No Ponto: Para que serve o &?

Marcus Tulius Tiro, a quem é atribuída a criação do sistema taquigráfico de sinais tironianos, teria criado o símbolo em questão, que se trata do “e comercial”.

Cíntia Chagas
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

Você já parou para pensar na origem e no significado do símbolo &?

Acessibilidade


Você já parou para pensar na origem e no significado do símbolo &? Alguma vez esse sinalzinho lhe causou estranhamento, leitor? Pois bem. Saiba, então, que o danado é mais antigo do que andar pra trás.

Marcus Tulius Tiro, a quem é atribuída a criação do sistema taquigráfico de sinais tironianos, teria criado o símbolo em questão, que se trata do “e comercial”. A invenção teria surgido para facilitar e agilizar a vida do próprio então escravo, cujas funções se baseavam em escrever cartas ditadas, transcrever discursos do Senado e decifrar os manuscritos de seu dono, Cícero, grande orador da Roma Antiga, o qual, mais tarde, libertou Tiro.

SAIBA MAIS: No ponto: ele está em Recife ou no Recife?

Informações históricas à parte, entenda, leitor, que o símbolo & (como o próprio nome diz, “e comercial”), apesar de ser sinônimo da conjunção aditiva “e”, carrega também o peso semântico de algo comercial (Moët & Chandon, Young & Rubicam, Barnes & Noble). Mas isso não significa que esse sinal não possa dar o ar da graça em nomes jurídicos (Rezende & Associados) ou literários (Marx & Engels). Aliás, até em nomes de duplas sertanejas ele tem sido visto (Bruno & Marrone).
E o Tiro, ingênuo, achou que agilizaria apenas o próprio trabalho… Mal sabia ele.

Até semana que vem, leitor.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

 

Compartilhe esta publicação: