais não conseguiram sustentar o crescimento da margem operacional nos sete anos até 2023. Já Schneider fez a margem da Nestlé aumentar de 16,5% para 17,3%. Esse feito foi particularmente notável, dado o impacto que as margens do setor sofreram durante a pandemia.

No entanto, a Nestlé registrou um crescimento irregular das vendas durante os quase oito anos de mandato de Schneider em comparação com alguns de seus concorrentes. O ritmo perdeu o impulso ganho durante a pandemia ao afastar os consumidores com preços muito altos em 2023.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O substituto, Laurent Freixe, um francês de 62 anos, começou a trabalhar na Nestlé há 40 anos nas funções de marketing antes de subir na hierarquia para cargos executivos. O novo CEO mostrou foco no crescimento orgânico, em vez de aquisições.

(*Com agências internacionais)

Escolhas do editor

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Escolhas do editor

    Como Resorts de Luxo na Suíça Estão Transformando Viajantes em Investidores Imobiliários

  • Escolhas do editor

    O Que os Super Ricos Comem nos Lounges de Luxo nos Aeroportos

 

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • alimentos
  • bens de consumo
  • consumo
  • Nestlé

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • acordo

    Ibovespa Renova Recorde Histórico e Fecha Perto dos 139 Mil Pontos

  • Pepe Mujica

    Morre José Alberto Mujica (1935-2025), Ex-presidente do Uruguai

  • Presidente dos EUA, Donald Trump, e príncioe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman

    Trump Garante Promessa de Investimento Saudita de US$ 600 Bi em Viagem Pelo Golfo

  • Magda Chambriard

    Petrobras Reforça Que Queda de Petróleo Pede Austeridade e Controle de Custos

  • Global Eggs Compra Granja Legaria na Espanha

  • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

    Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.