4 perguntas que todo empreendedor deve responder para ser bem-sucedido

Saiba explicar corretamente o que a sua companhia faz e qual o tamanho do mercado que ela faz parte

Quais são os maiores erros que empreendedores cometem quando tentam levantar dinheiro ao criar um negócio? Quando se trata de captação de recursos, há várias opiniões divergentes sobre o que se deve e o que não se deve fazer. Para ajudar pessoas que pretendem abrir uma empresa, separamos dicas que podem ser úteis.

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As quatro perguntas abaixo devem ser respondidas de maneira breve e direta. Se estiver pronto para abrir um negócio, terá respondido tudo em menos de quinze minutos.

Veja na galeria as 4 perguntas que todo empreendedor deve se fazer para ser bem-sucedido:

  • Quanta força você tem?

    Se você está fundando uma empresa, é ideal que tenha em vista um crescimento de, no mínimo, 30% em uma área que importa (lucro, usuários, etc.). Se você não tem força, você precisa (1) perceber melhor o tamanho da sua empresa; (2) mostrar que você e seu time estão comprometidos e se desenvolvendo rápido. É um erro tentar esconder sua falta de força. Um investidor inteligente irá ver através dessa fachada e sua conversa perderá energia e claridade.

  • Quão grande é o seu mercado?

    De novo, só se erra quando não se tem uma comunicação clara e concisa. Dessa vez, vamos tomar como exemplo a Chegg, uma empresa de aluguel de livros didáticos. Uma resposta boa seria: “Somos a Chegg e alugamos livros, 20 milhões de alunos gastam US$ 30 bilhões por ano em livros didáticos. Se as pessoas os alugassem por apenas um terço de seus preços de venda, precisaríamos que apenas 10% do mercado aceitasse a nossa ideia para gerar US$ 1 bilhão em lucro”. Uma resposta ruim seria: “O mercado de RH vale US$ 500 bilhões e está falido”

  • O que a sua companhia faz?

    A resposta deve ser simples e direta. Assuma que a sua audiência não sabe de absolutamente nada. Tome o Airbnb como exemplo: Uma resposta boa seria “Somos o Airbnb e permitimos que você disponibilize o espaço extra da sua casa para aluguel”, enquanto uma resposta ruim seria: “Somos o Airbnb e vendemos espaço extra”.

  • Como você ganhará dinheiro?

    Nunca fuja dessa pergunta. Apenas a responda e siga em frente. Se você consegue fazer propagandas, diga. Se você sabe fazer jogos, diga. Se sua hipótese é que você terá um ótimo efeito de networking e vai monetizar seu trabalho, diga. O único erro que pode ser cometido é você falar várias coisas e não dizer nada. Isso mostra que você não tem ideia do que está dizendo.

Quanta força você tem?

Se você está fundando uma empresa, é ideal que tenha em vista um crescimento de, no mínimo, 30% em uma área que importa (lucro, usuários, etc.). Se você não tem força, você precisa (1) perceber melhor o tamanho da sua empresa; (2) mostrar que você e seu time estão comprometidos e se desenvolvendo rápido. É um erro tentar esconder sua falta de força. Um investidor inteligente irá ver através dessa fachada e sua conversa perderá energia e claridade.


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