CMO da Arquivei fez carreira diversificada até chegar ao marketing

C-Suite desta quinzena traz movimentações entre fintechs, recursos humanos, segurança digital e mais.

Martina Colafemina
Compartilhe esta publicação:
Divulgação
Divulgação

Vinicius Martins é o novo CMO (Chief Marketing Officer) da Arquivei

Acessibilidade


O C-Suite da primeira quinzena de março traz contratações e movimentações nas áreas de marketing, fintechs, empresas de recursos humanos e de segurança. Marco Dorna é o novo presidente da Tetra Pak, após 18 anos na companhia. Cristiano Lamberti é o novo diretor geral da Globant no Brasil. Já a Yahoo Brasil escolheu Alessandra Blanco como nova country manager.

A Arquivei, uma das maiores plataformas do Brasil em gestão de documentos fiscais, anunciou a contratação de Vinicius Martins como novo CMO. Ele é o entrevistado da quinzena no C-Suite.

Forbes: Você é formado em engenharia de produção e depois foi para o marketing. Por que decidiu fazer essa mudança?

Vinicius Martins: Sim. Iniciei minha carreira na área de desenvolvimento de produtos, mas depois fui para investimentos em novos negócios. Então, tem finanças no meio do caminho também. Eu cheguei a ser controller de uma incorporadora, cuidava de contratos e recebíveis. Mas sempte tive uma vontade de conhecer um pouco mais do marketing pelo dinamismo, então tive uma oportunidade no grupo que eu estava em que migrei há seis anos. Eu acho que a engenharia me ajuda a ter uma visão sistêmica e um pouco mais processual e as finanças me ajudam a entender que, no fim das contas. a gente precisa manter os critérios e a saúde financeira. O marketing normalmente é a área que tem os maiores investimentos dentro de uma empresa, mas eu sou muito pragmático, então estou sempre pensando no retorno. 

F: Nos seus 15 anos de experiência, que características acha que você desenvolveu que vão te ajudar agora nesse novo cargo?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

VM: Primeiro, minha capacidade de aprendizado: eu aprendo rápido e  fiz mudanças de carreira em áreas completamente diferentes. Em segundo lugar, a capacidade de adaptação. São coisas que permearam toda a minha carreira e todas as mudanças que eu tive e que me ajudaram. Uma terceira característica é o foco em fazer aquilo que realmente vai trazer resultados. Às vezes as pessoas se perdem em desenvolver várias metas ao mesmo tempo, ou colocam metas muito ousadas, mas não estão tão ligadas ao resultado.

F: E como você aplica essa ideia de manter o foco para melhores resultados na prática?

VM: No dia a dia, as pessoas tendem a fazer muitas coisas ao mesmo tempo e ficam cansadas. Ficam com aquela sensação de que trabalharam o dia inteiro, mas que não fizeram nada, então eu sempre tento trazer para o lado simples. Qual é o objetivo? Quais são os resultados que a gente tem? Quem entrega os resultados são as pessoas. Esse é o meu grande papel, pegar a estratégia e desenvolver a melhor estrutura possível para que as pessoas desempenhem bem suas tarefas.

F: Que características você mais valoriza na equipe?

VM:  Eu gosto muito de pessoas empáticas e que se põem no lugar do outro. Admiro também quem tem a capacidade de propor melhorias e evoluções constantemente. O profissional diferenciado é o profissional que, dada alguma situação, dado algum problema, ele propõe melhorias, faz a análise da situação. 

  • Divulgação

    Cibele Regis Vacchiano assume como CEO da XL Consultoria, empresa de treinamentos que une metodologia e tecnologia gamificada, presente em mais de 30 países através de escritórios próprios e parceiros, com clientes como Nestlé, Heineken e Rumo. Com mais de 25 anos de experiência em bens de cosumo e varejo, a executiva foi diretora comercial do Walmart e passou por empresas como Nívea, Rede de Farmácias Nissei e Nasca Cosméticos.

  • Divulgação

    A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, anuncia a contratação de Henrique Arantes para a unidade de negócios e governo. Com mais de 25 anos de experiência no mercado de tecnologia, o executivo, que conta com passagens por players como Huawei, Dell-EMC e Oracle, é graduado em Tecnologia em Processamento de Dados e especialização em Análise

  • Divulgação

    Rafaela Scrivano assume a diretoria jurídica da Verisure Brasil. Advogada, formada há mais de 10 anos, Scrivano trabalhou em renomados escritórios de advocacia e nas mais diversas áreas, o que lhe deu background para, em determinado período, poder assessorar juridicamente temas estratégicos em multinacionais e companhias de grande porte.

  • Frame Arte/Divulgação

    Alessandra Blanco torna-se country manager do Yahoo Brasil e, pela primeira vez na história, uma mulher exerce essa posição na América Latina. Em meio às mudanças locais e globais, a companhia, que conta com 900 milhões de consumidores em sua plataforma B2B e B2C, se transforma para continuar alcançando bons resultados.

  • Agência Ophelia/Divulgação

    Cristiano Lamberti é o novo diretor geral do Brasil na Globant, Cris Lamberti tem passagem em empresas como Oracle e SAP, onde foi vice-presidente de vendas e Levee, organização na qual foi vice-presidente

  • Divulgação

    A RD Station anunciou a promoção de Erika Tornice, que agora é vice-presidente de revenue. Na companhia desde 2018, Erika ocupava o cargo de diretora sênior de customer success

  • Divulgação

    A RD Station, empresa de desenvolvimento de softwares para médias e pequenas empresas, também anunciou como vice-presidente de operações Rodrigo Pinto. Ele está na companhia desde 2018 como diretor sênior de vendas.

  • Divulgação

    A fintech Rupee anunciou Felipe Sore como novo head de marketing. Antes da Rupee, Felipe passou pelas empresas Mountains Visual Studio, Projectfy e Growth Machine, sendo premiado duas vezes como revelação pela Hostos Community College.

  • Divulgação

    Marco Dorna assume a presidência da Tetra Pak no Brasil. O executivo, que acumula 18 anos na Tetra Pak, comandava a operação da companhia para América Central e Caribe

  • Divulgação

    A LG Lugar de gente, empresa especializada em soluções tecnológicas para RH, anunciou Antônio Ávila como novo diretor financeiro. Na companhia desde 2018, na posição de controller, Ávila participou de projetos importantes, como a abertura de capital

  • Divulgação

    Anadege Freitas é a nova diretora de conteúdo e parcerias da Twitch Brasil. Ela será responsável por liderar estratégias de criadores e projetos além de gerenciar e desenvolver parcerias de conteúdo, com foco na geração de novas fontes de renda.

Divulgação

Cibele Regis Vacchiano assume como CEO da XL Consultoria, empresa de treinamentos que une metodologia e tecnologia gamificada, presente em mais de 30 países através de escritórios próprios e parceiros, com clientes como Nestlé, Heineken e Rumo. Com mais de 25 anos de experiência em bens de cosumo e varejo, a executiva foi diretora comercial do Walmart e passou por empresas como Nívea, Rede de Farmácias Nissei e Nasca Cosméticos.

Compartilhe esta publicação: