3 perguntas para saber se é hora de partir para outro projeto

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Empreendedores sofrem para entender se seu negócio está demorando a decolar ou se, na verdade, não vai dar certo

Você está perto de ter um grande sucesso. Está observando pacientemente as engrenagens girarem, esperando o momento em que seu trabalho ganhe força e reconhecimento e faça de você um vitorioso, algo que sempre soube que aconteceria.

Exceto que você ainda está esperando e esperando. Você está avançando lentamente e dizendo a si mesmo que é um processo lento. Mas e se não for? E se isso nunca decolar? Será que você está esperando tempo demais e vai perder energias que nunca mais vão ser recuperadas? Essa fobia é conhecida como “falácia da queima lenta”, ou seja, a antecipação de um fracasso em um projeto longo que faz com que perdemos a noção de tempo.

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Primeiro, tenha em mente que muitos aspectos de um grande negócio levam tempo para serem construídos. Os produtores de conteúdo podem postar de forma consistente por décadas antes que seu trabalho ganhe força nas plataformas digitais. Fabricantes de alimentos fazem anos de testes, apenas para lançarem um produto que vai ter vendas ruins no começo e decolar depois de um tempo. Como disse o fundador do Airbnb, Brian Chesky: “Nosso sucesso da noite para o dia levou dez anos”.

É possível que você esteja no início de algo que um dia mudará o mundo. Mas talvez o mundo ainda não esteja pronto para isso, e você precise esperar que todos cheguem lá. Talvez você esteja à frente do seu tempo ou não tenha transmitido a mensagem corretamente. Talvez você precise de mais dinheiro, tempo ou mão de obra para crescer. Talvez você não tenha encontrado o público certo ou não tenha elaborado o cliente ou produto dos seus sonhos.

Vá com calma e não perca a esperança.

Veja na galeria abaixo as perguntas que você deve se fazer para saber se o seu negócio faz parte de um lento processo de construção ou se está na hora de partir para outros projetos:

  • Será que estou perdendo tempo?

    Incorporadores imobiliários compram unidades vazias durante uma recessão e não fazem nada com elas até que o mercado melhore. Eles esperam. Não faz muito sentido renovar imediatamente a propriedade se os preços são muito baixos para vender. Eles têm em mãos um negócio de “queima lenta”, mas têm fé no futuro da economia e esperam.

    Não é exatamente a mesma coisa com uma empresa. Claro, você pode ter uma ideia boa, mas, quando ela está funcionando, é preciso energia para colocá-la em movimento e mantê-la de pé. Pode acontecer que, quando o mundo estiver pronto para isso, ela não estará pronta para o mundo. Se você não está colocando energia suficiente porque está esperando, talvez seja ultrapassado por aqueles que estão se preparando melhor. Portanto analise minuciosamente sua situação para saber se está perdendo tempo ou gastando tempo de menos com seu empreendimento. E se prepare para resultados diferentes.

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  • Meu produto e meu público-alvo são bons?

    Se as primeiras cem pessoas que experimentam seu produto não o amam, você tem duas possibilidades: ou esse não é um bom produto ou não é o público certo. Se o público perfeito gosta do seu produto, mas não o compartilha; hora de repensar suas estratégias. O sucesso de um negócio depende muito do boca a boca ou da viralização da internet para continuar crescendo. Sem o compartilhamento, entre amigos ou redes online, seus gastos serão perdidos, e será impossível alcançar o sucesso exponencial que você tem em mente. Portanto considere a importância de uma boa divulgação de seus conteúdos, para saber se o seu produto vale a pena ou se você está com público-alvo perfeito.

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  • Por que isso está acontecendo? E qual meu próximo passo?

    Se o seu negócio simplesmente não está decolando apesar de toda a sua energia genuína e melhores esforços, é hora de perguntar seriamente o porquê. É hora de prever o futuro de seu empreendimento e analisar todos os seus passos, e o seu projeto com cuidado. Se você construiu um público, preparou-o perfeitamente, aperfeiçoou sua venda, lançou seu conceito e eles não compraram; você pode ter algo prestes a fracassar. Mas, pelo menos você tem conhecimento disso.

    Fique confortável com o fato de que você pode ter criado algo que o mercado não precisa e provavelmente nunca precisará. Talvez nem mesmo você o queira. Somos humanos, e erros acontecem. Analise os gastos, o tempo ou dinheiro que você utilizou, e encontre sua verdadeira vocação em outro lugar. Evite ter qualquer dívida para não ter nenhum problema futuro, e siga em frente! De que outra forma você poderia gastar esse tempo valioso? Que outros problemas você poderia resolver? Veja isso como uma oportunidade de aprendizado.

    Mas, se você está vendo mais e mais sinais promissores todos os dias, no entanto, você pode estar a caminho de algo bom. Se seus clientes estão compartilhando seu sucesso, se seus lançamentos vão bem, se você encontrou seu nicho, por menor que seja, e os está servindo bem e está colocando a energia necessária para mantê-lo em movimento, continue!

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Será que estou perdendo tempo?

Incorporadores imobiliários compram unidades vazias durante uma recessão e não fazem nada com elas até que o mercado melhore. Eles esperam. Não faz muito sentido renovar imediatamente a propriedade se os preços são muito baixos para vender. Eles têm em mãos um negócio de “queima lenta”, mas têm fé no futuro da economia e esperam.

Não é exatamente a mesma coisa com uma empresa. Claro, você pode ter uma ideia boa, mas, quando ela está funcionando, é preciso energia para colocá-la em movimento e mantê-la de pé. Pode acontecer que, quando o mundo estiver pronto para isso, ela não estará pronta para o mundo. Se você não está colocando energia suficiente porque está esperando, talvez seja ultrapassado por aqueles que estão se preparando melhor. Portanto analise minuciosamente sua situação para saber se está perdendo tempo ou gastando tempo de menos com seu empreendimento. E se prepare para resultados diferentes.

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