11 métodos para gerenciar melhor o tempo às vésperas de um feriadão

Férias e feriados prolongados são excelentes oportunidades para passar tempo com a família e amigos, além de descontrair. Para muitos empreendedores acostumados à rotina de trabalho durante a semana, e às vezes até nos finais de semana, pode ser difícil se desligar um pouco nesse período. Ter tempo para simplesmente relaxar e desfrutar da companhia de entes queridos pode parecer uma mudança muito súbita de rotina profissional.

LEIA MAIS: 15 países em que as férias são mais bem aproevitadas

A chave para a harmonia é encontrar o caminho certo para conciliar suas necessidades pessoais e de trabalho. Embora possa parecer difícil no início, com um pouco de planejamento, priorização e preparação, você pode aproveitar ao máximo seu período de descanso.

Pedimos aos 11 membros do FORBES Coaches Council para compartilharem seus melhores métodos de balanceamento de negócios e descanso. Veja na galeria de fotos abaixo as recomendações:

  • 1. Planeje-se antecipadamente e estabeleça prioridades

    Para muitos de nós, férias ou feriados prolongados podem se transformar em uma assustadora lista de tarefas que nos impedem de estar presentes para aproveitar os muitos momentos de descanso e lazer. A melhor dica para garantir que as coisas sejam feitas e que nos divertimos nesse tempo é começar o planejamento com antecedência e priorizar as tarefas que já estão em mãos. Com o tempo correndo ao nosso lado, podemos “morder” um pequeno pedaço de cada vez e saborear cada pedacinho.

  • 2. Faça uma reflexão profunda

    Pequenas coisas são importantes. Remova o que for desnecessário de sua mente. Assuma a responsabilidade por seus próprios pensamentos, ao perceber como eles fazem você se sentir. Então, se possível, mude sua percepção sobre isso ou remova-se da situação. Diga “não” para o que não tiver serventia para você e diga “sim” para o que lhe dá poderes. E o mais importante: faça o que você realmente quer fazer.

  • 3. Gerencie seu tempo

    Planeje com antecedência o melhor que puder. Certifique-se de reservar tempo para eventos familiares e outras atividades e um período para relaxar e desacelerar.

  • 4. Confie no sua estratégia

    Com a proximidade das festas de fim de ano, é comum que empreendedores se concentrem em seus lançamentos de Ano Novo e na retenção de clientes, por exemplo, além de se prepararem para ficar rodeados por familiares que ainda não entendem que ser seu próprio patrão é um “emprego de verdade”. A harmonia da vida profissional exige concentração no gerenciamento de prioridades e confiança na estratégia.

  • 5. Mantenha rituais de autocuidado

    Arranje algum tempo para si mesmo. O autocuidado é fundamental para estar pronto para enfrentar os muitos desafios no trabalho e na vida pessoal. Se estamos em um estado constante de luta ou fuga, não damos o nosso melhor. Comprometa-se em adicionar prioridades focadas em você mesmo, no seu dia-a-dia.

  • 6. Defina metas de exercício possíveis e trabalhe nelas

    Esqueça o mito do super-herói que tem o controle de tudo e passa pelos almoços e jantares familiares enquanto mantém a ingestão calórica diária abaixo de 1.000 kcal e segue o treino de toda manhã. Defina metas possíveis para o período de descanso e trabalhe nelas.

  • 7. Analise de verdade tarefas pessoais e de trabalho

    Sempre haverá apenas 24 horas por dia. Seja honesto com você sobre como deseja gastá-lo. Quando você diz “sim” para uma coisa, pense sobre os “nãos” que está dizendo para outras coisas automaticamente. É sempre uma escolha. Planeje todos os dias com uma lista que inclua tarefas pessoais e de trabalho. Inclua atividades que o permitam se renovar, como caminhar, meditar ou ler um livro novo.

  • 8. Tenha uma lista de tarefas prioritárias

    Uma dica é utilizar frameworks para organizar a vida pessoal e comercial. Mantenha um backlog priorizado de tarefas, com o item mais importante para concluir no topo da lista. Cada item insere um fluxo de trabalho simples de “para fazer”, “sendo feito” e “concluído”. Isso cria um foco único em atividades de alto valor e alcança resultados muito mais rápidos do que ser multitarefa.

  • 9. Defina limites e tenha disciplina

    O equilíbrio é importante. Nem todo mundo pode ser como Jeff Bezos e viver em um círculo harmonioso, levantar-se sem uma hora certa, fazer exercícios e não marcar reuniões matinais. Estabeleça limites e tenha a disciplina necessária para gerenciar o trabalho com cronogramas e metas atingíveis. Conclua o trabalho em um tempo razoável e você se encontrará em um estado de espírito mental renovado e forte. Coma direito, exercite-se e durma bem.

  • 10. Atenha-se ao seu plano

    É fácil se distrair e, mais ainda, durante os períodos de descanso: é por isso que você precisa ter um plano. Saber o que é mais importante é parte da luta para encontrar o equilíbrio certo. Tire cinco minutos no final de cada dia para ver o que funcionou, o que não saiu como esperado e o que virá a seguir.

  • 11. Defina as expectativas e as comunique

    Uma estratégia que funciona bem é definir expectativas claras para você e depois as comunicar aos outros. As pessoas vão apreciar quando você os deixar saber de suas demandas. Se a sua intenção é dedicar um pouco de tempo a cada dia para verificar as solicitações de trabalho ou os planos de lazer, programe blocos de tempo para cada uma das atividades e identifique o que é crucial a ser feito.

1. Planeje-se antecipadamente e estabeleça prioridades

Para muitos de nós, férias ou feriados prolongados podem se transformar em uma assustadora lista de tarefas que nos impedem de estar presentes para aproveitar os muitos momentos de descanso e lazer. A melhor dica para garantir que as coisas sejam feitas e que nos divertimos nesse tempo é começar o planejamento com antecedência e priorizar as tarefas que já estão em mãos. Com o tempo correndo ao nosso lado, podemos “morder” um pequeno pedaço de cada vez e saborear cada pedacinho.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).