6 atualizações que você precisa fazer no seu currículo

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Manter o currículo em dia com competências relacionadas à vaga aumenta as chances no processo seletivo

Durante a busca por um emprego, o currículo é a primeira impressão que você causa na empresa.

O documento precisa não apenas destacar suas habilidades e talentos, como mostrar que você é diferente dos demais candidatos.

Para se certificar de que ele é capaz de atender a esses dois requisitos, veja a seguir 6 dicas importantes para não ficar para trás na procura por um emprego novo:

  • Atualize as informações e descrições de seu trabalho

    Se já faz algum tempo que você atualizou seu currículo, tenha certeza de que todas as mudanças profissionais e realizações importantes estão descritas nele. Conforme o calendário muda de 2020 para 2021, seus dois anos de experiência já se tornam três, então fique atento para que esses números estejam corretos.

    Getty Images
  • Livre-se de tudo que não é mais relevante

    Examine as descrições, habilidades e campos de educação para ver se há alguma coisa que você pode remover. À medida que ganhamos experiência, podemos começar a excluir fatos do início de carreira, como atividades extracurriculares ou estágios que já não são mais relevantes para os interesses profissionais atuais.

    Você também deve remover os anos de graduação ou quaisquer outras datas que possam indicar sua idade. As únicas datas que precisam ser listadas são as de início e fim do trabalho nas empresas pelas quais você passou. Se você obteve uma certificação nos últimos três anos e isso aumenta suas chances para a vaga a que está concorrendo, pode incluir.

    Getty Images
  • Atualize suas habilidades e certificações

    Adicione quaisquer novas certificações e habilidades relevantes ao seu currículo. Preste atenção se tudo o que você lista na seção de competências está diretamente relacionado ao emprego ou campo de trabalho para o qual você está se candidatando agora. Listar habilidades excessivamente gerais, que a maioria das pessoas também possui, apenas ocupa espaço e não agrega valor.

    Thianchai Sitthikongsak/GettyImages
  • Atualize a formatação

    Formate seu currículo para garantir que ele possa ser lido facilmente por humanos e pelas ferramentas de inteligência artificial (IA). A primeira análise do seu currículo provavelmente será feita pela IA, mais especificamente por meio de um sistema de rastreamento de candidatos (ATS), mas, depois disso, ele será revisado por um ser humano. Mantenha as informações claras e simples. Certifique-se de que sua formatação seja consistente em todo o documento.

    Mude parágrafos ou longos blocos de texto para tópicos e use uma fonte fácil de ler, como Arial em tamanho 10 ou 11. Coloque cabeçalhos, títulos de tarefas e descrições de seção em negrito para que se destaquem durante a leitura. Altere os números escritos por extenso para numerais, pois um número se destaca mais do que uma palavra.

    MStudioImages/Getty Images
  • Salve o arquivo com um nome fácil de encontrar

    Mantenha o nome do arquivo simples, seguindo este formato: Nome_Sobrenome_ Currículo_Ano. Isso garante que você sempre carregará o currículo correto ao enviá-lo para uma empresa, além de facilitar a localização.

    O arquivo deve ser um documento do Word (.docx) ou um PDF. Documentos em Word são mais fáceis de ler pelo ATS, então, em caso de dúvida, escolha essa opção. A vantagem de um PDF é que a formatação permanece consistente, independentemente de como é aberto, portanto, se você estiver enviando diretamente para um gerente de contratação, o PDF é a melhor opção. Sempre verifique as instruções, pois alguns sistemas exigem o formato do currículo.

    AJ Watt/Getty Images
  • Remova as referências

    Esta informação está datada e, se ainda estiver no seu currículo, também pode fazer você parecer desatualizado. Se o gerente de recursos humanos quiser referências, ele as solicitará. Portanto, reserve este espaço para algo que seja importante.

    Nitchakul Sangpetch EyeEm/GettyImages

Atualize as informações e descrições de seu trabalho

Se já faz algum tempo que você atualizou seu currículo, tenha certeza de que todas as mudanças profissionais e realizações importantes estão descritas nele. Conforme o calendário muda de 2020 para 2021, seus dois anos de experiência já se tornam três, então fique atento para que esses números estejam corretos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).