4 dicas para se preparar para uma promoção

Reprodução Forbes
Se você deseja um avanço na carreira, deixe isso claro

Eu estive na indústria de recrutamento por bastante tempo. É o máximo que já fiquei em uma posição só. Gosto de sempre ter a próxima “grande coisa” em mente e estar pronto para colocar em prática quando chegar o momento. Estou constantemente em movimento e faço as coisas acontecerem.

Também não sou o tipo de funcionário que para em modo contemplativo antes de tomar decisões. Quando me deparo com um problema, geralmente consigo enxergar uma solução imediatamente e me mover para que se concretize. Ela pode adquirir muitas formas e curvas ao longo do caminho até que esteja completa, mas não tiro o pé do acelerador, sigo em frente na velocidade máxima. Nem todo mundo funciona assim, e eu sei disso, mas isso não muda a minha abordagem em nada. Acredito que é importante “entrar no fluxo ou sair do caminho”, porque o que me proponho, faço acontecer.

VEJA TAMBÉM: O segredo para conseguir uma promoção na empresa

Um dia, meu grupo recebeu uma oportunidade para uma posição de liderança. Eu achava que eu era o candidato ideal. Afinal, as pessoas contam comigo todos os dias; sou o cara para tudo relacionado à tecnologia; sou especialista no assunto, e quando as pessoas precisam de algo, geralmente sou o primeiro da lista de “para quem pedir ajuda”. Eu posso liderar uma equipe com tanta eficiência quanto mantenho o controle da minha estação de trabalho –pelo menos é o que penso.

Eu me candidatei para a posição, fui muito bem na entrevista, mas não fui promovido. “Ainda não é a sua hora” me disseram. Não é meu momento? Pensei: “É claro que é!”, passei por todas as emoções naquele dia: fiquei triste, chateado, compreensivo e irritado. Era um passeio de montanha-russa.

Depois que me estabilizei, fui até meu chefe e fiz a grande pergunta: “O que eu posso fazer para me alinhar para a próxima oportunidade?”

A jornada é individual e tão única quanto você. Pode ser difícil para uns e incrível para outros. Esteja aberto, disposto e seja você.

Veja, na galeria de imagens a seguir, 4 dicas para estar pronto para uma promoção:

  • Você tem muitos pontos fortes.

    Isso faz com que surjam oportunidades de crescimento. Às vezes, é provável que não perceba os caminhos abertos porque está focando apenas em suas habilidades. Isso é OK, mas pode ser um ponto de estagnação na carreira. Para seguir com sucesso, é preciso ter autorreflexão. Converse com um líder ou mentor dentro da sua empresa, eles geralmente sabem muito sobre o seu negócio e como transitar dentro dele. Você pode aprender muito se estiver aberto a receber feedbacks.

  • Você deve assumir o comando.

    Há quem encontre o sucesso em se sentar e esperar ser promovido. No entanto, essa pode ser uma longa espera. Se você deseja um avanço na carreira, deixe isso claro. Quando receber um feedback sobre como conseguir o que deseja, siga o que foi dito. No entanto, isso não significa abrir mão de seus próprios valores e práticas pessoais. Significa adaptar suas crenças para alcançar seu objetivo.

  • Você precisa praticar a paciência.

    Nada acontece da noite para o dia quando o assunto é uma promoção ou um crescimento profissional. É preciso muito sangue, suor e lágrimas, por assim dizer, para chegar lá. Esteja disposto a se sacrificar, seja por um ou quatro anos. Para a maioria de nós, esse sacrifício se materializa em forma de tempo. Grande parte dos líderes não estará disposto a promovê-lo se você não estiver disposto a esperar pelo momento certo. Deixe claro que você está.

  • Você precisa ser humilde.

    É difícil pedir ajuda, é difícil estar errado e é difícil mudar. Um pouco de humildade pode ajudar a amenizar esses sentimentos. Ser humilde é vital para uma boa liderança porque confirma o viés humano do profissional. Somos pessoas, e todos cometemos falhas. Ser humilde, aberto ao aprendizado e ao crescimento pode resultar em força e oportunidade.

Você tem muitos pontos fortes.

Isso faz com que surjam oportunidades de crescimento. Às vezes, é provável que não perceba os caminhos abertos porque está focando apenas em suas habilidades. Isso é OK, mas pode ser um ponto de estagnação na carreira. Para seguir com sucesso, é preciso ter autorreflexão. Converse com um líder ou mentor dentro da sua empresa, eles geralmente sabem muito sobre o seu negócio e como transitar dentro dele. Você pode aprender muito se estiver aberto a receber feedbacks.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).