5 dicas para fazer um bom networking em eventos

Pesquisar sobre os participantes é uma maneira de estabelecer diálogos

Redação
Compartilhe esta publicação:

Independentemente da sua área de trabalho, fazer networking em eventos é fundamental – seja para procurar um novo emprego, conhecer profissionais ou atrair clientes. Ainda assim, muitas pessoas não se sentem confortáveis com isso. Tecnologias, como o Linkedin, são meios que facilitam as relações, porém não substituem o contato direto.

Acessibilidade


VEJA MAIS: 5 melhores sites para achar os melhores empregos do mundo

Passar uma impressão boa e ao mesmo tempo lidar com relações profissionais pode ser estressante. Veja na galeria de fotos cinco dicas para fazer um bom networking em eventos:

  • Estude

    Antes mesmo da data do evento, uma boa tática é pesquisar sobre os patrocinadores, líderes, empresas participantes e outros eventos com o mesmo perfil de público. Uma boa dica também é pesquisar sobre as pessoas que estarão por lá. Isso dá mais segurança na hora de iniciar uma conversa. Algumas formas de diálogo que causam uma conexão imediata são: “Você compareceu ao último evento sobre…?” ou “No que você vem trabalhando atualmente? O que te inspira?”.

  • Trabalhe no próprio evento

    Uma opção para se aproximar dos participantes também é trabalhar no staff. Ser a pessoa responsável por recepcionar os convidados ou ser o fotógrafo ajuda na hora de estabelecer diálogos.

  • Compartilhe a ansiedade

    Se o problema é ir sozinho, convide alguém para ir com você. Pode ser um amigo, colega de trabalho ou até mesmo alguém que tenha os mesmos interesses que você. Você, provavelmente, não é o único que se sente inseguro em eventos corporativos.

  • Ache um assessor

    Toda a companhia tem, pelo menos, uma pessoa para assessorar as conexões. Observe por um tempo o movimento do local e descubra quem é responsável por essa função. Eles querem te conhecer, afinal você é o elemento novo. Apresente-se ao assessor e assim será mais fácil de conhecer o “outro lado”.

  • Anúncio publicitário
  • Pense em estratégias

    Trace objetivos e pense em como atingi-los. Por exemplo, se o seu propósito é trocar contato com dois profissionais, aproveite o máximo do ambiente e deixe as conversas fluírem com naturalidade.

Estude

Antes mesmo da data do evento, uma boa tática é pesquisar sobre os patrocinadores, líderes, empresas participantes e outros eventos com o mesmo perfil de público. Uma boa dica também é pesquisar sobre as pessoas que estarão por lá. Isso dá mais segurança na hora de iniciar uma conversa. Algumas formas de diálogo que causam uma conexão imediata são: “Você compareceu ao último evento sobre…?” ou “No que você vem trabalhando atualmente? O que te inspira?”.

Compartilhe esta publicação: