Trabalhar de casa requer habilidades específicas para ser eficiente; veja como melhorar

GettyImages/ Westend61
A comodidade do home office deve ser aliada a outros quesitos para que a sua eficiência não diminua quando estiver em casa

Trabalho em casa há mais de 10 anos e já trabalhei em um escritório de plano aberto. Para ser sincero, nunca trocaria o trabalho em casa por qualquer escritório, mesmo que isso significasse ganhar mais dinheiro.

Trabalhar de casa o livra do trajeto, da fila para usar um micro-ondas ou uma máquina de café em uma cozinha movimentada, até mesmo da conversa fiada. Se você estiver envolvido em qualquer tipo de trabalho profundo ou criativo, obterá muito mais ao trabalhar em casa do que em um escritório grande.

LEIA MAIS: 7 coisas nas quais as mulheres fortes acreditam

Pense na Automattic, empresa por trás do WordPress. Muitos de seus 940 funcionários ou mais trabalham em suas casas ao redor do mundo. A Buffer é outro exemplo de empresa que prioriza o trabalho remoto.

Mas, se você deseja trabalhar em casa como funcionários dessas empresas de sucesso, deve dominar pelo menos três habilidades. Veja na galeria de imagens a seguir:

  • Reservar o trabalho a um ambiente específico

    Quando comecei a trabalhar em casa pela primeira vez, não prestei muita atenção ao local onde trabalhava. Isso aconteceu por algumas semanas. Trabalhei por toda a minha casa.

    Eu deitava no sofá com o meu laptop e verificava o e-mail ou respondia às solicitações. Não conseguia me desligar corretamente nas noites de sexta ou sábado, quando estava deitado no mesmo sofá.

    O pior lugar para trabalhar em casa é o quarto, pois seu sono sofrerá. Em vez disso, é muito melhor associar um local em seu apartamento ou casa ao trabalho.

    Se você tiver a sorte de ter um escritório em casa, poderá configurar facilmente uma estação de trabalho. Se o espaço for uma restrição, considere escolher uma parte do seu apartamento para o trabalho. Por exemplo, inclua uma cadeira na mesa da cozinha.

  • A arte da supercomunicação

    Se sua empresa também possui escritórios físicos, você poderá ser esquecido. Para evitar esse problema, use todas as ferramentas de comunicação à sua disposição. Mostre sua presença antecipadamente e frequentemente com seu chefe, colegas e membros da equipe usando email, mensagens instantâneas etc.

    Também gosto de usar o Loom, pois me permite gravar respostas curtas em vídeo em vez de digitar emails longos. As pessoas começam a associar esses vídeos com quem eu sou e lembram o que estou fazendo.

    Dito isso, há uma linha tênue entre se fazer presente e responder a todas as notificações, ligações e e-mails instantaneamente. O romancista Jonathan Franzen, autor do livro “Liberdade”, removeu o cartão Wi-Fi de seu laptop para que ele pudesse escrever um romance sem se distrair com a internet.

    Essa é uma abordagem extrema, mas você pode desativar o acesso à internet por 30 ou 60 minutos usando aplicativos como Freedom ou Rescue Time. Esse tempo é suficiente para se concentrar em um projeto problemático, mas não tão longo para que você fique desconectado do escritório.

  • Preparando estados produtivos

    Quem trabalha em casa pode fazer muito porque tem menos distrações. Você pode realizar ainda mais caso se prepare para entrar em um estado produtivo.

    Pergunte a si mesmo: “Quais são as tarefas mais importantes que preciso realizar hoje?” Em seguida, escreva sua próxima ação em um lembrete. Conecte-o ao seu monitor ou teclado, para que você possa começar a trabalhar imediatamente.

    Música pode ajudar. O escritor Stephen King usa AC/DC e heavy metal quando está escrevendo romances em sua casa, no Maine. Essa abordagem o ajuda a entrar em um estado de fluxo criativo mais rapidamente. No livro “Ferramentas dos Titãs”, Tim Ferriss recomenda colocar uma gota de óleo de gerânio no pulso quando você realmente precisa se concentrar. Seja qual for sua preferência, é melhor remover as distrações do seu escritório em casa ou área de trabalho, por exemplo, um telefone celular, console de jogos ou televisão.

Reservar o trabalho a um ambiente específico

Quando comecei a trabalhar em casa pela primeira vez, não prestei muita atenção ao local onde trabalhava. Isso aconteceu por algumas semanas. Trabalhei por toda a minha casa.

Eu deitava no sofá com o meu laptop e verificava o e-mail ou respondia às solicitações. Não conseguia me desligar corretamente nas noites de sexta ou sábado, quando estava deitado no mesmo sofá.

O pior lugar para trabalhar em casa é o quarto, pois seu sono sofrerá. Em vez disso, é muito melhor associar um local em seu apartamento ou casa ao trabalho.

Se você tiver a sorte de ter um escritório em casa, poderá configurar facilmente uma estação de trabalho. Se o espaço for uma restrição, considere escolher uma parte do seu apartamento para o trabalho. Por exemplo, inclua uma cadeira na mesa da cozinha.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).