5 passos para ter mais sucesso na carreira

O sucesso depende de tomar iniciativa, demonstrar habilidades de liderança e entender que os grandes objetivos vêm a longo prazo.

Yola Robert
Compartilhe esta publicação:
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Sunaina Sinha Haldea, diretora global da consultoria de capital privado Raymond James, ensina mulheres a ter sucesso na carreira

Acessibilidade


As mulheres ganham, em média, 84% do salário dos homens, e apenas 8% dos CEOs da Fortune 500, lista com as 500 maiores corporações dos Estados Unidos, são mulheres. Não é apenas a liderança de grandes empresas que é dominada por homens. No mundo das startups, apenas 2% do capital de risco vai para empresas com líderes mulheres. Então, como elas podem alcançar altas posições ou conseguir uma promoção? Sunaina Sinha Haldea, diretora global da consultoria de capital privado Raymond James, compartilha cinco maneiras simples com as quais as mulheres podem pavimentar seu caminho para o sucesso.

1. Sempre tome iniciativa

“Muitas mulheres que conheço hesitam em pedir coisas para si mesmas”, diz a diretora. “De alguma forma, elas são treinadas para acreditar que, se pedirem algo, serão percebidas como carentes ou exigentes. Isso não é verdade. Sempre faça o pedido – seja para um empregador, um parceiro de negócios ou um amigo. A pior resposta que você pode receber é ‘não’”. E ela acrescenta que até mesmo receber um “não” pode ter seus benefícios. “Se você descobrir por que a resposta foi um não, você pode começar a trabalhar para transformá-la em um ‘sim’.”

2. Demonstre habilidades de liderança

Haldea já viu muitas mulheres esperarem uma promoção para demonstrar capacidades de liderança, sem perceberem que o caminho para o sucesso envolve expor essas habilidades em todos os pontos da carreira. “Sempre há oportunidades para demonstrar liderança. Se você é uma analista recém-formada, junte-se a um comitê ou inicie uma iniciativa corporativa. Se você é uma funcionária de nível médio, seja voluntária para funções de gerenciamento ou para liderança em projetos. Se você estiver em uma posição sênior, aproveite todas as oportunidades de liderança. Se forem poucas, crie outras.” Muitas pessoas acreditam erroneamente que a liderança deve ser demonstrada quando você chega ao topo, mas as líderes de sucesso sabem que a liderança também deve ser praticada para chegar ao topo.

VEJA TAMBÉM: Executivas dão dicas de carreira para as mulheres em 2022

3. Domine sua linguagem corporal

Apenas 7% de todas a nossa comunicação é verbal. A comunicação não-verbal raramente é treinada, mas é fundamental e pode ter um enorme impacto no sucesso profissional. Os sinais sutis que nossa postura, contato visual e linguagem corporal enviam para outra pessoa podem fazer a diferença não apenas entre um “sim” ou um “não”, mas também entre a disposição de uma pessoa em aprender mais ou querer passar mais tempo com você. Existem muitas maneiras de aprender a dominar sua linguagem corporal, desde vídeos no YouTube até treinadores pessoais.. “Venha para a mesa exibindo todo o seu poder e esplendor”, diz Haldea. “Não se acovarde. Você ficará surpresa ao observar a sutil mudança de respeito em relação a você.”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

4. Ofereça mentoria

Haldea aconselha as mulheres a encontrar maneiras de retribuir ao mundo e às pessoas ao nosso redor sempre que possível. “Encontre um funcionário junior ou um colega em seu negócio para dar mentoria. Faça algo gentil de maneiras grandes ou pequenas, mas não divulgue isso nem peça alguma coisa em troca. Faça porque é a coisa certa a fazer e uma boa maneira de viver.” As pessoas sempre se lembram dos colegas e mentores que as ajudaram ao longo de suas carreiras e, segundo a diretora, as boas ações acabam sendo recompensadas.

5. Pense a longo prazo

“Muitos jovens profissionais vêm até mim com pressa para chegar a algum lugar”, diz a Haldea. “Eles acham que precisam se beneficiar diretamente dos relacionamentos, observar resultados de cada evento de networking em que vão e ver suas carreiras progredindo constantemente. Mas carreiras reais raramente são lineares, e a mesma coisa serve para o sucesso.” Haldea aconselha a ficar de olho no seu grande objetivo, que vem a longo prazo. “Não ponha foco apenas nos negócios ao se relacionar com as pessoas. Em vez disso, construa relacionamentos autênticos e de longo prazo. Isso será positivo tanto para o seu negócio quanto para a sua vida pessoal”. 

Compartilhe esta publicação: