10 mandamentos do feng shui para um home office mais produtivo

GSPictures/Getty Images
GSPictures/Getty Images

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que estabelece o equilíbrio entre o ser humano e o espaço à sua volta

Criado há mais de 4 mil anos, o feng shui é uma das famosas ramificações da medicina chinesa tradicional. Desenvolvido para a construção de palácios e templos asiáticos, o conceito explora a relação de equilíbrio e harmonia entre o ser humano e o espaço físico à sua volta. Depois de mais de um ano em home office, não é à toa que a pesquisa pelo termo subiu 120% no período, de acordo com os dados do Google Trends. 

“Seu propósito maior é criar ambientes em equilíbrio com a natureza, potencializando aspectos positivos e minimizando os negativos, o que resulta em bem-estar, paz, entusiasmo, saúde e prosperidade para seus adeptos”, explica Mariangela Pagano (@mari9pagano), autora do livro “Feng Shui: 50 Práticas para Equilíbrio Energético”. “É como se fosse uma acupuntura, a técnica vai adaptar o ser ao espaço”, completa Kátia Gonzalez, consultora de feng shui há 30 anos e criadora da hashtag #tafácilserfelizcâmbio. 

LEIA MAIS: 10 dicas do feng shui para ter sucesso nos negócios

O primeiro passo para quem deseja colocar a filosofia em prática é  se atentar à planta do imóvel. A dica de Mariangela é que ela seja sobreposta à figura do Baguá, uma mandala de oito lados onde cada faceta está relacionada a um aspecto importante da vida: família, prosperidade, fama, relacionamento, criatividade, amigos, carreira e sabedoria. “A partir daí, os ambientes podem ser harmonizados através de cores, formas, iluminação e posicionamento de móveis e objetos”, diz. 

Além das alterações físicas, outro ponto importante é a intenção. A presidente do Instituto Brasileiro de Feng Shui e autora do best-seller “Feng Shui: O Poder de Atrair Harmonia e Prosperidade”, Silvana Occhialini, explica que os objetos e as disposições dos móveis servem para facilitar a conexão entre as pessoas e os objetivos que elas querem conquistar. “Quando você coloca a sua intenção em qualquer coisa, você tem a oportunidade de ter um resultado 120% melhor. E o feng shui é isso: você trabalha a sua vontade pessoal ao mesmo tempo em que utiliza as ferramentas corretas para alcançar o que deseja.” 

Mas como uma técnica milenar pode ajudar a bater as metas da empresa? De acordo com as especialistas, uma vez iniciada a reforma, os benefícios incluem uma maior disposição, melhor entrosamento pessoal, criatividade, sono e senso de realidade. “Um ambiente harmonioso nos inspira a boas decisões, favorece a insights e representa a imagem de um bom negócio”, explica Mariangela. Quando mudamos algo à nossa volta, algo muda dentro de nós, criando o momento ideal para seguirmos na direção que nos motiva e nos traz felicidade.” 

Veja, na galeria abaixo, 10 mandamentos do feng shui para um home office mais produtivo segundo  Kátia Gonzalez, Mariangela Pagano e Silvana Occhialini:

  • 1. Não sente de costas para a porta

    De acordo com a presidente do Instituto Brasileiro de Feng Shui, ao se sentar de costas para uma porta o profissional pode acabar atraindo golpes e até mesmo traições na carreira. “A energia vai fluir por trás, fazendo com que as pessoas passem na sua frente”, diz. Além disso, a posição traz a sensação de vulnerabilidade e de dispersão, já que o corpo humano tende a se atentar para qualquer barulho que é feito fora do seu campo de visão. “Caso não seja possível mudar essa posição, coloque um pequeno espelho a seu lado para funcionar como um retrovisor, isso vai aumentar a concentração e a sensação de segurança”, explica Mariangela. Mas atenção: sentar-se exatamente de frente para a porta também não é recomendado, uma vez que a exposição trará desgaste e fadiga.

    Os Tartarouchos/Getty Images
  • 2. Atenção ao modelo da cadeira

    Aqui, vale a regra do rei. Silvana Occhialini explica que quanto mais alta for a posição de alguém dentro de uma empresa, maior deve ser o encosto da cadeira que usa. “Nós temos que copiar aquilo que já deu certo, a posição do rei. Ele nunca se senta atrás da porta e sempre está em uma cadeira de encosto alto e protegido – e assim deve ser a cadeira de pessoas importantes”, afirma.

    Erik Von Weber/Getty Images
  • 3. Mantenha a mesa organizada

    Pode parecer óbvio para muita gente, mas a organização é essencial para melhorar o fluxo de ideias e o foco nas responsabilidades. De acordo com Silvana, manter a ordem é especialmente importante para pessoas que sentem dificuldade em se desenvolver na vida profissional ou reclamam constantemente de ter a cabeça confusa. Nesse caso, nenhum elemento do ambiente deve ser esquecido, como os fios emaranhados atrás do computador ou papéis soltos na estante. “As prateleiras muito cheias remetem a sobrecarga. Por isso, pratique o descarte consciente e livre-se de objetos quebrados, trincados e aparelhos elétricos e eletrônicos que não funcionam”, explica.

    Naphat Jorjee/Getty Images
  • 4. Abuse da marca

    Para quem comanda o próprio negócio, a dica de Kátia é deixar o logo da empresa sempre à vista, seja na parede, no computador ou em pequenos objetos à sua volta. “É importante ter a marca sempre visível. Quanto mais ela parecer, mais estimulante vai ser para você trabalhar”, explica.

    Cavan Images/Getty Images
  • 5. Não trabalhe no mesmo cômodo onde você dorme

    Outro dilema típico do home office é a falta de espaço para montar um escritório em casa. A solução de muitos executivos foi adaptar o próprio quarto para o trabalho, decisão que as especialistas em feng shui consideram inapropriada para o desempenho. De acordo com Silvana, o maior problema de mesclar o ambiente de trabalho com o de descanso é a sensação confusa de que você não está fazendo nenhum dos dois. “Não se deve misturar os canais, porque assim você não desconecta das tarefas”, aconselha. Se não tiver jeito, a especialista recomenda que a mesa de trabalho seja coberta por um tecido durante o tempo livre, garantindo que a mente não foque naquele elemento.

    Alexander Spatari/Getty Images
  • 6. Atenção aos espelhos

    Um ponto para prestar atenção é a disposição dos cômodos no imóvel. Se a planta da casa não corresponder a um quadrado ou retângulo, pode ser que, ao sobrepor o Baguá, o morador perceba que uma das oitos áreas está faltando. Caso esse “vácuo” corresponda ao lado da prosperidade, da carreira ou da fama, a solução é dispor espelhos nas paredes contrárias aos espaços faltantes, simulando a existência dessa área. Do contrário, a energia de escassez pode predominar nesses setores da vida.

    Peter Dazeley/Getty Images
  • 7. Exiba seus troféus

    Uma maneira reconhecida pelo feng shui para atrair sucesso é deixar troféus, medalhas e outros prêmios à vista, mesmo que eles não tenham necessariamente relação com o trabalho. “Vale até medalha de natação”, brinca Katia. Pendurar diplomas e certificados de cursos também funciona na hora de captar energias prósperas para o ambiente de home office.

    Ying Hiy Phumi Wathna Eye/Getty Images
  • 8. Invoque a abundância

    Silvana Occhialini diz que uma das suas maneiras preferidas de invocar a abundância em escritórios de grandes empresas é através de um quadro de cachoeira. “A imagem da água caindo traz fartura de trabalho”, explica a especialista. De preferência, a foto deve ficar posicionada no cômodo da carreira, no centro da parede. Um dos locais mais famosos que adere a essa técnica é o Grande Salão do Povo de Pequim, um dos maiores edifícios parlamentares da China.

    Lintao Zhang/Getty Images
  • 9. A iluminação deve ser equilibrada

    Além dos benefícios físicos e sustentáveis da iluminação natural, a claridade pode ajudar tanto na melhora da concentração como na redução do estresse, de acordo com Mariângela. O uso de luminárias espalhadas pelo cômodo também auxiliam no equilíbrio entre luz e sombra. “A sua tela do computador deve estar sempre na mesma direção da janela, já que o conflito de luzes pode acabar cansando a vista”, explica.

    Luis Alvarez/ Getty Images
  • 10. Prepare-se para o trabalho

    Para prosperar no home office, o profissional deve se afastar das distrações rotineiras da casa, como explica Kátia Gonzalez. Para isso, é importante começar o dia com a mesma rotina do escritório: tomando banho, trocando de roupa e deixando uma garrafa de água na mesa. “O melhor é manter o foco total e se manter no local de trabalho”, explica a consultora. Além disso, ela recomenda que o ar condicionado permaneça sempre mais frio, o que vai auxiliar na rapidez do pensamento e no aumento da produtividade.

    Godong/Getty Images

1. Não sente de costas para a porta

De acordo com a presidente do Instituto Brasileiro de Feng Shui, ao se sentar de costas para uma porta o profissional pode acabar atraindo golpes e até mesmo traições na carreira. “A energia vai fluir por trás, fazendo com que as pessoas passem na sua frente”, diz. Além disso, a posição traz a sensação de vulnerabilidade e de dispersão, já que o corpo humano tende a se atentar para qualquer barulho que é feito fora do seu campo de visão. “Caso não seja possível mudar essa posição, coloque um pequeno espelho a seu lado para funcionar como um retrovisor, isso vai aumentar a concentração e a sensação de segurança”, explica Mariangela. Mas atenção: sentar-se exatamente de frente para a porta também não é recomendado, uma vez que a exposição trará desgaste e fadiga.


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).