11 aplicativos para dar um gás na produtividade

masterzphotois/ Getty Images
masterzphotois/ Getty Images

Número de downloads de ferramentas de trabalho aumentou 90% apenas na primeira semana da pandemia

“Um dos maiores desafios dos profissionais é lidar com a organização e a gestão do tempo, e ambos estão relacionados à produtividade.” A frase é de Guilherme Dias, CMPO (chief marketing and product officer) e cofundador da Gupy!, empresa especializada em recrutamento e seleção. Almejada por muitos e conquistada apenas pelos mais focados, a palavra ganhou um novo significado com o advento do home office impulsionado pela pandemia de Covid-19. 

“Esse novo modelo de trabalho implica em uma nova maneira de produzir, com muito mais liberdade e autonomia. Isso acaba exigindo também novas soft skills, metodologias e técnicas que facilitem a rotina do profissional”, descreve Dias. 

LEIA MAIS: Ginástica cerebral: 10 aplicativos que prometem potencializar as atividades intelectuais

E é aí que a tecnologia entra em cena. Na primeira semana da crise sanitária, entre 14 e 21 de março do ano passado, o número de downloads de aplicativos de produtividade superaram a marca de 62 milhões no mundo, de acordo com a App Annie, plataforma de análise de dados. O aumento foi de 90% em relação à média do mesmo período em 2019. “Os aplicativos ganharam muito destaque durante esse período  porque todos os processos de comunicação interna das empresas tiveram que passar para o online. Além disso, os profissionais também tiveram que aprender a lidar com uma rotina mais improvisada, perto da família”, pontua o especialista. 

De agendas virtuais a plataformas de mensagens e troca de arquivos, a mediação virtual se tornou uma ferramenta valiosa de agilidade para a rotina das pessoas. “Quando não conseguimos nos organizar, a nossa mente acaba tendo muito mais dificuldade para focar no que precisamos fazer e a consequência disso é o baixo rendimento, o que nos leva a acumular tarefas para o dia seguinte. Tudo isso também acaba inibindo a criatividade e o pensamento focado em soluções. Todos estes problemas podem ser solucionados com a ajuda da tecnologia, desde que o profissional tenha disciplina e se comprometa a usá-la diariamente”, conclui Dias.

Veja, na galeria de fotos abaixo, alguns dos aplicativos que prometem incrementar a produtividade no trabalho:

  • 1. Pomodor

    Baseado no famoso método de gerenciamento de tempo pomodoro, o aplicativo funciona como uma espécie de cronômetro de tarefas. Assim, a ferramenta divide o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. As opções de pausa, entretanto, são personalizáveis de acordo com as preferências e a rotina de cada usuário. Por ser focada na vida profissional, a plataforma está disponível somente para web e em inglês. Todas as ferramentas são gratuitas.

    Divulgação
  • 2. MailDroid

    O MailDroid é um aplicativo voltado para quem usa o e-mail com frequência no trabalho e na vida pessoal. A ferramenta permite que o usuário gerencie várias contas de plataformas diferentes ao mesmo tempo, criando uma caixa de entrada única para todos os endereços. Também existem algumas opções personalizáveis, como agrupar as mensagens de um mesmo destinatário ou conta. O app está disponível apenas para Android e conta com um tradutor para o português.

    Divulgação
  • 3. Draft by Slite

    A proposta do Draft by Slite ilustra bem como pequenas modificações no funcionamento do computador ou notebook já surtem efeitos na rotina. Grátis e disponível apenas para web, a plataforma transforma a página de “nova guia” em um bloco de notas instantâneo. Ainda há a possibilidade de transferir informações diretamente do Trello e do Airtable, criando uma pequena agenda de compromissos.

    Divulgação
  • 4. Oh Bother

    Uma das situações que o home office trouxe à tona foi a interrupção da família, dos parceiros e dos colegas de quarto durante o trabalho. O Oh Bother veio para aliviar – de maneira discreta – esse tipo de conflito. Disponível apenas para iOS e em inglês, o aplicativo adverte todos os moradores da casa que o usuário não pode ser interrompido naquele momento, seja por uma reunião ou um imprevisto. É necessário que todos os membros da residência tenham o app no celular.

    Divulgação
  • 5. YAC

    Mensagens de voz podem tornar o dia a dia mais produtivo em função da economia de tempo e da clareza na comunicação. Nesse sentido, o YAC permite que colegas de trabalho troquem áudios pelo computador e celular. Diferente de outras ferramentas do tipo, entretanto, essa também permite adicionar um compartilhamento de tela para complementar o recado. O app está disponível gratuitamente em inglês para Android, Windows, iOS e Mac.

    Divulgação
  • 6. Dragon Dictation

    Também com uma proposta voltada para o áudio, o Dragon Dictation é um aplicativo de iOS capaz de transformar mensagens de voz em texto. A conversão acontece de forma instantânea, contando com uma grande variedade de idiomas, incluindo o português. A ferramenta é gratuita e funciona em iPhones, iPod e iPads.

    Divulgação
  • 7. Pushbullet

    Concentrar todas as ferramentas do celular, tablet e computador em um só dispositivo é o objetivo do Pushbullet. O aplicativo gratuito permite que o usuário troque links, arquivos e textos de todas as plataformas, criando um ambiente virtual único. Entre as possibilidades estão o envio de SMS pelo computador e a transferência de páginas da web para o smartphone. O app também conta com uma ferramenta de chat e está disponível em português para Android, iOS, Windows e Mac.

    Divulgação
  • 8. Reclaim.ai

    O Reclaim.ai é um assistente gratuito de agendamento para o Google Calendar. Nele, os usuários podem definir alguns hábitos diários, como horário de almoço e tarefas fixas. A partir do momento que convites e reuniões vão sendo adicionados ao dia, o app organiza os compromissos de maneira que não falte tempo na rotina. Está disponível para web em português.

    Divulgação
  • 9. VNC Viewer

    Esquecer de compartilhar uma planilha com o computador da empresa não é um problema para o VNC. O app foi pensado para regimes híbridos de trabalho, nos quais os profissionais precisam usar diferentes dispositivos durante a semana. Assim, a plataforma permite que os arquivos sejam acessados de qualquer lugar, transferindo o controle da máquina mesmo à distância. Disponível para Mac, Windows e Linux.

    Divulgação
  • 10. Calm office (myNoise)

    Gerenciar o ruído do ambiente para torná-lo mais barulhento é a estratégia do Calm Office para melhorar a rotina dos profissionais em home office. Segundo a empresa, algumas pessoas podem estranhar o silêncio da própria casa e sentir dificuldade em se concentrar. Para isso, a plataforma permite que os usuários controlem alguns sons típicos de um dia no escritório, incluindo barulho de teclados, impressoras, telefones e conversas. A ferramenta, disponível para web, Android e iOS, é uma extensão do MyNoise, que oferece também sons de relaxamento e meditação.

    Divulgação
  • 11. Pencil Planner

    O Pencil Planner propõe um equilíbrio entre os teclados da era digital e os papéis e canetas físicos. Isso porque, além de oferecer um serviço convencional de agenda e calendário, o app permite que o usuário faça anotações corriqueiras usando um Apple Pencil. Assim, reuniões e listas podem ser rabiscadas à vontade em todo o espaço da tela. Disponível gratuitamente apenas para iOS em iPads e iPhones.

    Divulgação

1. Pomodor

Baseado no famoso método de gerenciamento de tempo pomodoro, o aplicativo funciona como uma espécie de cronômetro de tarefas. Assim, a ferramenta divide o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. As opções de pausa, entretanto, são personalizáveis de acordo com as preferências e a rotina de cada usuário. Por ser focada na vida profissional, a plataforma está disponível somente para web e em inglês. Todas as ferramentas são gratuitas.


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).