12 maneiras criativas de manter a energia e alcançar seus objetivos

Conquistar uma grande meta pode demandar um tempo e uma disposição que poucos conseguem conservar até o fim.

Forbes Coaches Council
Compartilhe esta publicação:
Klaus Vedfelt/Getty Images
Klaus Vedfelt/Getty Images

Conquistar uma grande meta pode demandar um tempo e uma disposição que poucos conseguem conservar até o fim

Acessibilidade


A maioria das pessoas já definiu uma meta que acabou abandonada no meio do caminho. Chegar até o fim demanda muita energia, foco e paciência, e é fácil ficar desanimado quando encontra alguns obstáculos. Se você perder o ímpeto e começar a priorizar outras tarefas, pode se esquecer de chegar aonde quer. 

Quando você assume uma nova meta e está determinado a realizá-la, existem muitas maneiras criativas de manter o ritmo. 

LEIA MAIS: 11 aplicativos para dar um gás na produtividade

Veja, na galeria abaixo, o conselho de 12 membros do Forbes Coaches Council sobre o que você pode fazer para terminar aquilo que começou:

  • 1. Transforme o objetivo em uma história ou metáfora

    Inscreva-se para receber a nossa newsletter
    Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

    “Uma coisa é colocar uma meta no papel ou em uma planilha, outra é trazê-la à vida por meio do uso de narrativas e imagens. Se pudermos despertar nossos sentidos e adicionar alguma ressonância emocional em torno de um objetivo, seremos mais propensos a permanecer motivados por ele. Como um exemplo simples, sua meta pode ser enquadrada como uma escalada em uma montanha” – Glenn Taylor, coach e treinadora da Skybound.

    Westend61/Getty Images
  • 2. Encontre um parceiro para ajudá-lo

    “Manter o entusiasmo pode ser difícil se você estiver seguindo um novo caminho sozinho. Uma ótima maneira de garantir o sucesso é escolher alguém para dividir aquela responsabilidade ou simplesmente para ser a sua torcida. Saber que há alguém que não apenas perguntará como está indo, mas também oferecerá apoio e incentivo, inclusive lembrando por que você está envolvido no processo, pode fazer toda a diferença” – Joanne Heyman, coach da Heyman Partners.

    Laurence Dutton/Getty Images
  • 3. Procure o apoio de outras pessoas desde o início

    “Certifique-se de buscar apoio, recursos e, se possível, patrocínio executivo desde o início. Ninguém tem sucesso sozinho. Ao envolver outras pessoas no negócio, você poderá aproveitar seu conhecimento, experiência e energia. Você também pode acabar evitando algumas armadilhas, já que esse grupo deve ajudá-lo a refinar seu objetivo e sua abordagem. Além disso, essa parceria criará oportunidades de feedback, o que pode ser muito estimulante” – Eugene Dilan, coach da DILAN Consulting Group.

    Geber 86/Getty Images
  • 4. Faça uma engenharia reversa para atingir seu objetivo

    “Comece com a ideia de que a meta foi alcançada e, a partir daí, trabalhe retroativamente, usando as melhores métricas e ideias que puder reunir. Bloqueie o tempo necessário para fazer isso. Envolva-se com outras pessoas que alcançaram o que você deseja. Mais importante ainda, crie a experiência que deseja ter à medida que o caminho vai sendo traçado. Escute uma música inspiradora. Recompense-se ao longo do trajeto” – Linda Martin, coach da Linda Martin Results.

    Laurence Dutton/Getty Images
  • 5. Crie uma imagem de sucesso

    “Crie uma imagem de sucesso que descreva como seria a realização de sua meta no estado ideal, incluindo sua mentalidade, seus comportamentos, ações e como os outros o apoiariam no processo. Compartilhe seu objetivo com quem possa se envolver com você para realizá-lo. Desenvolva planos de recuperação proativos para lidar com qualquer obstáculo que lhe tire dos trilhos. Acompanhe e comemore o progresso” – Mark Samuel, coach do IMPAQ Corporation.

    Izusek/Getty Images
  • 6. Pense bem antes de começar

    “Explore sua meta através de uma perspectiva positiva e crítica. Uma das melhores maneiras de fazer isso e permanecer no caminho certo é por meio do “DROP”. Primeiro, declare seu “desejo”. Depois, identifique o “resultado” que você ambiciona. Em seguida, pense: quais “obstáculos” impedem o meu sucesso? E para finalizar, questione – qual é o meu “plano” para superar isso?” – Shelley Hammell, coach da Sage Alliance, Inc.

    lechatnoir/Getty Images
  • 7. Divida a meta em partes menores

    “Uma meta, às vezes, pode parecer intransponível e se tornar opressora se for percebida como muito grande. Portanto, é importante dividi-la em objetivos menores. À medida que essas pequenas conquistas são alcançadas, a confiança aumenta, assim como a determinação para chegar no final” – Rakish Rana, coach do The Clear.

    Drazen/Getty Images
  • 8. Certifique-se de que sua meta esteja em harmonia com sua visão

    “As metas devem ser relevantes e estar em harmonia com sua própria visão. Eu recomendo o caminho de metas Smart (Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal, na sigla em português), onde cada tarefa deve ser concreta e específica. Trace objetivos desafiadores, mas alcançáveis, e divida as medidas e ações necessárias em etapas menores e viáveis. Prefiro definir prazos difíceis para ser criativo e inovador” – Michael Thiemann, coach da Strategy-Lab.

    Morsa Images/Getty Images
  • 9. Manter um estilo de vida de autocuidado consistente

    “O autocuidado é essencial para manter sua energia e foco continuamente renovados, além de gerenciar o estresse de forma eficaz e regular as emoções para que você esteja sempre no seu melhor. Ele também pode ajudá-lo a alcançar qualquer objetivo, auxiliando-o a perseverar mesmo com as dificuldades que podem surgir ao longo do caminho”- Jacqueline Ashley, coach da DSW e da WorkLifeHealth.design.

    Filadendron/Getty Images
  • 10. Saiba o que o motiva

    “Pessoas que entendem suas motivações, pontos fortes e paixões podem facilmente alavancá-los. Use esse combustível para estruturar como você deve abordar as tarefas, lidar com certos aspectos de um projeto e decidir com quem se envolver para fazer as coisas seguirem em frente. Determine quais reconhecimentos e recompensas você precisará para se manter motivado e configure-os para reforçar seu progresso” – Brad Federman, coach da PerformancePoint LLC.

    Westend61/Getty Images
  • 11. Utilize o bloqueio de tempo

    “Quando você tem metas que deseja cumprir, precisa impor isso ao seu calendário. Utilize o bloqueio de tempo e comprometa-se com esse processo. Reserve às segundas, quartas e sextas-feiras das 8h às 10h para tarefas relacionadas ao seu objetivo, por exemplo. O segredo é administrar isso por meio de blocos organizados, previsíveis e estruturados, dedicados a cumprir seu objetivo” – Jon Dwoskin, da The Jon Dwoskin Experience.

    Westend61/Getty Images
  • 12. Calcule quanto tempo e esforço extras serão necessários

    “Ao definir uma nova meta, é essencial que você calcule quanto tempo e esforço extra será necessário para o seu suporte. Isso não apenas garantirá que o objetivo seja alcançado, mas também manterá a determinação durante o processo. Ao se preparar para uma maratona, ele o ajudará a garantir consistência enquanto preserva a energia por um longo período de tempo” – Izabela Lundberg, coach da Legacy Leaders Institute.

    Svetikd/Getty Images

1. Transforme o objetivo em uma história ou metáfora

“Uma coisa é colocar uma meta no papel ou em uma planilha, outra é trazê-la à vida por meio do uso de narrativas e imagens. Se pudermos despertar nossos sentidos e adicionar alguma ressonância emocional em torno de um objetivo, seremos mais propensos a permanecer motivados por ele. Como um exemplo simples, sua meta pode ser enquadrada como uma escalada em uma montanha” – Glenn Taylor, coach e treinadora da Skybound.


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: