Como conseguir um emprego antes de ser anunciado

Se você está frustrado por vasculhar os sites e nunca ter notícias dos recrutadores, considere usar aplicações especulativas ou networking

Andrew Fennell
Compartilhe esta publicação:

Imagem: Getty Images

Acessibilidade


As plataformas de empregos são ótimas porque ajudam você a descobrir as oportunidades mais recentes, configurar alertas de vaga e usar palavras-chave para pesquisar funções específicas. Mas o problema é que milhares de pessoas podem estar visualizando esses anúncios de emprego ao mesmo tempo que você, então a competição por essas funções se torna acirrada.

E mais da metade das vagas são preenchidas antes mesmo de chegar a um site de empregos. No entanto, existe uma solução. Se você está frustrado por vasculhar interminavelmente os sites e nunca ter notícias dos recrutadores, considere usar aplicações especulativas ou networking. Dessa forma, você pode vencer a concorrência. Essa estratégia pode ajudá-lo a conseguir o emprego dos seus sonhos antes mesmo de ele ser anunciado.

Crie uma lista de empregadores

Para aplicações especulativa, a primeira coisa que você precisa fazer é reunir uma lista de empregadores-alvo. Você já pode ter algumas empresas em mente para as quais gostaria de trabalhar, mas faça uma pesquisa detalhada para encontrar empregadores que empregam regularmente pessoas em sua linha de atuação.

Leia mais: Mudar muito de emprego não é o melhor caminho para o topo

Como você vai se candidatar especulativamente e não sabe se essas empresas estão procurando ativamente novos funcionários, é uma boa ideia criar uma lista bastante grande. Dessa forma, você aumenta suas chances de obter respostas.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Procure recrutadores e gerentes

Ao enviar e-mails para empresas sobre vagas em potencial, você quer ter certeza de que está chegando aos tomadores de decisão ou aos responsáveis ​​pelo recrutamento. Por esse motivo, é melhor evitar endereços de e-mail genéricos como “[email protected]” ou formulários de contato de sites.

Em vez disso, você precisa fazer sua pesquisa para ver se consegue encontrar detalhes de contato específicos para as pessoas certas. É melhor procurar recrutadores, departamentos de RH ou gerentes da equipe relevantes nas quais você deseja trabalhar. Mas como você descobre essas informações? Bem, existem várias maneiras de fazer isso.

Em primeiro lugar, você pode usar o site da empresa para ajudar. Veja as páginas ‘conheça a equipe’ ou ‘sobre nós’. Às vezes, eles contêm detalhes das pessoas relevantes, mas às vezes você pode precisar ir um pouco mais fundo. Você também pode usar o LinkedIn para pesquisar indivíduos ou empresas. Como alternativa, você pode fazer uma rápida pesquisa no Google usando palavras-chave como ‘nome da empresa’ + ‘recrutamento’ ou ‘gerente de departamento’. Isso pode ajudar a esclarecer para quem você precisa enviar um e-mail.

Tente reunir o máximo de informações possível para aumentar suas chances de chegar até as pessoas certas. É uma boa ideia fazer uma planilha.

Escreva uma mensagem poderosa

Como você está tentando alcançar pessoas que não estão esperando seu e-mail, sem nenhum conhecimento prévio sobre se elas estão contratando ou não, você precisa atingi-las com uma mensagem poderosa. Precisa ser amigável, profissional e, acima de tudo, persuasiva.

Leia mais: O trabalho, as férias e a vida: tudo junto e misturado

Para fazer isso, você precisa usar uma linha de assunto que chame a atenção e abordá-los pelo nome. O e-mail deve se concentrar no que você pode oferecer a eles. Mantenha a mensagem o mais curta e agradável possível. E, claro, não se esqueça de anexar seu CV para acompanhar sua mensagem.

Lembre-se: eles precisam de um motivo convincente para responder ao seu e-mail, quanto mais convidá-lo para uma entrevista. Portanto, cada palavra precisa ser cuidadosamente pensada. Seu CV e carta de apresentação precisam ser excelentes.

Acompanhe os que não responderam

É improvável que você tenha retorno de todos. Por isso, você precisa acompanhar todas as empresas das quais não recebeu uma resposta para aumentar a probabilidade de obter uma resposta.

A maneira mais simples de fazer o acompanhamento é encaminhar seu e-mail original novamente, com seu currículo anexado, e perguntar educadamente se eles receberam sua mensagem. Isso pode estimular a memória deles ou dar um empurrãozinho para que lhe respondam. No entanto, é uma boa ideia esperar pelo menos alguns dias, pois todos estão ocupados e pode ser que eles ainda não tenham tido a chance de responder.

É aqui que sua planilha entra novamente. Você precisa tomar nota da data em que enviou o primeiro e-mail e se eles responderam. Se não, anote a data em que você acompanhou. Apenas tome cuidado para não incomodar muito. Se você cobrou uma ou duas vezes e não obteve resposta, é melhor concentrar seus esforços em posições mais promissoras. Ao ser proativo e seguir essas quatro etapas, você pode efetivamente contornar os quadros de empregos e aumentar suas chances de conseguir o cargo dos seus sonhos antes de qualquer outra pessoa.

Inscreva-se na seleção para a lista Under 30 2022

Compartilhe esta publicação: