CEO da Volkswagen Financial Services mostra a importância do novo CFO

Novo líder do braço financeiro da companhia, Rodrigo Capuruço passou pela matriz, na Alemanha, e mostra como é o profissional de finanças de hoje

Fernanda de Almeida
Compartilhe esta publicação:

Rodrigo Capuruço, novo CEO da Volkswagen Financial Services, busca equipe diversa: “É o que traz resultado”

Acessibilidade


Rodrigo Capuruço acaba de assumir o posto de CEO da Volkswagen Financial Services na América do Sul, braço financeiro da fabricante de automóveis. Aos 44 anos, é o primeiro brasileiro e o mais jovem executivo a assumir esse cargo. Capuruço, antes CFO da companhia, vê esse movimento como cada vez mais comum no mercado. “O cargo de CFO, que antes era muito técnico, agora é também de um consultor, uma pessoa com perfil de gestão.”

O executivo atuou por quase 10 anos na consultoria PwC. Na Volkswagen Financial Services, foi head de finanças e administração, além de CFO e, na unidade da empresa na Alemanha, foi head de controlling internacional para a Europa, onde teve a oportunidade de trabalhar com equipes diversas em cerca de 50 países.

Nesta semana, o C-Suite também traz movimentações nos setores de tecnologia, moda e automotivo. Mauricio Ferreira, CMO da Microsoft, é o novo diretor geral da área de aplicações de negócio para a América Latina. A Dafiti anunciou quatro novos líderes da área comercial, de tecnologia, produto e recursos humanos. José Ricardo Gomes, gerente comercial da Toyota, assume agora o cargo de diretor comercial da empresa.

Veja também: C-Suite: para líder de inovação da BRF, sucesso tem a ver com engajamento

Forbes: Em termos de formação, o que você recomenda para um profissional de finanças?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Rodrigo Capuruço: Hoje a gente não descarta um profissional por conta da faculdade. Certamente estar em uma escola com nome, com um bom corpo docente e discente te ajuda, mas hoje em dia é muito mais que isso. Existem muitas escolas com modelos diferentes e, muitas vezes, a ideia é trazer pessoas diversas com backgrounds distintos. O mais importante é não deixar de aprender e de buscar conhecimento, porque quando isso acaba, a carreira acaba também.

F: O que as experiências internacionais e em consultoria trouxeram para a sua carreira?

RC: Trabalhei com 50 países, visitei e morei em pelo menos 12 deles e isso me trouxe muita bagagem de liderança. A forma de liderar um alemão é muito diferente da forma de liderar um americano ou um brasileiro, assim como a forma de ser liderado por um alemão também é muito diferente das outras. Em quase 10 anos de consultoria, trabalhei com muitos projetos de diferentes empresas e pude conhecer processos e formas diferentes de trabalhar que levo hoje comigo.

F: Quais qualidades você busca em um profissional da sua área hoje? 

RC: Procuro uma equipe diversa porque entendo que diversidade é resultado, é o principal ponto hoje. Na consultoria, trabalhei com equipes muito homogêneas e depois percebi a diferença de trabalhar com times com qualidades complementares. Hoje, eu olho para o lado e vejo pessoas que fazem certas coisas melhor do que eu, então talvez a minha qualidade seja esta: trazer, engajar e liderar essas pessoas para elas performem bem.

Por quais empresas já passou

PwC, Pátria Investimentos, Volkswagen Brasil, como diretor de contabilidade, impostos e tesouraria para a América do Sul e Volkswagen Financial Services Brasil, como head de finanças e administração e CFO e, na Alemanha, como head de controlling internacional para a Europa.

Formação

Contabilidade e finanças pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), com especializações em negócios pela Kellogg School of Management e formação pelo programa de gestão da Fundação Dom Cabral.

Primeiro emprego

Estagiário na consultoria PwC

Primeiro cargo de liderança

Na mesma consultoria foi líder de equipe e depois como executivo (supervisor/gerente)

Tempo de carreira

25 anos

  • O executivo Mauricio Ferreira, CMO da Microsoft, assume agora a posição de diretor geral da área de aplicações de negócio para a região da América Latina. Ele ficará responsável pelas áreas de marketing, vendas e canal para as soluções de negócios para empresas.

  • A Dafiti anunciou quatro novos executivos para posições de liderança: Fabio Fadel (foto), da área comercial, com 15 anos de experiência na Pernambucanas; Claudio Devecchi, que já fazia parte do time de gerentes da companhia e foi promovido a CTO; Diego Melo, com mais de dez anos à frente de equipes de tecnologia e produtos em multinacionais e startups brasileiras e Carolina Borghesi, com mais de 25 anos na liderança de times de RH em empresas de varejo.

  • José Ricardo Gomes, gerente comercial da Toyota, assume agora o cargo de diretor comercial da empresa. Ele entrou na Toyota em 2003 como analista de marketing e planejamento de vendas e já tem 15 anos de experiência na companhia, liderando até mesmo as operações de marketing no Peru.

  • Patricia Prates é a nova diretora de marketing da Rappi no Brasil. A executiva tem 15 anos de experiência e passagens por empresas como Hoteis.com e Unilever e pelo Banco Pan.

  • Gustavo Sulzer é promovido a diretor de vendas e desenvolvimento de produtos e consórcio da Chevrolet Serviços Financeiros. O executivo tem 25 anos de empresa e ocupava o cargo de diretor nacional de vendas na Argentina.

  • Fernanda Coutinho é a nova head de pessoas do grupo Fleetcor, de meios de pagamentos, e dono do Sem Parar. A executiva tem mais de 20 anos de experiência na área e ocupou posições de liderança em empresas de diferentes segmentos, como Beneficência Portuguesa, Serasa Experian, Boehringer Ingelheim e Kimberly-Clark.

  • A KPMG anunciou a contratação de Luiz Rodrigo Barros e Silva como sócio de Consultoria de Estratégia. O executivo tem mais de 30 anos de experiência em diversas empresas nacionais e multinacionais e, em consultoria, atua há mais de 22 anos.

  • A executiva Thaís Schmelzer é a nova gerente do Consórcio Volvo no Brasil. Thaís tem experiência internacional, nos Estados Unidos, China e França, pela Volvo Financial Services. No Brasil, atuou nas áreas de desenvolvimento de novos negócios e produtos, risco, operações, financiamento de peças e serviços

  • A Lenovo anunciou João Bortone como seu novo general manager e presidente para a América Latina. O executivo tem experiência em tecnologia em empresas como Google, Intel e Microsoft e chega à empresa após dez anos na Dell, como gerente geral de vendas de soluções de infraestrutura no Brasil.

  • Carla Pistori é a nova diretora de assuntos corporativos da Royal Canin Brasil. A executiva tem 17 anos de experiência na companhia e já passou por diversas áreas na empresa, como vendas, marketing e assuntos corporativos e até mesmo pela divisão de pet nutrition, onde liderou a agenda de reputação corporativa para a Mars Brasil.

  • A marca de itens de rejuvenescimento Jeunesse anunciou a chegada de Marcos de Marchi como diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento no Brasil e Argentina. O executivo tem mais de 20 anos de experiência na área e passagens por empresas como Stiefel-GSK, Nycomed, Roche, Natura, P&G e K-Clark.

  • Fernando Schneider é o novo diretor de produtos digitais da RaiaDrogasil e Adriana Mello (foto) é a diretora do marketplace da empresa. Schneider tem 15 anos de experiência em empresas como Microsoft, UOL, Google, Dell e foi CIO (chief information officer) do Burger King. Mello tem mais de 20 anos de trajetória em companhias como Loggi, Magazine Luiza, Dafiti e B2W Digital.

  • Ex-iFood, Victor Auad é o novo líder de marketing da logtech de transporte de cargas fechadas Tmov. Auad foi líder de crescimento do iFood no México e na Colômbia e também passou pela Meta, pela consultoria.Gauge-Stefanini e pela agência Fbiz.

O executivo Mauricio Ferreira, CMO da Microsoft, assume agora a posição de diretor geral da área de aplicações de negócio para a região da América Latina. Ele ficará responsável pelas áreas de marketing, vendas e canal para as soluções de negócios para empresas.

Compartilhe esta publicação: