Stephen Hawking e Zuckerberg se unem para lançamento espacial

Com investimento de US$ 100 milhões, novo dispositivo poderá alcançar, a 160 milhões km/h, a estrela mais próxima do planeta Terra

Blog da Redação
Compartilhe esta publicação:

AlphaCentauri

Acessibilidade


Stephen Hawking, Mark Zuckerberg e outros gigantes da tecnologia e ciência querem enviar uma pequena sonda – do tamanho aproximado de um iPhone – a 160 milhões de km/h até a estrela mais próxima. Tal projeto, custará cerca de US$ 100 milhões. O “Breakthrough Starshot” tende a ser uma “prova conceito” destinada a tentativa de envio de mensagens a nave espacial Alpha Centauri.

O dispositivo seria anexado ao NanoCraft, que usaria a luz de feixe da terra para impulsioná-lo através do sistema solar e além. “Decidimos nos comprometer com este salto, pois na natureza humana ainda há o desejo de voar”, disse Hawking durante uma conferência de imprensa sobre a iniciativa. “Sem novos métodos de propulsão, nós simplesmente não conseguimos ir muito longe, a menos que estejamos dispostos a investir fortemente nisso”.

VEJA TAMBÉM: NASA divulga novas fotos dos anéis de Saturno

No caminho da Alpha Centauri, a sonda examinaria outros objetos do nosso sistema solar, disseram alguns funcionários do projeto. Por exemplo, a altas velocidades, o aparelho levaria três dias pára chegar a Plutão, um destino que levou nove anos para a New Horizons alcançar.

Se o projeto for um sucesso, o NanoCraft alcançará a Alpha Centauri dentro de 20 anos após seu lançamento – recorde de nave espacial jamais antes alcançado. Em um mundo ideal, as pessoas vivas hoje serão capazes de ver alguns objetos através do cosmos.

Compartilhe esta publicação: