10 coisas que bons líderes não fazem de jeito nenhum

Primeiro passo envolve ser verdadeiro e ético com seus colegas de trabalho

Redação
Compartilhe esta publicação:

Para definir o que é ser um bom líder, é preciso conversar sobre o que é liderança e o fato de que é muito difícil ser um bom líder. O mundo dos negócios torna muito mais fácil ser um chefe mecânico e ruim do que ser mais humano e ter empatia.

Acessibilidade


LEIA MAIS: 8 carreiras para quem é bom em relacionamentos

Veja na galeria de fotos 10 coisas que líderes fortes não fazem de maneira alguma:

  • Mentir para um cliente ou fornecedor

    Quase todo trabalhador já teve de passar pela situação desconfortável de, por ordem de seu chefe, ter de mentir ou despistar um cliente. Isso não é justo nem sensato. Ninguém é pago bem o suficiente para ter de mentir em seu cargo.

  • Mentir para seus colegas de trabalho

    Se já é ruim ter de mentir para clientes, é muito pior enganar pessoas que trabalham com você. Porém, por mais que isso seja de conhecimento geral, coisas assim ainda acontecem todo dia em escritórios ao redor do mundo. Para que uma equipe trabalhe bem, é necessário que haja uma comunicação verdadeira e eficiente dentro da empresa.

  • Levar a culpa por algo que não fez

    Administradores fortes levam a responsabilidade por tudo que acontece em seu departamento. Eles não culpam empregados quando algo de errado acontece. A atitude certa é assumir a culpa e dizer: “Eu devia ter me assegurado de que você foi treinado para se sair bem nesse procedimento. Não fique mal, está tudo bem.”

  • Cancelar ou postergar férias já agendadas sem remuneração

    Quando se trata de férias, nem todo mundo pode folgar no período preferido, mas a folga já marcada de um empregado é sacrossanta. Uma vez que o contratado já planejou suas férias, pagou o hotel e comprou a passagem de avião, seus planos devem ser respeitados.

    Se você tem de mudar os planos do seu contratado, você deve pagar um bônus e reembolsar o valor que seria gasto com as férias. Ninguém deve se preocupar com a possibilidade de não viajar simplesmente porque seu chefe decidiu que não ia ir

  • Anúncio publicitário
  • Espiar outros funcionários

    Nenhum chefe em sã consciência pediria para que seus empregados espiem seus colegas. Além de ser nada profissional, é deselegante e antiético.

  • Seguir regras e procedimentos apenas porque eles existem

    Várias empresa ainda têm políticas datadas e ineficientes. O trabalho de um chefe é conversar com quem seja que eles precisam conversar e mudar as regras tolas estipuladas pelos chefes antigos. Apenas fracos forçam seus empegados a aderir a regras estúpidas.

  • Manter suas ideias e opiniões para si

    Chefes fortes dizem: “eu quero ouvir suas ideias”. Chefes fracos dizem: “guarde suas ideias para você”.

  • Aceitar um feedback ruim, mesmo quando sabe que foi bem.

    Chefes fortes dão o devido reconhecimento a quem merecem. Bons trabalhos devem ser recompensados e elogiados.

  • Trabalhar por horas sem pausas físicas e mentais.

    Bons administradores se certificam de que as pessoas no seu time deem intervalos, levantem, andem e se alonguem quando precisarem. Eles não ligam se seus funcionários passarem alguns minutinhos no YouTube para pensar melhor depois de terminarem uma tarefa difícil.

  • Não conversar sobre coisas que precisam ser discutidas.

    Eles não silenciam pessoas que têm algo a dizer. Chefes fracos não querem resolver problemas trazidos pelos seus contratados, mas chefes fortes querem! Eles querem resolvê-los o mais rápido possível para que tudo continue indo bem.

Mentir para um cliente ou fornecedor

Quase todo trabalhador já teve de passar pela situação desconfortável de, por ordem de seu chefe, ter de mentir ou despistar um cliente. Isso não é justo nem sensato. Ninguém é pago bem o suficiente para ter de mentir em seu cargo.

Compartilhe esta publicação: