4 modos de o otimismo alavancar sua carreira

Reprodução Forbes
Efeitos positivos do otimismo vão de uma vida mais longa a um melhor desempenho no trabalho

Resumo:

  • Ser otimista pode levar a uma vida mais longa e satisfação no trabalho;
  • Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Boston, o otimismo está relacionado a uma vida 11 a 15% mais útil;
  • Gerenciar as expectativas ajuda a evitar frustrações e manter o foco.

O otimismo parece uma característica simples: um holofote sobre o que é bom e focado no futuro. Mas na verdade é um atributo bastante poderoso. Efeitos positivos vão de uma vida mais longa a um melhor desempenho no trabalho e satisfação profissional.

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Ser otimista tem efeitos poderosos. Para colher suas recompensas, esteja presente e seja grato. Tenha uma visão de longo prazo com expectativas positivas e realistas. Tudo isso vai contribuir para uma mentalidade construtiva e de crescimento que o manterá motivado e focado no futuro.

Otimismo, estresse, saúde e desempenho

Primeiro, o otimismo é importante para sua saúde. Uma nova pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, que estudou mais de 70 mil homens e mulheres ao longo de décadas, descobriu que o otimismo está relacionado a uma vida de 11% a 15% mais útil. O estudo foi verificado mesmo quando se controlava idade, educação, uso de álcool, dieta e exercício. Além disso, pesquisas anteriores descobriram que o otimismo está ligado a menos doenças e mortes prematuras.

Quanto à vida profissional, um estudo de 2016 constatou que o otimismo estava positivamente relacionado ao desempenho e à satisfação no emprego, e pesquisas de 2004 comprovaram uma relação entre positividade e redução do estresse no trabalho e menos conflitos entre vida profissional e pessoal.

Olhar as coisas sob lentes melhores é útil porque aqueles que são otimistas tendem a se recuperar mais facilmente de situações difíceis. Além disso, acredita-se que eles tenham mais controle sobre suas emoções e possam fazer escolhas melhores nos quesitos dieta e exercício e em outros hábitos, como o uso de tabaco. Quando você enfrenta o estresse no trabalho, uma visão positiva pode ajudá-lo a lidar de maneira saudável ou, quando não for aprovado na promoção, poderá se recuperar mais facilmente e continuar fazendo um excelente trabalho em direção à próxima oportunidade.

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O otimismo também está relacionado a uma mentalidade de crescimento, o que significa que os otimistas acreditam que podem mudar suas circunstâncias. É mais provável que optem por ações positivas para criar seus próprios futuros -em vez de se verem como indivíduos com habilidades e características que não podem ser mudadas ou adaptadas. Se você estiver enfrentando um projeto especialmente difícil no trabalho, uma abordagem otimista pode mantê-lo motivado para tentar novas soluções e persistir na busca da solução.

Como ser mais otimista

Então você está convencido sobre o otimismo, mas não sabe como ser mais otimista? Acompanhe as dicas na galeria de imagens a seguir.

Foque no presente

Um dos aspectos do pessimismo é o excesso de preocupação com o futuro. Uma estratégia para entrar em uma espiral de otimismo é focar mais no presente. Segundo um estudo do MIT, estudantes do ensino médio adeptos a práticas de mindfulness apresentaram menos estresse. Esteja completamente presente em cada reunião e encontro com colegas de trabalho. Mantenha o foco e dê o seu melhor em cada momento com a consciência de que o investimento no agora pode resultar em um futuro positivo.

Seja grato

Outra boa forma de trabalhar o otimismo é ser grato pelo o que você tem. A gratidão tem sido apontada como impulsionadora de saúde física e mental, empatia, redução da agressividade e estresse, melhora da auto-estima nos relacionamentos e até do sono. É lógico que a gratidão também é associada ao otimismo. Quando você aprecia o que possui, olha como mais carinho para tudo o que está por vir. Mesmo quando enfrenta um problema que parece intransponível, você pode expressar gratidão e otimismo. Ao enfrentar um desafio, um dos meus colegas diz: “Se esse é o meu pior problema, ainda tenho muita sorte”.

Pense a longo prazo

Outra maneira de ser mais otimista é estender seu horizonte de tempo. Quando você enfrentar um desafio que parece difícil no momento, amplie sua visão e considere a importância disso em um mês ou um ano. O desacordo com um cliente ou o conflito com um colega de trabalho pode parecer significativo agora, mas não será grande coisa depois de algum tempo. Ser otimista pode ser mais fácil quando você pensa em um futuro brilhante onde os problemas atuais nem estarão na tela do radar.

Gerencie suas expectativas

Um dos motivos da insatisfação é quando a experiência e a expectativa não são equivalentes. Mantenha suas expectativas realistas para não se frustrar com o que acontecer ao seu redor. Defina metas que o mantenham motivado, mas seja realista para garantir a satisfação quando as oportunidades surgirem. Isso o manterá otimista sobre a próximas mudanças e avanços.

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