5 perguntas ao chefe que se interessa por você

Getty Images
Nem todos os chefes são tão preocupados, isso realmente foge do comum

Se você for sortudo o suficiente para ter um chefe que mostra interesse por sua carreira, não desperdice a oportunidade. Uma profissional de finanças congelou quando a chefe perguntou o que ela queria em seguida. Ela não gostava do trabalho e não pensava muito em como torná-lo melhor. Mesmo que você não goste do seu trabalho atual, o fato de ter um chefe interessado é um ótimo sinal. Agarre esse apoio — no mínimo, você aperfeiçoa o seu trabalho e pode até transformar a sua função em algo que adore fazer.

LEIA MAIS: Por que millennials precisam de chefes que os apoiem

Primeiramente, agradeça. Nem todos os chefes são tão preocupados, isso realmente foge do comum. Depois, elabore uma lista de objetivos e, a partir dela, crie perguntas para extrair do seu chefe o melhor que puder.

Isso não significa fugir da própria responsabilidade de gerenciar a carreira. Pelo contrário: ao deixar seu chefe moldar e refinar seus próximos movimentos, vocês se aproximam e você ganha respaldo e segurança. Acredite: você vai desejar esse suporte contínuo, queira permaneça na equipe atual queira siga em frente.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 5 perguntas a serem feitas ao seu chefe quando ele demonstrar preocupação com a sua carreira:

  • 1. O que você recomendaria para mim?

    Você deve ter suas próprias ideias e querer compartilhá-las. Mas não seja tão apressado, já que um feedback do chefe pode mudar o que você pediria. Você pode estar desejando uma nova função na equipe, mas talvez seu chefe saiba de oportunidades em uma subsidiária do grupo, por exemplo. Você pode estar fixado em conseguir uma promoção, mas seu superior sabe de alguns movimentos laterais que podem ser mais adequados ou divertidos.

  • 2. Quem eu deveria conhecer?

    Além de pensar nas próximas etapas que pode adotar — projetos, responsabilidades –, você também deve expandir sua rede e visibilidade. E, idealmente, também tem ideias sobre grupos específicos ou pessoas com quem gostaria de ter mais contato. Seu chefe pode orientá-lo a partir dessa lista e aconselhá-lo sobre a melhor forma de proceder.

  • 3. O que o mantém acordado à noite?

    Seu chefe vai adorar quando você mostrar interesse em ajudá-lo. Essa também é uma boa pergunta para obter insights sobre problemas, metas ou projetos que ele talvez não tenha compartilhado na reunião de equipe — mesmo que ela aconteça com regularidade. Conseguir um entendimento mais profundo dos principais objetivos pode ajudá-lo a priorizar seu trabalho. Se você aspira à gerência, saber o que é exigido do seu chefe lhe dá um alerta sobre os tipos de problemas que pode enfrentar no futuro.

  • 4. O que você acha de [determinado projeto/ cliente]?

    Quando compartilhar sua lista de metas, deixe a porta aberta para que seu chefe ajude a moldá-la. Naturalmente, você deve fazer sua própria pesquisa sobre futuros projetos (ou clientes), o que eles implicam e como você pode ser considerado para (ou por) eles. Essa pesquisa vai mostrar ao seu chefe que você está mesmo interessado. E um chefe que o apoia pode oferecer nuances no processo de tomada de decisão entre projetos bons e perigosos.

  • 5. Qual é o melhor próximo passo para [função desejada]?

    Em vez de um projeto específico, você pode ter uma função em mente — por exemplo, gerenciar uma equipe ou trabalhar para alguém diretamente, liderar um projeto, ter um orçamento próprio. Um novo trabalho é um processo de várias etapas e você pode precisar desenvolver habilidades adicionais ou obter maior visibilidade de outras pessoas para que isso aconteça. Um chefe que o apóia pode descrever o processo e dizer onde você está nele, pode ajudá-lo a obter recursos para preencher eventuais lacunas, a subsidiar aulas ou treinamento. Pode ser que ele patrocine programas de orientação. Talvez ele dê a você a oportunidade de apresentar a próxima reunião de liderança, dando visibilidade diante de outros tomadores de decisões.

1. O que você recomendaria para mim?

Você deve ter suas próprias ideias e querer compartilhá-las. Mas não seja tão apressado, já que um feedback do chefe pode mudar o que você pediria. Você pode estar desejando uma nova função na equipe, mas talvez seu chefe saiba de oportunidades em uma subsidiária do grupo, por exemplo. Você pode estar fixado em conseguir uma promoção, mas seu superior sabe de alguns movimentos laterais que podem ser mais adequados ou divertidos.

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).