Conhecer suas fraquezas é um passo para o sucesso

Se você negligenciar suas fraquezas, elas acabarão ofuscando seus pontos fortes. Saiba como transformá-las em forças

Nicole Lipkin
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

É preciso trabalhar seus pontos fracos para chegar ao sucesso

Acessibilidade


“Foque em seus pontos fortes” tem sido o mantra da última década quando se trata de subir na carreira. Embora esse seja um bom conselho, focar apenas nos seus pontos fortes pode criar um desequilíbrio no seu desempenho no trabalho.

Digamos que sua força seja a colaboração, mas sua fraqueza é a autopromoção. Enquanto você se concentra em ser um bom membro na equipe, você pode não conseguir a promoção que queria porque não melhorou essa outra habilidade. 

Se você tem um braço direito forte e um braço esquerdo muito fraco, você sempre usará seu braço forte para carregar algo pesado. Com o tempo, você corre o risco de machucar as costas porque está colocando muito peso em um lado do corpo.

A mesma lógica se aplica às nossas personalidades quando se trata de pontos fortes e fracos. Se você negligenciar suas fraquezas, elas acabarão ofuscando seus pontos fortes. Sua fraqueza pode se tornar seu calcanhar de Aquiles.

Focar na fraqueza para buscar o sucesso

A disposição de aceitar suas fraquezas no interesse do auto-aperfeiçoamento é, na verdade, uma força que pode desempenhar um papel central no seu sucesso pessoal e profissional.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Busque e receba feedback sobre as áreas que podem precisar de melhorias. Mesmo que você não concorde com o feedback que recebe, a capacidade de simplesmente considerá-los, de receber abertamente esse feedback, de ponderar em sua cabeça como uma possibilidade, mostra uma grande força e humildade.

Quando alguém não tolera uma crítica ou aceita que pode ser fraco em alguma área, isso cria um obstáculo para si e para aqueles com quem interage, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Mantenha a mente aberta e faça o papel de observador curioso enquanto aprende sobre si mesmo.

Pode ser embaraçoso admitir que você falha em alguma área. Emoções negativas podem surgir. Permita isso e não se apegue a elas.

As emoções negativas vêm e vão, mas permanecem quando recebem atenção. Se você ouvir algo de que não gosta, apenas ouça e pondere se não concordar totalmente no início.

Leia também: 5 passos para ter mais sucesso na carreira

Como transformar sua fraqueza em força

A boa notícia é que a ciência nos ensinou que estamos constantemente construindo conexões neurais. Temos a capacidade de crescer, evoluir e desenvolver nossas fraquezas.

Primeiro, no entanto, você precisa saber quais são elas. O melhor recurso para descobrir onde você precisa melhorar são as pessoas que te conhecem bem.

  1. Faça um 360. Pergunte às pessoas que te conhecem, pessoal e profissionalmente: Quais são as três coisas que você vê como meus pontos fortes e como meus pontos fracos? Saber como você é para os outros pode chocar (ou não), mas você quer ter esse conhecimento em seu currículo. Você pode pensar que é o melhor comunicador do mundo, mas se todos ao seu redor o veem como um comunicador ruim, você é um comunicador ruim e precisa trabalhar nisso. Esteja aberto ao fato de que você não é perfeito.
  2. Pratique as habilidades. Assim como você pratica involuntariamente seus pontos fortes (por exemplo, favorecendo seu braço forte), você precisa começar a fortalecer seus músculos mais fracos. Essa prática anda de mãos dadas com o feedback em tempo real, portanto, seja honesto com as pessoas ao seu redor (profissional e pessoalmente) sobre o que você está trabalhando e peça esse feedback.
  3. Contrate um profissional. Se sua empresa estiver disposta, talvez eles paguem por isso. Se não, invista em você. Um bom coach irá mantê-lo no caminho certo, fornecer feedback e objetividade em relação ao seu progresso. É ótimo ter alguém ao seu lado para te apoiar.
  4. Mire em alguém cuja força é sua fraqueza. Reproduza seu comportamento. Peça conselhos e treinamento. Talvez isso tenha sido uma fraqueza para eles e eles encontraram uma forma de transformar em uma força. Talvez um de seus pontos fortes seja a fraqueza deles e vocês possam se beneficiar mutuamente.
  5. Vá a um workshop de treinamento específico para a fraqueza em que deseja trabalhar. Você pode sair com ferramentas e novos parceiros. Além disso, pode te tranquilizar conhecer outras pessoas que estão no mesmo barco que você.
  6. Seja franco com as pessoas sobre o que você está tentando melhorar. Uma das melhores coisas que você pode fazer é ser aberto e honesto sobre o que você está trabalhando (se você tiver um ambiente de trabalho psicologicamente seguro) para que as pessoas próximas possam fornecer feedback em relação a essa habilidade.

Comprometa-se consigo mesmo

Comprometa-se consigo mesmo: você não apenas continuará a desenvolver seus pontos fortes, mas também adotará uma mentalidade de crescimento para trabalhar suas fraquezas.

Não estou sugerindo ignorar seus pontos fortes. É importante saber quais são eles para que você possa se destacar na vida e ter sucesso. Seus pontos fortes provavelmente farão com que você seja contratado e promovido; se você é um empreendedor, eles serão as habilidades fundamentais para construir seu negócio.

Mas também é crucial saber quais são suas fraquezas. Se você se concentrar apenas em seus pontos fortes, apenas eles vão melhorar, enquanto os pontos fracos vão atrofiar.

Não se trata de bater em si mesmo ou se sentir inferior. Trata-se de aceitação. Trata-se de cumprir seu potencial criativo e humano.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: