4 maneiras criativas de atrair e manter funcionários millennials

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Os profissionais da geração do milênio almejam flexibilidade e estão sempre em busca de algo melhor

Resumo:

 

  • Estima-se que até 2025, a geração do milênio representará um total de 75% da população ativa profissionalmente, portanto, é essencial saber como atrair e reter estes funcionários;
  • Significativamente diferente da geração X e dos baby boomers, eles almejam flexibilidade e estão sempre em busca de algo melhor;
  • Criar uma pesquisa para avaliar o que o novo profissional espera obter com a experiência de trabalho e ser claro quanto a identidade da marca são estratégias para garantir a atração e permanência dos millennials na empresa.

Estima-se que até 2025, os millennials representarão um total de 75% da população ativa profissionalmente. As empresas há muito tempo tentam entender os indivíduos da era da internet e as características únicas deste período. Significativamente diferente da geração X e dos baby boomers, a geração do milênio almeja flexibilidade e está sempre em busca de algo melhor. A Gallup relata que os millennials terão tido, em média, quatro empregos quando completarem 32 anos.

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Dessa forma, como as empresas podem reter e atrair estes funcionários? Além das hipóteses usuais, como oferecer benefícios imprescindíveis e salários expressivos, existem algumas maneiras mais criativas de envolver o senso de comprometimento de um profissional millennial com sua empresa e o entusiasmo pelo trabalho.

Veja na galeria de fotos a seguir:

  • 1. Crie uma pesquisa para avaliar o que seu novo funcionário espera obter com a experiência de trabalhar na sua empresa.

    A melhor maneira de garantir que seus funcionários permaneçam na empresa é se comunicar com antecedência para garantir que as expectativas sejam administradas. Cada profissional é diferente, tem valores distintos e procura especificações diferentes em sua carreira. Embora essas conversas sejam realizadas durante as etapas da entrevista, Clair Kim, consultora de negócios millennial recomenda que seu novo funcionário preencha um formulário que evidencie algumas expectativas deles. “As empresas geralmente confiam no que acham que seus funcionários millennials querem e precisam, em vez de perguntar diretamente”, ela compartilhou.

    Quanto ao momento certo de enviar essa pesquisa aos funcionários, Kim indica que seja no primeiro mês, mas depois que eles conhecerem a equipe e começarem a se acostumar com o seu lugar na empresa. Mantenha as respostas da pesquisa em um local interno que a equipe possa consultar.

  • 2. Ofereça opções de trabalho flexíveis

    O típico horário das 9h às 17h em um escritório não funciona para os millennials, provavelmente porque muitos deles estão assistindo seus colegas se aventurarem na vida nômade digital ou ganhar dinheiro como freelancers e viajando. As empresas bem-sucedidas quanto à retenção dos profissionais da era da internet são aquelas que reconhecem essas necessidades e se adaptam de acordo, de modo a oferecer opções de trabalho flexíveis. Em Ducharme, estrategista de crescimento digital e fundador da Zero to CEO, observa que “em um mundo em que lançar um negócio digital e ser seu próprio chefe é ser rei, o importante é dar aos millennials uma experiência semelhante em seu papel”.

    Se as operações da sua empresa exigirem funcionários internos, pense em outras maneiras de conceder flexibilidade e propriedade a eles. Você pode fornecer autonomia no que diz respeito a como organizam seus dias ou permitir que liderem uma reunião de equipe para que obtenham a experiência de gerenciamento? Se pensar em ideias é uma tarefa difícil, converse com seus funcionários millennials e receba o feedback deles.

  • 3. Seja claro em sua identidade de marca

    Surpreendentemente, os millennials são atraídos por empresas com identidade de marca. Scott Blumsack, vice-presidente sênior de estratégia de marca global da Monster.com, compartilhou com a Innovation Enterprise que as companhias devem ter um forte senso sobre a sua unicidade, a fim de comunicá-la claramente aos funcionários.

    Christine Michelle, ex-executiva de marketing corporativo de companhias reconhecida, como Coca-Cola e Victoria’s Secret, é atualmente uma coach e fundadora da marca de desenvolvimento pessoal The AlignedSoul. “Os principais talentos da geração do milênio estão procurando uma empresa com uma marca forte, que se alinhe à sua própria identidade”, explicou ela. “Para atrair e reter estes profissionais, sua empresa deve estabelecer uma mensagem clara sobre os principais valores e objetivos que envolvem o negócio, além do sucesso e do lucro. Os millennials se preocupam profundamente com a forma como se apresentam ao mundo. Comunicar claramente o porquê da sua marca existir e estabelecer uma forte presença digital, que incorpore não apenas seus produtos e serviços, mas também seus princípios, ajudará não apenas a atrair, mas também reter talentos desta geração.”

  • 4. Concentre-se em cultivar relacionamentos entre funcionário e supervisor direto

    Por fim, os funcionários da geração do milênio se sentem mais felizes quando têm uma relação próxima com seus colegas de trabalho. Mas isso vai além da equipe em geral: a Harvard Extension School revelou que, em particular, é a qualidade do relacionamento com o supervisor direto que incentiva especificamente a felicidade. Cultivar esses relacionamentos saudáveis ​​pode ser desafiador, dependendo dos tipos de personalidade do chefe e do funcionário. Contudo, em geral, os supervisores diretos com treinamento substancial em liderança têm mais probabilidade de conseguir interações positivas.

    Portanto, invista na preparação dos líderes para você ou para os gerentes da sua empresa e verifique se eles entendem como esses relacionamentos apoiam os funcionários millennials. Isso fará a diferença.

1. Crie uma pesquisa para avaliar o que seu novo funcionário espera obter com a experiência de trabalhar na sua empresa.

A melhor maneira de garantir que seus funcionários permaneçam na empresa é se comunicar com antecedência para garantir que as expectativas sejam administradas. Cada profissional é diferente, tem valores distintos e procura especificações diferentes em sua carreira. Embora essas conversas sejam realizadas durante as etapas da entrevista, Clair Kim, consultora de negócios millennial recomenda que seu novo funcionário preencha um formulário que evidencie algumas expectativas deles. “As empresas geralmente confiam no que acham que seus funcionários millennials querem e precisam, em vez de perguntar diretamente”, ela compartilhou.

Quanto ao momento certo de enviar essa pesquisa aos funcionários, Kim indica que seja no primeiro mês, mas depois que eles conhecerem a equipe e começarem a se acostumar com o seu lugar na empresa. Mantenha as respostas da pesquisa em um local interno que a equipe possa consultar.

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